Destaque
Desenvolvida por Ricardo Andrade, do PPG em Linguagens, Mídia e Arte, pesquisa aborda o sindicalismo
Por Aline Nascimento
Nesta segunda-feira (19), o Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC), da PUC-Campinas, teve a primeira de suas dissertações transmitida em tempo real por uma rede externa, não vinculada à universidade. O feito ocorreu em função da defesa do mestrado do jornalista Jhone Ricardo Andrade, que teve por título “Midiatização do sindicalismo: da porta da fábrica à conexão em tempo real”.
Todo o processo de avaliação do trabalho desenvolvido pelo estudante nos últimos dois anos, com os comentários e arguições da banca examinadora, foi transmitido ao vivo no canal “Socializando Saberes”, disponível no YouTube e acessível a qualquer interessado.
O coletivo independente “Socializando Saberes”, que abriga a live da apresentação da dissertação, costuma transmitir atos políticos com o objetivo de democratizar o conhecimento e interligar os movimentos sociais.
“O nosso coletivo tem a perspectiva de construir pontes. É pensar a comunicação, pensar a tecnologia, o uso desse recurso computacional digital, para criar pontes entre as organizações do movimento social”, explica Júnior Paixão, participante do coletivo, um dos que operavam o equipamento para realizar a transmissão.
Em seu trabalho, Ricardo Andrade, 28 anos, aponta como os sindicatos foram transformando a maneira de se comunicar com suas bases através do domínio dos recursos da tecnologia. Segundo afirmou o agora mestre, é curioso perceber que os estudos demonstram como as mídias e a comunicação se entrelaçam com os movimentos sociais.
“É muito bom poder verificar como os diferentes meios de comunicação e a evolução e trabalho em cima deles contribui com os debates na sociedade, para o fortalecimento da democracia e a redução das desigualdades sociais”, reiterou.
A banca que avaliou o estudante foi composta por dois docentes do Limiar: o orientador, Prof. Dr. Carlos A. Zanotti, e o Prof. Dr. José Paulo Hengersel. Como membro externo, participou o Prof. Dr. José Dari Krein, da Unicamp.
A defesa do trabalho despertou o interesse de vários membros de organizações sindicais ali presentes, além de ter chamado a atenção da vereadora Paolla Miguel (PT), que é filha de uma professora sindicalista.
Paolla falou, no intervalo da apresentação, sobre a importância de pesquisas que investiguem a comunicação nas organizações políticas, para a otimização e evolução do movimento social.
“É preciso saber como a gente pode, cada vez mais, se aperfeiçoar no uso das mídias, não só para o aperfeiçoamento da comunicação, de sua efetividade, mas também para a utilização desta ferramenta. Isso é fundamental para o futuro”, afirmou a vereadora.
Para o vídeo da apresentação, acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Euk39UnZrlI
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino