Cultura & Espetáculos
Museu preserva parte dos objetos usados durante a repressão política no país
Por: Giovanni Feltrin
Localizado em Santa Ifigênia, na capital paulista, o Memorial da Resistência está abrigado em um edifício que, por mais de quatro décadas, sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP. Inaugurado em 2002 e intitulado inicialmente como Memorial da Liberdade, o nome do museu tornou-se motivo de debate pelo Fórum Permanente de Ex-Presos e Perseguidos Políticos do Estado de São Paulo, o qual acreditava que a palavra liberdade não era adequada para um lugar que foi palco de sofrimento. Somente em 2009 que o lugar é relançado como Memorial da Resistência.
Além de exposições de curta duração, como a Ocupações Memorial: Retrato Oficial, do artista Rafael Pagatini, que investiga as relações entre esfera política, ditadura civil-militar no Brasil e os processos de construção da memória cultural, o Memorial conta com exposições de longa duração, como é o caso da A memória preservada nas celas do Deops/SP.
A exposição de longa duração apresenta o conjunto prisional, que é dividido em 4 celas, o corredor principal e o corredor de banho de sol. Há também painéis e outras ferramentas audiovisuais com a finalidade de apresentar ao público o que restou do espaço carcerário e mostrar desde o processo de implantação do Memorial da Resistência até os testemunhos sobre o cotidiano na prisão durante o período da ditadura civil-militar.
Serviço – Memorial da Resistência está localizado no Largo General Osório, nº 66, em Santa Ifigênia/SP, e funciona de quarta-feira a segunda-feira das 10h às 18h, permanecendo fechado às terças-feiras. Os ingressos precisam e podem ser reservados através do site http://memorialdaresistenciasp.org.br/, ou na bilheteria do prédio, e são gratuitos. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato através do número (11) 3335-5910, ou através do e-mail faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Gabriela Lamas
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo