Destaque
Evento conta com diversos apoios culturais, patrocinadores e com um concurso de literatura
Por Isadora Neves
Nos dias 18 e 19 de novembro, ocorrerá a Flaam (Feira literária e artística de Americana), evento que busca dar espaço a atividades culturais diversificadas, envolvendo leitura, música, dança, artes visuais e teatro. O evento ocorrerá no Sesi Americana, na Avenida Bandeirantes, e a expectativa é cerca de 1.500 pessoas participem.

Durante o evento haverá venda de livros direto com os autores, exposições artísticas, artesanato, apresentações culturais, oficinais. Também serão premiados estudantes que participaram do Concurso Literário da Flaam – Prêmio Magali Comelato.
A primeira edição da feira foi 2017 com 178 atrações e mais de 1200 pessoas em dois dias de evento, idealizada e organizada por Juliano Schiavo e Márcia Tomiyama. Naquele ano, Schiavo realizava saraus para que os artistas e escritores pudessem exibir seus trabalhos. No mesmo ano, Márcia Tomiyama realizava junto a Alyssa sua filha o projeto de incentivo à leitura e a cultura. Em um dos saraus, eles tiveram a ideia de criarem a Flaam.
Juliano Schiavo é jornalista, escritor, biólogo, pedagogo e mestre em Agricultura e Ambiente. Atualmente, é professor de Biologia e Programação e Robótica, além de atuar com revisões literárias. Márcia é administradora, atuou por 15 anos em multinacionais do Vale do Paraíba e promove, com a filha, o projeto Alyssa e a Magia da Leitura. É co-autora dos livros Elas na Liderança e organizadora da coletânea De relógio a Dragão.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Théo Miranda
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.