Destaque
Embrapa comercializa produto que assegura às raízes das plantas passarem por secas severas
Por: Júlia Sabatin
A seca é um dos maiores problemas na agricultura e, sem a água, o desenvolvimento das plantas é limitado. Para resolver esse problema, a Embrapa desenvolveu o bioinsumo, chamado Auras, capaz de combater o estresse hídrico das plantas. Foram 12 anos de pesquisas, com o objetivo de melhorar a qualidade das plantações, principalmente durante as secas.

O produto foi apresentado em março deste ano, na Feira TecnoShow, realizada em Rio Verde (GO), já disponibilizado para o mercado agrícola. A bactéria Auras, quando tratado nas sementes, é capaz de estimular o crescimento das raízes, além de colonizar os sistemas radiculares produzindo exopolissacarídeos, substâncias que hidratam as raízes. “É importante a raiz ser mais profunda porque é na profundidade do solo que tem mais umidade e assim elas conseguem absorver mais água”, afirma o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, Cristiano Menezes.
O pesquisador ainda reforça que a promoção de ações metabólicas, produzidas pela bactéria, tornam as plantas mais resistentes ao calor. O bioinsumo passou por pesquisas conjuntas, envolvendo a Embrapa Meio Ambiente, a de Jaguariúna, e da NOAA Ciência e Tecnologia Agrícola (MG). Sua recomendação é a que o Auras seja usado nas lavouras de milho, mas reforça que há testes sendo realizados nas plantações de soja e feijão.
Segundo o agrônomo José Vitor Schincaglia, fundador do ProjeAgro em Tanabi, no interior do estado de São Paulo, a semente tratada com o Auras recebe um estímulo nos estômatos. “A bactéria auxilia no regulamento dos estômatos, faz com que alguns deles se fechem para conseguir controlar a saída de água e manter a planta mais sadia”, explica.

José Vitor conta que, quanto maior for a utilização da bactéria maior, será a produção de grãos. O impacto positivo poderá ser sentido pelos produtores rurais, já que, com as lavouras mais sadias, vão ter maior produtividade nas colheitas e poderão usufruir ainda mais de suas plantações.
A Embrapa encontrou a auras nas raízes do mandacaru, uma planta típica da região da caatinga e, durante os 12 anos de pesquisa, coletaram amostras da Bahia, Ceará, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Théo Miranda
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.