Destaque

Fechada há 8 anos, Casa de Cultura Hermann Müller será restaurada

Prefeitura de Americana planeja transformar o local em um polo cultural

Por: Guilherme Frezzarin e Lucas Ardito

A prefeitura de Americana iniciou nova fase do projeto de restauração da Casa de Cultura Hermann Müller, que é considerada patrimônio histórico e cultural da cidade e está fechada para visitação desde 2014. O projeto foi apresentado em outubro ao prefeito Chico Sardelli e à secretária de cultura e turismo, Marcia Gonzaga Faria. Agora, o processo de restauração entra na fase de captação de recursos.

Local será restaurado e regularizado para voltar ao funcionamento (Foto: Guilherme Frezzararin)

O projeto foi aprovado pelo Condepham (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana) e custeado pelo Proac Expresso, programa do governo estadual. Agora, a prefeitura busca captar recursos para viabilizar o restauro através do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que permite às empresas destinarem parte dos impostos estaduais para obras.

Por conta do estágio inicial, ainda não há previsão de reinauguração da Casa Hermann Müller. A primeira etapa da obra, que será a restauração do telhado do local, está orçada em R$ 1,6 milhão. O prefeito Chico Sardelli celebrou a

nova fase do projeto. “Trata-se de um importante patrimônio histórico e cultural da nossa cidade e fico muito feliz em ver esse projeto de restauro caminhando. Um espaço que reúne muita história e precisa ser recuperado para a população”, disse via assessoria de imprensa.

Além do restauro da parte interna e externa, as obras na Casa Hermann Müller buscam tornar o espaço acessível a pessoas com deficiência. O projeto, elaborado pela construtora OES Engenharia e Construções, planeja implantar rampas de acessibilidade, banheiros adaptados para receber PCD e com inclusão de fraldários. Há, também, a necessidade de se adequar às normas exigidas pela vistoria do Corpo de Bombeiros.

Pessoas que desejam visitar a casa se deparam com portões fechados (Foto: Guilherme Frezzarin)

A historiadora Vanessa Fantacussi acredita que manter locais históricos bem cuidados impacta na identidade do município. “Uma cidade sem a preservação de seu patrimônio, seja este material ou imaterial, está condenada ao esquecimento. Se a cultura não for preservada, ao longo de gerações, será esquecida e desconhecida. Esse desconhecimento não permite o sentimento de pertencimento e assim a identidade será perdida”, explicou.

(A historiadora explica que a ideia de restaurar patrimônios históricos surgiu na França)

Com a restauração, a prefeitura planeja transformar o local em um polo cultural de Americana. “A Casa Hermann Müller, quando em perfeito estado de conservação, será utilizada como espaço de convívio, de realização de eventos

culturais de diversas linguagens e expressões, com grande potencial turístico e de visitação”, afirmou a secretária de cultura Marcia Gonzaga Faria.

Patrimônio histórico da cidade

Idealizada por Hermann Müller, filho de Franz Müller, um dos responsáveis pelo desenvolvimento de Americana, a casa foi construída em 1909, com estilo ítalo-germânico de arquitetura. Desapropriado em 1983, o local passou a ser utilizado como espaço cultural em 2001, quando se tornou a Casa de Cultura Hermann Müller.

“A Casa Herman Müller faz parte da história, não só da cidade de Americana, como também de toda a região. A grande maioria dos habitantes não conhece a história da cidade, portanto, ignoram a importância desse patrimônio histórico para a construção e formação da cidade que temos hoje. Isso no âmbito não somente cultural, como também econômico, político, social e até mesmo religioso”, completa a historiadora.

Telhado será primeira etapa da restauração da Casa Hermann Müller (Foto: Guilherme Frezzarin)

Ao todo, a casa de 1,4 mil metros quadrados possui 54 cômodos, que são divididos em cinco pavimentos. O orçamento para as outras fases do projeto de restauração ainda não foi finalizado. Além das obras na Casa Hermann Müller, a prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo, espera iniciar em 2023 um projeto de restauração do Casarão de Salto Grande, local que habita o Museu Histórico e Pedagógico Dr. João da Silva Carrão.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Bianca Bernardes


Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades


Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.