Destaque
O espaço é um verdadeiro tesouro que guarda a história e as conquistas do clube ao longo de seus mais de 100 anos de existência
Por: João Marcelo Marrey
A sala de troféus do Palmeiras é um verdadeiro tesouro para os torcedores do clube, um espaço que guarda a história de conquistas e glórias da equipe paulista. Localizada no estádio do Palmeiras, em São Paulo, a sala é um dos pontos de visitação mais procurados pelos torcedores do Verdão. O Jornalista Alex Muller explicou a importância do espaço para a história do clube:
“A importância de ter uma sala de troféus é muito grande, porque ali você tem retratada as glórias de um clube. O Palmeiras precisa e merecia uma sala do tamanho que hoje ele tem”.

Ao entrar na sala, o visitante é impactado pela grandiosidade do acervo de troféus e medalhas expostos. São dezenas de taças, placas e troféus conquistados pelo Palmeiras ao longo de sua rica história, que remonta ao início do século XX. Os troféus estão organizados em estantes e vitrines, que abrigam os títulos conquistados em competições nacionais e internacionais.
Entre os títulos expostos na sala de troféus do Palmeiras estão as onze conquistas do Campeonato Brasileiro, quatro Copas do Brasil, três Copas Libertadores da América e um título da Copa Mercosul, além de 24 Campeonatos Paulistas, a competição regional mais tradicional do futebol brasileiro. O espaço também guarda recordações de torneios amistosos e internacionais, como a Taça Rio Internacional e a Copa Euro Americana.
Além dos troféus, a sala também conta com uma série de itens históricos relacionados ao clube, como camisas autografadas, fotos, jornais e revistas antigas, entre outros objetos que ajudam a contar a trajetória do Verdão. Como explica e Jornalista e Historiador Fernando Galuppo:
“Temos desde bronzes artísticos a memorabilias pessoais de ex-ídolos em nosso espaço físico, cada olhar nos remete a um sentimento, lembranças e emoções particulares. Esse é o grande estimulo de sensações que o espaço proporciona”.
Clodomiro de Oliveira, funcionário do clube, explica a história por trás de muitos objetos que estão expostos na sala e isso ajuda a entender o processo de formação da história do clube.

Para os torcedores do Palmeiras, visitar a sala de troféus é uma experiência única e emocionante, uma oportunidade de se aproximar da história e da tradição de um dos maiores clubes de futebol do Brasil e do mundo. É um verdadeiro patrimônio cultural do esporte brasileiro, que deve ser preservado e valorizado por gerações futuras. O Jornalista Alex Muller contou como é a interação dos torcedores com a sala de troféus:
“A interação, principalmente daqueles que são fervorosos palmeirenses, é muito bacana porque o torcedor muitas vezes não tinha tido uma oportunidade de ver de perto taças que seus ídolos carregaram. Conforme os torcedores vão interagindo com o espaço, deixam extravasar sonhos e emoções e acabam se sentindo participantes das conquistas”.
Serviço
Funcionamento: Sábado, domingo e feriados – 11h às 17h e terça a sexta-feira – 11h às 19h.
Valores: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).
Crianças de até 2 anos de idade entram gratuitamente. Já crianças entre 3 e 14 anos pagam o valor da meia-entrada.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.