Destaque

Museu de Itu é referência em arte contemporânea brasileira 

Fama conta com vasto acervo de obras artísticas expostas a céu aberto e exibições em mais de oito salas 

Por: Isabela Meletti 

A obra do artista José Spaniol, feita com barcos e bambus de dimensões variadas, está relacionada, segundo ele, a sonoridade do mar (Foto: Isabela Meletti)

Inaugurado no ano de 2018, em Itu (SP), o Fama Museu é um espaço destinado a exposição e incentivo de produções artísticas contemporâneas. O acervo da Fábrica de Arte Marcos Amaro é repleto de obras artísticas brasileiras dispostas em uma área de 25 mil metros quadrados. As exposições estão divididas em salas e ambientes a céu aberto, tornando a experiência de visita ao Museu ainda mais interessante e imersiva.

Até 1990, onde hoje funciona o Fama, localizava-se a Companhia Fiação e Tecelagem São Pedro, indústria têxtil de grande importância regional e nacional.

Em 2003, o prédio é tombado e, em 2017, o artista plástico Marcos Amaro transfere sua coleção de arte contemporânea para o local, abrindo o Museu no ano seguinte

O edifício, por si só, já é uma vivência museóloga, toda a área do acervo está estruturada dentro ou em meio às construções da antiga Fábrica de Tecelagem, oferecendo uma atmosfera histórica ao lugar e proporcionando uma nova experiência para quem visita o Museu. 

Além das exposições fixas, o Fama possui espaço para exposições itinerárias, como a do artista pernambucano João Alvino, mais conhecido como Mestre Alvino, com sua exibição “O Homem e a Natureza”.

Mestre Alvino produz suas obras com materiais reutilizados, se expressando através dos diversos formatos que essa técnica pode proporcionar (Foto: Isabela Meletti)

As mostras itinerantes também contam com as obras “Angá” do professor e artista indígena Andrey Guaianá Zignnatto e “Entre épocas e estilos” do artista sorocabano Pedro Lopes.

A visita ao Fama Museu custa R$10,00.

O local possui política de meia entrada para estudantes, professores e educadores e gratuidade para crianças até 10 anos, idosos, pessoas com deficiência e museólogos.

E as quartas-feiras, a entrada do Museu é gratuita para todos os públicos.

SERVIÇO: 

Horário de funcionamento: Quarta-feira a domingo, das 11h às 17h. 

Endereço: Rua Doutor Graciano Geribello, 8 – Bairro Alto, Itu – SP. 

Telefone: (11) 4022-4828

E-mail: contato@famamuseu.org.br

Site: famamuseu.org.br

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Marina Fávaro


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.