Destaque
Campanha ocorreu nesta quarta-feira, 29, no Ginásio do Guarani e contou com políticos como o ex-presidente Jair Bolsonaro, o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito de Campinas, Dário Saadi
Por Gabriela Lamas
A campanha de doações para o Rio Grande do Sul, realizada pelo governo do Estado de São Paulo nesta quarta-feira, 29, no Ginásio de Esportes do Guarani Futebol Clube, arrecadou quinze carretas para as cidades afetadas pelas enchentes. A iniciativa trouxe lideranças políticas como o ex-presidente Jair Bolsonaro, o Governador Tarcísio de Freitas, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, além de deputados, prefeitos e vereadores de cidades da região.
As doações foram feitas pessoalmente e pelo sistema de drive thru. O ginásio com capacidade de 3.600 pessoas, estava cheio de cidadãos que tiraram um tempo para fazer a doação, como o Claudio Badan Soares, médico e morador de Campinas que após um procedimento cirúrgico aproveitou para fazer sua contribuição. “Tô me sentindo muito bem em fazer isso, eu acho que todo mundo deveria fazer”, afirmou.
A aposentada Maria Tereza Bristot, moradora da região do Taquaral, conta que é do Sul e perdeu dois familiares durante a enchente em Canoas. Além disso, tem feito doações ao longo dos últimos dias. “Perdi minha prima lá em Canoas, o corpo dela foi resgatado junto com o do marido há três dias, não fiz a doação só aqui como durante toda a semana tenho feito doação”, disse Maria.
Flávia Morandi, publicitária, estava ajudando voluntariamente com as arrecadações e distribuições nas carretas. “É uma honra, uma satisfação a gente estar nessa corrente do bem para fazer o Brasil melhor, para dar alimento para as pessoas que estão necessitadas agora”, disse Flávia.
A divulgação da presença das lideranças políticas foi feita pelo clube no dia 22 de maio. No dia seguinte, foi divulgada uma nota oficial negando o posicionamento partidário, e que o clube atendeu a solicitação do Governo Estadual para a realização da campanha de arrecadação. “Esta causa está acima de todo e qualquer interesse político partidário, devendo ser encampada por todos nós, brasileiros, que temos a obrigação de auxiliar nossos irmãos necessitados”, disse a nota.
A direção do clube afirmou que está à disposição das autoridades federais, estaduais e municipais para qualquer evento que possa ajudar o Rio Grande do Sul. “Todo e qualquer pedido neste sentido será acolhido, independente da coloração política de seus organizadores”, conclui a nota.
O trânsito foi bloqueado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas, nos cruzamentos da avenida Guarani, nas ruas Durval Cardoso, Manoel Barradas, Dom José de Paulo da Câmara e na rua Moacir Chagas. Ainda houve dois pré-bloqueios nas ruas Manoel Barradas e Durval Cardoso com a rua Alcides de Godoy. A Guarda Municipal e a Polícia Militar prestaram apoio na segurança.
Paulo Mansur, deputado estadual pelo PL e o um dos articuladores do evento, contou que recebeu a missão do ex-presidente Jair Bolsonaro e, desde então, foi em busca de parceiros. “O Bolsonaro tem os seus representantes, têm os deputados estaduais que ele confia mais, e eu tenho uma relação com ele muito próxima, então ele me ligou e falou ‘Paulo você pode organizar Campinas pra mim?’ E aí começou toda uma logística”, disse o deputado.
“Depois que consegui o ginásio do Guarani, comecei a correr atrás de outras coisas, como o gradil, que veio de um empresário. Liguei pro Dário Saadi, prefeito da cidade, para ele ajudar com a Emdec e com a Guarda Municipal, só para a segurança das pessoas. A gente fica preocupado, porque é muita gente. Consegui também uma pessoa que emprestou o som, empresários que doaram para levar de carreta para o Rio Grande do Sul”, disse Mansur sobre a ação solidária.
O ex-presidente, no dia 21 de maio, divulgou pelas redes sociais que faria arrecadações para o Rio Grande do Sul em cidades do interior. Esta semana, ele passou por Ribeirão Preto, Rio Claro e, hoje, em Campinas. Ainda deve seguir para Jundiaí nesta quinta, 30, São Bernardo, 31, e, para encerrar, em Guarulhos, no sábado.
Um pouco antes da chegada do governador e prefeito, uma equipe de reportagem da EPTV, emissora filiada à Rede Globo, foi hostilizada pelos apoiadores do ex-presidente Bolsonaro, que estavam dentro do ginásio na arquibancada, aguardando para tirar fotos. A equipe precisou se retirar do local.
O Governador Tarcísio chegou acompanhado do Prefeito Dário Saadi no Ginásio do Guarani. Ambos vieram da Estação Cultura, onde anunciaram um contrato de concessão do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará Campinas à capital, e o lançamento do programa SP nos Trilhos, que reúne projetos estaduais de transporte de passageiros e cargas por ferrovias.
O Prefeito Dário Saadi tem feito várias ações com a Prefeitura para ajudar o estado do Rio Grande do Sul, como o mutirão dia D, quando foi arrecadado mais de 64 toneladas de itens. A Defesa Civil de Campinas estão no Sul com drones para ajudar na identificação e no dimensionamento do desastre. “Todas as ações são importantes: as ações que as igrejas estão fazendo, as ações das prefeituras, as ações estimuladas pela imprensa, essa ação do ex-presidente Bolsonaro também vai nesse mesmo caminho”, disse o prefeito sobre os campineiros se mobilizando.
Protestos
Durante o evento, algumas pessoas se reuniram nas proximidades do estádio para protestar contra o ex-presidente, o governador Tarcísio de Freitas, o prefeito Dário Saadi, assim como a diretoria do Guarani. Vários panfletos também foram jogados no chão da bilheteria, com escritos como “Guarani não é palanque”, “Fora Genocida”, “Fora Dário” e “Fora Tarcísio”.
Orientação: Prof. Arthur Araújo
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino