Destaque

Livro marca trajetória política de Izalene em Campinas

Escrito e organizado pela jornalista Ivete Roldão, publicação tem a participação de cinco mulheres nas entrevistas realizadas

Por: Rita de Cássia

Capa do livro é uma referência ao presente recebido por mulheres da periferia (Foto: Rita de Cássia)

A trajetória de vida de Izalene Tiene, a única prefeita mulher de Campinas, está no livro, escrito pela jornalista Ivete do Carmo Roldão, como uma forma de homenagear e presentear Izalene. Para escrever essa história, a autora ouviu 62 mulheres e contou com as parcerias de  Antônia Silva, Bel Cruz, Denise Serino, Jane Maria, Vanda Russo nas entrevistas e na apuração das informações coletadas. O lançamento aconteceu na noite de segunda-feira, no Salão Paroquial Divino Salvador, em Campinas.

 Izalene Tiene assumiu a Prefeitura de Campinas após o assassinato do prefeito Toninho, em setembro de 2001 (Foto: Rita de Cássia)

Como um símbolo da participação de Izalene da vida das mulheres de Campinas, a capa do livro traz uma foto da ex-prefeita beijando uma colcha de retalhos, que foi costurada por mulheres da periferia e entregue para ela, 15 dias após a morte do prefeito Toninho, assassinado na noite de 10 setembro de 2001. Segundo Izalene, essas mulheres se comprometeram a ajudá-la na trajetória política que se iniciava, como prefeita de Campinas. “Isso representa a nossa vida”, diz olhando para a capa do livro.

Izalene é assistente social formada na PUC-Campinas. Militante do Partido dos Trabalhadores (PT), partido que ajudou a construir, e tem histórias envolvendo os movimentos sociais. Aos seus quase 80 anos tem sua vida registrada em livro biográfico, que começou a ser produzido em março de 2022. “Foi difícil, um período muito machista”, pondera.

Segundo Ivete Roldão, a palavra mais usada para descrever a ex-prefeita é acolhedora e a história que mais marcou foi a de Izalene com sua mãe, que tinha Alzheimer. “Izalene sempre a levava em reuniões da prefeitura durante a semana quando essas iam demorar,” recorda.

A jornalista Ivete Roldão com as mulheres que participaram da trajetória política de Izalene Tiene (Foto: Rita de Cássia)

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Marina Fávaro


Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.