Cultura & Espetáculos
Prédio já abrigou escola e hospital; hoje Igreja Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção é ponto turístico
Por: Gustavo Tintori
Fundada em 1856, época do ciclo do café, a Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte e Assunção, foi criada pelos moradores de Limeira com o intuito de desenvolver diversas atividades espirituais e de caridade. Hoje, é local para celebrações sagradas e escolha turística pela arte sacra.
Construída após dois anos da criação da irmandade em taipa de pilão, a igreja passou por várias reformas, reconstruções de trechos, modernizações e repinturas, que alteraram algumas de suas características originais, mas que permitiram que o edifício se mantivesse íntegro até os dias atuais. A construção que durou de 1858 a 1867, contaram com mão-de-obra escrava, cedida da fazenda de Barão de Campinas. Além de Aurelio Civatti, diretor e arquiteto italiano da obra, o pintor italiano Angelo Perillo, e entalhadores que trabalhavam na construção da catedral de Campinas, e que, por sua vez, eram oriundos da Bahia e do Rio de Janeiro também marcaram presença na finalização da obra.

Desde a sua fundação, a importância da fraternidade e da igreja na construção da cidade de Limeira, sobretudo nas áreas assistenciais e de saúde, tendo funcionado como hospital de emergência durante o surto de febre amarela em 1892, e para fins de educação, extrapolando o campo religioso.
Além de ser opção para amantes da fé católica e decorações portuguesas-italianas, a igreja conta com um acervo repleto de histórias que marcam a trajetória do município, como a visita do imperador Dom Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina.
SERVIÇO
A entrada é gratuita e o funcionamento é das 08 às 17h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 08h ao 12h. Missa aos sábados, das 16h às 17h.
Informações: Endereço – Largo da Boa Morte, 51 – Centro, Limeira – SP. Telefone – (19) 3441-6708
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Festa das Nações chega ao Distrito de Joaquim Egídio
A festa vai oferecer barracas de artesanato, gastronomia e shows musicais que remetem às tradições das determinadas nações.

Dia da Dança tem mais de 20 coreografias em Nova Odessa
Meire Prado, diretora da escola, disse que esse momento é essencial para reforçar a importância da cultura para as pessoas.

Gostos da Argentina, Coreia e Minas juntos num só lugar
O festival trouxe mais de 50 pratos típicos de países como Coreia do Sul, Japão, México, Uruguai, Espanha, Argentina.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.