Destaque

Cachoeira de Emas: a praia do centro-leste paulista

Situado a 128km de Campinas, o local é ótimo para comer peixes com a família

Por: Gabriel Arantes

Com mais de 6 mil habitantes e uma vista deslumbrante, Cachoeira de Emas é o principal ponto turístico da cidade de Pirassununga. Aos finais de semana, ônibus de diversas regiões vão até o distrito para comer um bom peixe e admirar a paisagem. Cachoeira de Emas tem esse nome devido as inúmeras cachoeiras que se formaram depois da construção de barragens da PCH Emas (Pequena Central Hidrelétrica de Emas), uma usina inaugurada em 1922 pela Central Elétrica de Rio Claro e que, depois de vários problemas de operação, foi desativada em 1987. Aparentemente abandonados, os antigos prédios da usina formam um interessante contraste com a natureza ao seu redor.

Aparentemente abandonados, os antigos prédios da usina formam um interessante contraste com a natureza ao seu redor. (Foto: Gabriel Arantes)

A região conta com uma boa infraestrutura, que inclui vários quiosques que podem ser alugados para o dia, além de um centro médico, teatro de arena, centro comercial com inúmeras lojinhas populares, uma pequena praça com coreto e uma Capela dedicada a Nossa Senhora Aparecida. 

O início das pesquisas com peixes e o rio, em Cachoeira de Emas, deveu-se, inicialmente, ao biólogo e zoologista Rodolpho von Ihering, responsável pela instalação de uma Estação Experimental de Biologia e Piscicultura no Distrito, nos anos 30, bem como ao trabalho e à persistência do Professor Doutor Manuel Pereira de Godoy. Dentre os diversos trabalhos do Dr. Manuel, um dos mais notórios foi, justamente, o desenvolvimento de dispositivos junto às barragens (escadas de subida) dos diversos rios brasileiros com o intuito de diminuir ao máximo o impacto na vida aquática, permitindo passagens dos peixes para a reprodução e manutenção dessas espécies.

Ficam no distrito: uma Base Operacional da Polícia Ambiental; o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais e o IBAMA – referência na América Latina em pesquisa de peixes de água doce; uma Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (o antigo Laboratório de Peixes Fluviais Doutor Pedro de Azevedo) do Pólo Centro Leste da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Outro ponto de destaque em Cachoeira de Emas é a ponte velha sobre o rio Mogi, que é um marco arquitetônico da região. Oficialmente chamada de Attilio Zero, a ponte faz parte da SP-201 e oferece as melhores vistas das cachoeiras. 

Ponte do rio Mogi, construção histórica da região. (Foto: Gabriel Arantes)

Orientação: Amanda Artioli

Edição: André Romero


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.