Destaque

Praça Pádua Salles é patrimônio histórico de Amparo

Também conhecida como largo da estação, o local proporciona um mergulho no passado para moradores e visitantes

Por Luis Gallo

Localizada no coração de Amparo, a Praça Pádua Salles, também conhecida como largo da estação, é um verdadeiro tesouro histórico. Esta praça reúne diversos marcos como a pinacoteca municipal, o monumento em homenagem aos expedicionários, o obelisco da Independência do Brasil, sem contar toda sua beleza natural. Na praça também encontra-se o edifício da antiga Estação da Companhia Mogiana. Inaugurada em 1875, essa estação foi um ponto vital de conexão entre Jaguariúna e Amparo, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Estação Mogiana já serviu como junta de alistamento militar em Amparo (Foto: Luis Gallo)

Na praça está o prédio da Pinacoteca Municipal juntamente com o centro de informações turísticas, exibindo obras que são verdadeiras joias da região. Também estão presentes o monumento em homenagem aos expedicionários amparenses, que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial e o obelisco da Independência, erguido em 1922 para celebrar o Centenário da Independência do Brasil. Além disso, a praça também conta com uma fonte iluminada, palcos para a realização de shows (todo ano a praça recebe diversas apresentações culturais e shows durante o festival de inverno de Amparo) e um espaço para as crianças brincarem.

No monumento é possível observar os nomes e patentes de todos os expedicionários amparenses (Foto: Luis Gallo)

Na praça também está o edifício da antiga estação da companhia mogiana. Em novembro de 1875, a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro inaugurava o ramal da linha de trem que ligava Jaguariúna a Amparo e sua estação, hoje localizada na praça Pádua Salles. Porém, em 3 de janeiro de 1967, a Estação Mogiana deixou de operar como uma estação ferroviária. A Estação Mogiana testemunhou o auge e a transformação da ferrovia na região. Hoje, ela é um elo com o passado, exibindo não apenas sua estrutura original, mas também as ampliações realizadas na época.

A Praça Pádua Salles é mais do que um simples espaço urbano. Ela é um tesouro histórico que testemunha a evolução de Amparo e da região. A praças oferece um ambiente de lazer e cultura para os moradores e visitantes, com suas atrações e espaços para diversão.

Rolo compressor a vapor “Maria Fumaça” faz parte do acervo do museu Bernardino de campos (Foto: Luis Gallo)

Serviço: Av. Bernardino de Campos – Centro, Amparo – SP, 13900-490. Pinacoteca Municipal: de segunda a sexta das 8h00 às 16h00, aos finais de semana e feriados das 9h00 às 18h00.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Théo Miranda


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.