Destaque

Pesquisadores pedem melhor gestão na educação

Em webinário, professor Samuel Pessoa, da FGV, diz que mais recursos não implicam melhor qualidade

Por: João Pedro Santos

Webinário debateu o tema “O papel da educação no desenvolvimento” (Imagem: YouTube)

Segundo um indicador financeiro divulgado pelo Ministério da Educação, o investimento público direto em educação, por aluno matriculado na rede pública, saltou de R$ 1,8 mil em 2005 para cerca de R$ 8 mil ao ano em 2018. Porém, o professor Samuel Pessoa, doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), em webinar promovido pela FGV, alertou que “não necessariamente mais recursos para a educação geram uma melhora na qualidade do ensino”.

O evento, que foi transmitido nesta quarta-feira (17), também contou com a presença do pesquisador e professor de economia da UFRGS Thomas Kang e Fernando Veloso, doutor em economia e coordenador do Observatório da Produtividade Regis Bonelli. O objetivo foi debater a importância que a educação possui no desenvolvimento do Brasil.

Samuel Pessoa: “Não necessariamente mais recursos para a educação geram uma melhora na qualidade do ensino” (Imagem: YouTube)

Um dos pontos que pautaram o debate foi que, mesmo com o aumento do investimento público direto feito por aluno, entre os anos de 2005 e 2019, o Brasil cresceu apenas 8 pontos na escala Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Foi de 261 para 269 pontos, resultado considerado abaixo do considerado ideal, que seria de 350 pontos.

Uma das soluções para reverter o quadro estaria no trabalho dos professores, conforme os conferencistas, que precisariam transformar o ensino em algo mais atrativo, realizando-se o papel de educador de maneira mais efetiva.

“Fazer com que esses professores tenham motivação intrínseca, que estejam só em uma escola, e que portanto possam se dedicar àquilo por completo”, comentou Kang. O docente da UFRGS citou maneiras de alcançar a necessária mudança, para pontuar que “aumentar salários faz parte, mas também é como fazer para que o status da carreira docente aumente e as pessoas se interessem”.

“A discussão da educação aqui no Brasil geralmente é muito pessimista, mas temos inúmeros exemplos positivos”, comentou Veloso. “Precisamos reunir estados, municípios e governo federal e compartilhar experiências, recursos e assistência técnica de forma a disseminar essas experiências bem-sucedidas.”

Aqui, link para acesso à íntegra do webinário.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.