Destaque

Colorir traçados vira ‘terapia’ na biblioteca

A ideia é proporcionar mecanismos para reduzir o estresse de estudantes em véspera de provas

Por: Bianca Garutti

No canto da biblioteca, a mesa redonda para baixar o nível de estresse dos estudantes (Foto: Bianca Garutti)

Inspirada em uma brincadeira que se tornou febre entre crianças na década passada, a bibliotecária Jerusa Neves dos Santos Lopes resolveu criar um espaço para que os usuários da biblioteca do campus-1 da PUC-Campinas possam relaxar a tensão em períodos de estudos intensos ou véspera de provas na universidade. Sobre uma mesa redonda, ela colocou um pote com um vasto conjunto de lápis de cor e algumas folhas sulfite com traçados de desenhos para serem preenchidos de acordo com o gosto e a criatividade de cada um.

“Gostei da ideia, ajuda muito a baixar a tensão”, afirmou a estudante Luísa Daloia Bezerra, do curso de Direito, enquanto preenchia um traçado multicolorido ao lado de outros dois colegas, também concentrados na brincadeira.

Além de visar estudantes, a atividade estende-se também aos demais funcionários da instituição. A prática tornou-se muito popular no ano de 2013, com o lançamento da série de livros para colorir Secret Garden, da ilustradora escocesa Johanna Basford. Composto por elaboradas ilustrações destinadas a todas as idades, o trabalho da artista chegou a conquistar o topo da lista de obras mais vendidas no ranking do The New York Times.

A estudante Luísa Daloia: “Gostei da ideia, ajuda muito a baixar a tensão” (Foto: Bianca Garutti)

A ideia de trazer a atividade para a biblioteca surgiu como uma proposta para aliviar o estresse dos estudantes, que atinge grau elevado nos períodos de provas, segundo apurou pesquisa realizada pela universidade. De acordo com a bibliotecária Jerusa, o ato de colorir funciona como “um eficiente meio de descompressão”, atendendo à intenção de relaxamento.

A proposta conta com uma variedade de desenhos disponíveis para a escolha do interessado, todos impressos em folha sulfite e com espaços destinados para que o participante se identifique, colocando nome e o curso que está frequentando.

Os desenhos apresentam também a opção de colorir em conjunto com outras pessoas, na qual o autor pinta apenas uma parte da ilustração e deixa que outro termine a obra, criando-se assim um mecanismo de interação entre os participantes. Finalizadas, as ilustrações podem ficar expostas na mesa, no andar inferior da biblioteca, ou serem levadas por quem as coloriu.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Melyssa Kell


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.