Destaque
Desenvolvida por Ricardo Andrade, do PPG em Linguagens, Mídia e Arte, pesquisa aborda o sindicalismo
Por Aline Nascimento
Nesta segunda-feira (19), o Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), da PUC-Campinas, teve a primeira de suas dissertações transmitida em tempo real por uma rede externa, não vinculada à universidade. O feito ocorreu em função da defesa do mestrado do jornalista Jhone Ricardo Andrade, que teve por título “Midiatização do sindicalismo: da porta da fábrica à conexão em tempo real”.

Todo o processo de avaliação do trabalho desenvolvido pelo estudante nos últimos dois anos, com os comentários e arguições da banca examinadora, foi transmitido ao vivo no canal “Socializando Saberes”, disponível no YouTube e acessível a qualquer interessado.
O coletivo independente “Socializando Saberes”, que abriga a live da apresentação da dissertação, costuma transmitir atos políticos com o objetivo de democratizar o conhecimento e interligar os movimentos sociais.
“O nosso coletivo tem a perspectiva de construir pontes. É pensar a comunicação, pensar a tecnologia, o uso desse recurso computacional digital, para criar pontes entre as organizações do movimento social”, explica Júnior Paixão, participante do coletivo, um dos que operavam o equipamento para realizar a transmissão.
Em seu trabalho, Ricardo Andrade, 28 anos, aponta como os sindicatos foram transformando a maneira de se comunicar com suas bases através do domínio dos recursos da tecnologia. Segundo afirmou o agora mestre, é curioso perceber que os estudos demonstram como as mídias e a comunicação se entrelaçam com os movimentos sociais.

“É muito bom poder verificar como os diferentes meios de comunicação e a evolução e trabalho em cima deles contribui com os debates na sociedade, para o fortalecimento da democracia e a redução das desigualdades sociais”, reiterou.
A banca que avaliou o estudante foi composta por dois docentes do Limiar: o orientador, Prof. Dr. Carlos A. Zanotti, e o Prof. Dr. José Paulo Hengersel. Como membro externo, participou o Prof. Dr. José Dari Krein, da Unicamp.
A defesa do trabalho despertou o interesse de vários membros de organizações sindicais ali presentes, além de ter chamado a atenção da vereadora Paolla Miguel (PT), que é filha de uma professora sindicalista.

Paolla falou, no intervalo da apresentação, sobre a importância de pesquisas que investiguem a comunicação nas organizações políticas, para a otimização e evolução do movimento social.
“É preciso saber como a gente pode, cada vez mais, se aperfeiçoar no uso das mídias, não só para o aperfeiçoamento da comunicação, de sua efetividade, mas também para a utilização desta ferramenta. Isso é fundamental para o futuro”, afirmou a vereadora.
Para o vídeo da apresentação, acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Euk39UnZrlI
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.