Destaque

Vinhedo celebra Meio Ambiente plantando mudas

Ação ocorreu no Parque Ecológico, com o prefeito Dario Pacheco e o secretário Jaderson Spina

Por Victoria Bezerra 

A Secretaria de Planejamento Ambiental de Vinhedo realizou nesta manhã de segunda-feira (5), a plantação de mudas arbóreas no Parque Ecológico da Capela na cidade. A iniciativa, que faz parte da celebração do Dia do Meio Ambiente, contou com a ajuda de agentes dos Bombeiros, Defesa Civil, GAPA (Grupo de Proteção Ambiental) e Sanebavi. No total foram plantadas 250 mudas arbóreas nativas da Mata Atlântica, sendo 15 plantadas simbolicamente durante o evento.

O prefeito Dario Pacheco e o secretário de Planejamento Ambiental, Jaderson Spina, plantam mudas no Parque Ecológico da Capela (Foto: Victória Bezerra)

Jaderson Spina, Secretário de Planejamento Ambiental, disse que o plantio faz parte de um programa de educação ambiental da Secretaria, que é constante, mas durante essa semana, pela data comemorativa, foi dada mais ênfase à ação para conscientizar a população. A educação ambiental tem sido muito discutida na cidade, especialmente pela dificuldade de disponibilidade de verbas.

“O plantio é uma conscientização de que a gente tem que repor aquilo que a natureza nos dá. É um passo para a consciência ambiental e a necessidade e a presença do verde no nosso dia a dia”, disse o secretário.

Após plantadas, as mudas passam por um período de 2 anos de acompanhamento para sua manutenção. Os responsáveis vão ao local e regam as plantas, e as substituem nos casos em que não sobrevivem. O Parque Ecológico da Capela, que foi inaugurado em 2020, já havia recebido o plantio de 1,5 mil mudas em homenagem ao aniversário da cidade de Vinhedo, em maio deste ano.

O bombeiro Wagson Estáquio Cassiano durante o plantio das mudas arbóreas (Foto: Victória Bezerra)

Wagson Eustáquio Cassiano, um dos bombeiros presentes no evento, compartilha que, como profissionais da área, a categoria tem a preocupação de cuidar da vida e “vida não é só ser humano e animal, mas também a natureza em relação a plantação e vegetações”. Cassiano também conta que os bombeiros têm a responsabilidade de proteger o meio ambiente, combatendo queimadas, dando palestras sobre o assunto e tirando dúvidas da população. Para eles, foi uma alegria poder contribuir não somente com a preservação, mas com a plantação da vegetação também por conta da ação.

Dario Pacheco, prefeito de Vinhedo, também participou do evento, ajudando a plantar algumas das mudas e, ao final, fez um discurso agradecendo a presença de todos e incentivou mais ações do tipo. “Vamos deixar nosso município cada vez mais verde”, declarou.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Ana Ornelas


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.