Destaque

Cascata das Antas gera energia e turismo para Poços de Caldas

Região é uma opção de passeio para turistas, que apreciam a natureza e tranquilidade

Por: Eduarda Abrantes

Nesta edição, o Digitais Recomenda indica a Cascata das Antas, localizada em Poços de Caldas – MG, também conhecida como “Cidade das Águas” devido às águas termais que brotam do subterrâneo e possuem propriedades medicinais, responsável pela formação de um dos pontos turísticos naturais da cidade. A região conta com inúmeras quedas d’água, porém a maior parte dos seus recursos hídricos é desviada para o abastecimento da cidade e, ou no caso da Cachoeira das Antas, para geração de energia elétrica.

A represa representa o pioneirismo da cidade, pela produção de energia elétrica (Foto: Eduarda Abrantes)

A cascata faz parte do Rio das Antas, que adentra a região a partir de Andradas, cidade ao sul de Poços de Caldas. O rio é barrado pela Represa do Bortolan, antes de formar também o Véu das noivas, outro ponto turístico da cidade, seguindo seu caminho encontra-se com o Ribeirão de Poços, para um pouco mais a frente, criar a Cascata das Antas. Sendo motivo de orgulho para a população da região, uma vez que representa o pioneirismo de Poços de Caldas, no que se diz respeito à geração de energia, ali foi inaugurada em 1º de setembro de 1898, a primeira usina Hidrelétrica do município, recurso que na época existia somente em centros urbanos bem maiores.

As águas da cascata são poluídas, sendo proibido nadar ou pescar (Foto: Eduarda Abrantes)

Localizada na Av. Sílvio Monteiro dos Santos, encontra-se a 15 minutos do centro da cidade. A entrada do local é uma grande descida em curvas e o acesso ao local pode ser realizado de carro, ônibus pela linha Bortolan e outros meios. O ponto turístico fica aberto das 8h às 17h30 de segunda a sexta-feira, e das 8h às 18h nos sábados, domingos e feriados.

A região possui um amplo estacionamento gratuito e não existe cobrança de ingresso para visitação. Em sua entrada, existe uma pequena sala com uma maquete do local, além de algumas informações. Em seu entorno existe um agradável bosque, com diversas espécies de árvores identificadas por placas com seu nome e informações, além de banquinhos, lojinhas de artesanato, banheiro e uma lanchonete.

A Cascata das Antas possui uma bela queda mas, pode ser apenas contemplada, uma vez que possui águas poluídas, sendo estritamente proibido nadar, caçar e pescar. Durante os meses de Outono e Inverno, o fluxo é bem menor, por conta da estiagem. Existe ainda uma pequena trilha que leva às ruínas da primeira usina, atualmente sinalizada e conta com degraus de cimento e corrimão, facilitando bastante o acesso para todas as idades.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Marina Fávaro


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.