Destaque

Praça Pádua Salles é patrimônio histórico de Amparo

Também conhecida como largo da estação, o local proporciona um mergulho no passado para moradores e visitantes

Por Luis Gallo

Localizada no coração de Amparo, a Praça Pádua Salles, também conhecida como largo da estação, é um verdadeiro tesouro histórico. Esta praça reúne diversos marcos como a pinacoteca municipal, o monumento em homenagem aos expedicionários, o obelisco da Independência do Brasil, sem contar toda sua beleza natural. Na praça também encontra-se o edifício da antiga Estação da Companhia Mogiana. Inaugurada em 1875, essa estação foi um ponto vital de conexão entre Jaguariúna e Amparo, contribuindo para o desenvolvimento da região.

Estação Mogiana já serviu como junta de alistamento militar em Amparo (Foto: Luis Gallo)

Na praça está o prédio da Pinacoteca Municipal juntamente com o centro de informações turísticas, exibindo obras que são verdadeiras joias da região. Também estão presentes o monumento em homenagem aos expedicionários amparenses, que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial e o obelisco da Independência, erguido em 1922 para celebrar o Centenário da Independência do Brasil. Além disso, a praça também conta com uma fonte iluminada, palcos para a realização de shows (todo ano a praça recebe diversas apresentações culturais e shows durante o festival de inverno de Amparo) e um espaço para as crianças brincarem.

No monumento é possível observar os nomes e patentes de todos os expedicionários amparenses (Foto: Luis Gallo)

Na praça também está o edifício da antiga estação da companhia mogiana. Em novembro de 1875, a Companhia Mogiana de Estrada de Ferro inaugurava o ramal da linha de trem que ligava Jaguariúna a Amparo e sua estação, hoje localizada na praça Pádua Salles. Porém, em 3 de janeiro de 1967, a Estação Mogiana deixou de operar como uma estação ferroviária. A Estação Mogiana testemunhou o auge e a transformação da ferrovia na região. Hoje, ela é um elo com o passado, exibindo não apenas sua estrutura original, mas também as ampliações realizadas na época.

A Praça Pádua Salles é mais do que um simples espaço urbano. Ela é um tesouro histórico que testemunha a evolução de Amparo e da região. A praças oferece um ambiente de lazer e cultura para os moradores e visitantes, com suas atrações e espaços para diversão.

Rolo compressor a vapor “Maria Fumaça” faz parte do acervo do museu Bernardino de campos (Foto: Luis Gallo)

Serviço: Av. Bernardino de Campos – Centro, Amparo – SP, 13900-490. Pinacoteca Municipal: de segunda a sexta das 8h00 às 16h00, aos finais de semana e feriados das 9h00 às 18h00.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Théo Miranda


Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.