Digitais Recomenda
Localizado em Piracicaba (SP), o bairro oferece espaços para o lazer, enquanto atua como centro cultural
Por Diogo Mosna
O bairro Monte Alegre é uma das comunidades mais tradicionais da cidade de Piracicaba. Antigamente, funcionava como uma vila do Engenho de Monte Alegre, inaugurada no século XIX, a fim de abrigar os funcionários da indústria açucareira. Com a administração do italiano Pedro Morganti, a partir de 1910, a transição do engenho para a Usina de Monte Alegre fomentou a produção de açúcar local, o que impulsionou a movimentação cultural e social do bairro, refletida ainda hoje no Monte Alegre.

Com o intuito de preservar as construções históricas locais, em 2005, iniciou-se o processo de tombamento das Colônias do Bairro Monte Alegre pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac). Atualmente, o distrito passa por restaurações para manter vivas não apenas as paisagens e a aparência tradicional do bairro, mas a história sobre quem ali residiu e a importância do bairro para o cenário cultural e artístico da cidade.
O bairro hoje em dia abriga somente 150 famílias, cerca de 600 pessoas, fator contribuinte para a serenidade do local, propício para a realização de passeios e de visitas recreativos. Com mais de cinco mil hectares, as terras que antigamente abrigavam a usina, hoje agrupam diversos tipos de edifícios, contando com restaurantes de variados estilos culinários, como a italiana e a amazônica.

Ademais, o bairro também conta com a Capela Monte Alegre, a Capela São Pedro, um dos pontos turísticos mais visitados. A singela igreja dispõe de uma arquitetura inspirada pelo neo-romantismo, incluindo afrescos pintados a mão pelo pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi, considerado popularmente um dos mais relevantes pintores brasileiros.

O local desfruta de áreas voltadas para o lazer, sobretudo à margem da Casa do Marquês, uma antiga escola fundada em 1927 que foi transformada em espaço cultural. Destino de inúmeras pessoas que buscam um ambiente pacato e repleto de monumentos para conhecer, o Monte Alegre ainda contém trilhas voltadas para passeios de bicicleta, uma queda d’água em meio à natureza, praças arborizadas, como a Praça da Imigração Italiana e a Praça Antonio Keller, e uma área residencial constituída por casas neoclássicas, reminiscências do passado colonial, passível de visitas despretensiosas.

SERVIÇO – Acesso pela Av. Comendador Pedro Morganti, 13415-000, Piracicaba – SP. Funcionamento: todos os dias (inclusive feriados)
Capela Monte Alegre – aberta aos finais de semana, das 8h às 13h. Telefone: (19) 98123-7819
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Murilo Sacardi
Veja mais matéria sobre Digitais Recomenda

Mistura Divina oferece lanches com nomes ‘animados’
Hamburgueria da cidade de Morungaba tem inclusive comidas veganas, sem lactose e sem glúten

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores

Atibaia possui réplica do ‘Santuário de Schoenstatt’
Local, que é bem arborizado e com campos floridos, recebe cerca de 90 ônibus turísticos por domingo

Estúdio Municipal de Paulínia é espaço valioso para artistas
O espaço realiza gravações musicais e dá aulas de guitarra gratuitas

Campinas reabre 11 piscinas públicas após ondas de calor
Moradores só precisam de uma carteirinha válida para utilizar qualquer um dos espaços

Centro Cultural Casarão é uma oportunidade para mergulhar na arte e na cultura
O espaço cultural em Barão Geraldo celebra a diversidade e a expressão local