Digitais Recomenda

Antiga oficina de locomotivas se transforma em local para eventos em Campinas

O Prédio do Relógio foi utilizado para dois grandes encontros, o Campinas Innovation Week e o Campinas Decor

Por Henrick Borba

Prédio do Relógio, já revitalizado, no evento Campinas Innovation Week (Créditos: Prefeitura Municipal de Campinas)

O Prédio do Relógio, localizado no centro de Campinas, foi inaugurado em 1903, com o objetivo de abrigar, reparar e conservar as oficinas ferroviárias da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e Navegação. A cidade ganhou este prédio por ser uma das rotas que mais produziam café no Estado de São Paulo.

A Mogiana tinha o interesse de se interiorizar, com o intuito de escoar o produto agrícola mais rápido do que os tradicionais sistemas de “burros e jegues”. Por isso, a Companhia dá início à implantação de um projeto das oficinas novas, que contava com um edifício da grande ferrovia como uma indústria de transformação, que se tornou a Oficina de Locomotivas da Companhia Mogiana.

O prédio abrigava as oficinais de montagem, ajustagem, oficinas mecânicas, caldeiraria e ferraria, além das oficinais acessórias, como a serralharia, ferramentaria, substituição de aros, e depósito de sobressalentes. O prédio foi desenvolvido para tornar o expediente de trabalho dos funcionários o mais salubre possível, devido ao trabalho pesado que era realizado no local.

Um exemplo desse desenvolvimento são os panos laterais de vidro e no lanternim em todo o centro do edifício, o que mostra e garante uma boa iluminação e ventilação para a época. A fachada do local foi realizada com uma ornamentação dos tijolos e um relógio no frontão, mostrando o poder exibido e a excelência.

O Prédio do Relógio fez parte de um projeto de recuperação nos últimos anos, devido um protocolo da Prefeitura de Campinas e dos organizadores do Campinas Decor, a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo de interior paulista. O local foi sede do evento no final de março deste ano.

Antes da revitalização para o Campinas Decor, este era o estado do Prédio do Relógio (Créditos: Campinas Decor)

Foi realizado um investimento de, aproximadamente, R$ 8 milhões na recuperação do edifício, incluindo os pisos e revestimentos de toda a estrutura, conserto dos telhados, porta, janelas e a modernização das redes hidráulicas e elétricas do local.

O Prédio do Relógio está localizado no Pátio Ferroviário, na rua Dr. Sales de Oliveira, no bairro Vila Industrial, em Campinas, em uma área de mais de 7,5 mil metros quadrados. O local também foi palco do Campinas Innovation Week, realizado em junho, um evento de inovação e empreendedorismo na área da tecnologia.

Orientação: Prof. Artur Araújo

Edição: Mariana Neves


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Travessa São Vicente de Paulo: O Beco do Inferno


O local que é um marco na cultura da cidade de Campinas, mantém a sua essência nos dias atuais


Parque Lago da Fé é opção para lazer e atividades em Hortolândia


O local, que antes era apenas uma área de mata, agora é a maior área de lazer da cidade


Batalha do Cálice é o Rap nas ruas de Campinas


A maior batalha de rima do interior de São Paulo se tornou classificatória para o Duelo Nacional


‘Japan House’ é o pedaço do Japão em São Paulo


Local idealizado pelo governo japonês se tornou ponto turístico da avenida Paulista


Conheça o museu em homenagem a Carlos Gomes


Entidade particular cuida de espaço de exposição de objetos ligados ao famoso compositor de Campinas


Bosque do Saber proporciona refúgio educativo na natureza 


Espaço localizado em Indaiatuba conecta estudantes e comunidade com educação ambiental⠀⠀⠀⠀⠀⠀



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.