Destaque
Estoques de sangue estão em baixa e centro faz apelo para atender a demanda hospitalar
Por: Laura Saroa
O Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp, conhecido como Hemocentro, está com os estoques de bolsas de sangue baixos. Segundo dados divulgados em tempo real por um programa do próprio centro, dependendo da tipagem sanguínea, o nível do estoque está em níveis críticos, ou seja, tem bolsas disponíveis apenas para dois dias ou menos para atender toda demanda hospitalar. As bolsas de sangue são importantes, pois abastecem todos os hospitais da Região Metropolitana de Campinas e dependem exclusivamente do Hemocentro e dos doadores voluntários.
O administrador do Hemocentro da Unicamp, Eduardo Baugartner, explica que a queda na procura de voluntários para fazer a doação de sangue é recorrente todos os anos, principalmente nesta época do ano, com a presença dois fatores que influenciam diretamente. “O principal motivo para que tenha essa baixa na procura para doação no período de inverno é o frio, primeiramente, então as pessoas saem menos de casas e consequentemente não vão até o Hemocentro fazer a doação de sangue, e é um período de férias, onde as pessoas geralmente viajam”, afirmou.
Presente a cada 15 dias, José Roberto Riva, é doador árduo no Hemocentro e está cadastrado há quase 21 anos. Em um único ano, já doou 24 vezes e fala com orgulho da importância desse gesto. “O doador quando é doador ele não poder andar para trás, porque sangue não dá em árvore e nem brota. As pessoas do Hemocentro dependem da gente que é doador.”
Seu José também já esteve internado e precisou utilizar uma bolsa de sangue. Aos três anos de idade contraiu uma pneumonia e devido as cirurgias das quais foi submetido, houve a necessidade da transfusão.
Apesar do conhecimento dos estoques baixos nessa época do ano, o Hemocentro da Unicamp realiza campanhas cujo objetivo é incentivar e atrair mais voluntários. A próxima ação acontece no dia 14 de junho, onde será
promovida uma festa junina no próprio Centro. A data não foi escolhida por acaso, nesse dia também é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Os interessados em fazer a doação devem ter idade entre 16 e 69 anos. Sendo menores de idade, podem doar se tiverem acompanhadas por um responsável. Além disso, é preciso apresentar um bom estado de saúde. Em caso de dúvidas a respeito das restrições, o hemocentro disponibiliza em seu portal infográficos com informações mais completas sobre como se tornar um doador. O ato de doar sangue pode salvar vidas e elas sempre estão à espera de um gesto simples e seguro para ter uma nova oportunidade de viver.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna