Destaque
Situado a 128km de Campinas, o local é ótimo para comer peixes com a família
Por: Gabriel Arantes
Com mais de 6 mil habitantes e uma vista deslumbrante, Cachoeira de Emas é o principal ponto turístico da cidade de Pirassununga. Aos finais de semana, ônibus de diversas regiões vão até o distrito para comer um bom peixe e admirar a paisagem. Cachoeira de Emas tem esse nome devido as inúmeras cachoeiras que se formaram depois da construção de barragens da PCH Emas (Pequena Central Hidrelétrica de Emas), uma usina inaugurada em 1922 pela Central Elétrica de Rio Claro e que, depois de vários problemas de operação, foi desativada em 1987. Aparentemente abandonados, os antigos prédios da usina formam um interessante contraste com a natureza ao seu redor.

A região conta com uma boa infraestrutura, que inclui vários quiosques que podem ser alugados para o dia, além de um centro médico, teatro de arena, centro comercial com inúmeras lojinhas populares, uma pequena praça com coreto e uma Capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida.
O início das pesquisas com peixes e o rio, em Cachoeira de Emas, deveu-se, inicialmente, ao biólogo e zoologista Rodolpho von Ihering, responsável pela instalação de uma Estação Experimental de Biologia e Piscicultura no Distrito, nos anos 30, bem como ao trabalho e à persistência do Professor Doutor Manuel Pereira de Godoy. Dentre os diversos trabalhos do Dr. Manuel, um dos mais notórios foi, justamente, o desenvolvimento de dispositivos junto às barragens (escadas de subida) dos diversos rios brasileiros com o intuito de diminuir ao máximo o impacto na vida aquática, permitindo passagens dos peixes para a reprodução e manutenção dessas espécies.
Ficam no distrito: uma Base Operacional da Polícia Ambiental; o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais e o IBAMA – referência na América Latina em pesquisa de peixes de água doce; uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (o antigo Laboratório de Peixes Fluviais Doutor Pedro de Azevedo) do Pólo Centro Leste da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Outro ponto de destaque em Cachoeira de Emas é a ponte velha sobre o rio Mogi, que é um marco arquitetônico da região. Oficialmente chamada de Attilio Zero, a ponte faz parte da SP-201 e oferece as melhores vistas das cachoeiras.

Orientação: Amanda Artioli
Edição: André Romero
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.