Digitais Recomenda

Antiga oficina de locomotivas se transforma em local para eventos em Campinas

O Prédio do Relógio foi utilizado para dois grandes encontros, o Campinas Innovation Week e o Campinas Decor

Por Henrick Borba

Prédio do Relógio, já revitalizado, no evento Campinas Innovation Week (Créditos: Prefeitura Municipal de Campinas)

O Prédio do Relógio, localizado no centro de Campinas, foi inaugurado em 1903, com o objetivo de abrigar, reparar e conservar as oficinas ferroviárias da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro e Navegação. A cidade ganhou este prédio por ser uma das rotas que mais produziam café no Estado de São Paulo.

A Mogiana tinha o interesse de se interiorizar, com o intuito de escoar o produto agrícola mais rápido do que os tradicionais sistemas de “burros e jegues”. Por isso, a Companhia dá início à implantação de um projeto das oficinas novas, que contava com um edifício da grande ferrovia como uma indústria de transformação, que se tornou a Oficina de Locomotivas da Companhia Mogiana.

O prédio abrigava as oficinais de montagem, ajustagem, oficinas mecânicas, caldeiraria e ferraria, além das oficinais acessórias, como a serralharia, ferramentaria, substituição de aros, e depósito de sobressalentes. O prédio foi desenvolvido para tornar o expediente de trabalho dos funcionários o mais salubre possível, devido ao trabalho pesado que era realizado no local.

Um exemplo desse desenvolvimento são os panos laterais de vidro e no lanternim em todo o centro do edifício, o que mostra e garante uma boa iluminação e ventilação para a época. A fachada do local foi realizada com uma ornamentação dos tijolos e um relógio no frontão, mostrando o poder exibido e a excelência.

O Prédio do Relógio fez parte de um projeto de recuperação nos últimos anos, devido um protocolo da Prefeitura de Campinas e dos organizadores do Campinas Decor, a maior mostra de arquitetura, decoração e paisagismo de interior paulista. O local foi sede do evento no final de março deste ano.

Antes da revitalização para o Campinas Decor, este era o estado do Prédio do Relógio (Créditos: Campinas Decor)

Foi realizado um investimento de, aproximadamente, R$ 8 milhões na recuperação do edifício, incluindo os pisos e revestimentos de toda a estrutura, conserto dos telhados, porta, janelas e a modernização das redes hidráulicas e elétricas do local.

O Prédio do Relógio está localizado no Pátio Ferroviário, na rua Dr. Sales de Oliveira, no bairro Vila Industrial, em Campinas, em uma área de mais de 7,5 mil metros quadrados. O local também foi palco do Campinas Innovation Week, realizado em junho, um evento de inovação e empreendedorismo na área da tecnologia.

Orientação: Prof. Artur Araújo

Edição: Mariana Neves


Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Nesse bar quem manda é o seu animal de estimação


‘Bar do Cachorro’, fica no Jardim Aurélia e chama atenção pela fachada, que traz o desenho da mascote Buba como logomarca.


Catedral Metropolitana: Matriz do catolicismo Campineiro


Paróquia Nossa Senhora da Conceição é a organização religiosa mais antiga da cidade  Por Helena


Campinas tem um restaurante com ares praianos


Com decoração temática e cardápio com frutos do mar, o Pé na Praia reproduz um ambiente litorâneo.


MACC é espaço vivo da arte contemporânea em Campinas


Museu valoriza a produção artística e amplia o acesso à cultura > Por Maria Fernanda


ABC são os doces mais procurados na cidade de Tatuí


Pingo Doce oferece doces sem corantes e conservantes, e se tornou verdadeiro patrimônio dos tatuianos.


Sebo das Andorinhas está no centro e está on line


O Sebo das Andorinhas, localizado no centro de Campinas, é referência quando se trata de sebos tradicionais na cidade.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.