Destaque
Em webinário, professor Samuel Pessoa, da FGV, diz que mais recursos não implicam melhor qualidade
Por: João Pedro Santos

Segundo um indicador financeiro divulgado pelo Ministério da Educação, o investimento público direto em educação, por aluno matriculado na rede pública, saltou de R$ 1,8 mil em 2005 para cerca de R$ 8 mil ao ano em 2018. Porém, o professor Samuel Pessoa, doutor em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), em webinar promovido pela FGV, alertou que “não necessariamente mais recursos para a educação geram uma melhora na qualidade do ensino”.
O evento, que foi transmitido nesta quarta-feira (17), também contou com a presença do pesquisador e professor de economia da UFRGS Thomas Kang e Fernando Veloso, doutor em economia e coordenador do Observatório da Produtividade Regis Bonelli. O objetivo foi debater a importância que a educação possui no desenvolvimento do Brasil.

Um dos pontos que pautaram o debate foi que, mesmo com o aumento do investimento público direto feito por aluno, entre os anos de 2005 e 2019, o Brasil cresceu apenas 8 pontos na escala Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Foi de 261 para 269 pontos, resultado considerado abaixo do considerado ideal, que seria de 350 pontos.
Uma das soluções para reverter o quadro estaria no trabalho dos professores, conforme os conferencistas, que precisariam transformar o ensino em algo mais atrativo, realizando-se o papel de educador de maneira mais efetiva.
“Fazer com que esses professores tenham motivação intrínseca, que estejam só em uma escola, e que portanto possam se dedicar àquilo por completo”, comentou Kang. O docente da UFRGS citou maneiras de alcançar a necessária mudança, para pontuar que “aumentar salários faz parte, mas também é como fazer para que o status da carreira docente aumente e as pessoas se interessem”.
“A discussão da educação aqui no Brasil geralmente é muito pessimista, mas temos inúmeros exemplos positivos”, comentou Veloso. “Precisamos reunir estados, municípios e governo federal e compartilhar experiências, recursos e assistência técnica de forma a disseminar essas experiências bem-sucedidas.”
Aqui, link para acesso à íntegra do webinário.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Saint Patrick’s day traz cervejas de novas cores e sabores
Comemoração originalmente irlandesa se espalhou pelo mundo através das imigrações dos nativos irlandeses.

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Rádio com imagem – As web-rádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do esporte.

Idoso encara envelhecimento com mais atividades
Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.