Cultura & Espetáculos
O curso sanou as dificuldades encontradas pelos idosos na hora de tirar fotos e gravar vídeos
Por: Théo Miranda, João Victor Amorim, Enzo Cerezuella e Kauan Panontin
Os alunos do curso de jornalismo da PUC-Campinas realizaram uma oficina audiovisual para os idosos que frequentam o projeto Vitalità. A iniciativa ocorreu na sexta-feira (17) e teve como objetivo aproximar as pessoas da terceira idade das tecnologias modernas, especialmente no uso dos celulares para fotografia e vídeos.
O Vitalità é um projeto da PUC-Campinas que promove o envelhecimento ativo e atende às necessidades do público sênior. Durante a oficina, os universitários ofereceram uma dinâmica completa, que incluiu uma parte teórica e uma prática. Os idosos puderam aprender e experimentar técnicas de fotografia e vídeos para aprimorar suas habilidades com o celular.
Apesar das dificuldades iniciais, como enquadramento, iluminação e selfies, os idosos se mostraram muito interessados em aprender e melhorar a forma de tirar fotos. Rita Marques, uma das participantes, destacou a importância do aprendizado para sua profissão de costureira: “Minha maior dificuldade era a luz e a colocação das peças. Trabalho com roupas e não sabia onde colocar, se em um cabide ou em uma mesa. A experiência foi muito interessante, aprendemos bem hoje”, afirmou.
Irani Correa Fernandes, outra participante, mencionou a confusão com o posicionamento do celular: “A parte mais difícil era simplesmente a posição em que eu teria que segurar o celular, às vezes o dedo aparecia na câmera.”
Os alunos também aprenderam muito com a oficina. Thaís Alves, estudante do terceiro semestre, contou sobre o valor do contato com os idosos: “Acho que esse contato com a terceira idade é fundamental para nós jornalistas e comunicadores, pois damos voz a outras pessoas. É muito legal ter essa experiência de campo ensinando-os a mexer no celular.”
Emiliano Vassoler, um dos instrutores e também técnico do laboratório de imagem e som da PUC-Campinas enfatizou a importância do aprendizado para os idosos: “É muito bacana ter o pessoal da terceira idade aqui no estúdio com equipamentos tecnológicos. A intenção é explicar um pouquinho para eles entenderem como funciona a luz, o enquadramento, para melhorar o convívio com os netos e com os filhos. Foi bem legal e vantajoso esse encontro para nós, aprendemos com eles também.”
O retorno positivo dos idosos incentivou a continuidade do projeto. Na sexta-feira (24), foi realizada a segunda oficina audiovisual, focando em novos aspectos do uso de tecnologias pelos idosos do Vitalità. Mais uma vez, a atividade aconteceu no Campus I da PUC-Campinas.
Essa iniciativa promove a inclusão digital dos idosos, e também oferece uma experiência única de aprendizado e interação para os futuros jornalistas da PUC-Campinas, fortalecendo a troca de conhecimentos entre gerações.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Anna Vieira
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo