Destaque
A prova aconteceu no último domingo, no centro de Campinas, e reuniu mais de 3 mil atletas
Por: Ana Beatriz Morales e Júlia Sabatin
No último domingo, 9, aconteceu a 12ª Meia Maratona de Campinas. A prova, disputada em 10 km e 21 km, recebeu atletas de todas as idades de toda a região metropolitana. A largada foi dada às 7 horas da manhã no Largo do Rosário e a chegada se encerrou às 10 horas no mesmo lugar. O trajeto passou por pontos turísticos da cidade, como o estádio Brinco de Ouro da Princesa e o Parque Taquaral.
O jovem Victor Della Noce, de 18 anos, completou os 21 km pela primeira vez na vida. “Correr os 21 km me proporcionou muita adrenalina, alegria e tudo o que pode te animar em um domingo de manhã”, afirmou o universitário.
A seguir, ouça as dicas dos corredores para encarar uma jornada desta natureza:
No final da prova, os atletas receberam medalhas para marcar sua participação no dia. O professor José Carlos, 71 anos, levou mais 10 alunos a essa conquista final. “A união de todos os atletas me emociona. Ver alguns alunos estreando a quilometragem nessa prova e a concluindo me deixa orgulhoso”.
José dá aulas voluntárias em uma associação de corredores sem fins lucrativos, em Campinas. Antes de ser professor, ele integrou o elenco da Seleção Brasileira de Maratonas.
“Logo que saí da escola militar eu já estava engajado na seleção. Eu era convocado sempre que tinha alguma prova, tanto dentro, quanto fora do país. Com a seleção conheci muitos lugares que nem imaginava conhecer, como Portugal, Argélia, Tunísia, Marrocos e Egito”, relembra.
A Associação de Corredores Unidos de Campinas, CUCA, é o lugar onde o professor trabalha há mais de 40 anos. José, hoje, foca em manter a qualidade de vida, e aplicar seus conhecimentos de graduação, pós e mestrado para os corredores que o procuram.
Entre os mais de 10 alunos que correram na prova, Andressa Damasceno, 34, concluiu os 10vkm pela primeira. “Essa foi a primeira corrida nessa quilometragem que eu consegui completar. Ter os treinos personalizados me ajuda muito e, hoje, eu consegui bater um recorde que sempre quis”, conta Damasceno.
O atual presidente do CUCA, Virginio Gomes, 54 anos, conhece o professor e os seus projetos dentro da organização. Para ele, a dedicação do ex-atleta é fundamental para que novos corredores consigam atingir suas metas.
Abaixo, veja o vídeo em que o professor José Carlos relata um momento que marcou sua trajetória como professor:
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Isabela Meletti
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna