Destaque

Bosque do Saber proporciona refúgio educativo na natureza 

Espaço localizado em Indaiatuba conecta estudantes e comunidade com educação ambiental⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Por: Suelen Biason⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Passeio educativo na trilha (Foto: Suelen Biason)

A Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber, que faz parte da Secretaria Municipal de Educação, foi inaugurada em 22 de maio de 2004. Com uma vasta área verde de aproximadamente 11.000 m², a escola proporciona diversas atividades ligadas ao meio ambiente para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba. 

No Bosque do Saber, os estudantes têm a oportunidade de se envolver em uma experiência imersiva na natureza. Uma trilha ecológica atravessa uma mata nativa, oferecendo uma maneira única de aprender sobre o meio ambiente. Além disso, o espaço conta com nascente, lagoa, roda d’água, orquidário, jardim dos jabutis e até mesmo um quiosque dedicado às borboletas e beija-flores. 

Área de lazer para piquenique (Foto: Suelen Biason)

Durante a semana, os alunos da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba participam da proposta pedagógica do lugar, que inclui estudos sobre questões ecológicas, meio ambiente, biodiversidade, saúde e qualidade de vida. O objetivo é formar indivíduos conscientes e responsáveis pela preservação dos recursos naturais. 

Nos finais de semana e feriados, o Bosque do Saber abre suas portas para toda a comunidade. A área externa, com trilhas, quiosques, parquinho infantil e área de alimentação, está disponível para visitação das 9h às 16h, oferecendo uma excelente opção de lazer para famílias e amigos desfrutarem juntos da natureza. 

Serviço:  
Endereço: Rua João Batista D’Alessandro, 610 
Telefone: (19) 3875-7210 
E-mail: educacao.bosquedosaber@indaiatuba.sp.gov.br 
Horário de funcionamento: Sábados e domingos das 09h às 16h30 

Orientação: Prof. Artur Araújo
Edição: Mariana Neves


Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.