Destaque

Parque da cidade é referência em arquitetura moderna

Projeto paisagístico, assinado por Burle Marx, é patrimônio cultural de São José dos Campos

Por: Raissa Fernandes

Lago Artificial se torna a casa de diversos animais (Foto: Raissa Fernandes)

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, localizado no bairro de Santana em São José dos Campos, é reconhecido como Parque da Cidade e integra o antigo complexo da Tecelagem Parahyba, fábrica de cobertores que teve destaque na fase industrial da região do Vale do Paraíba com funcionamento entre 1949 e 1995, e a Fazenda Sant’Ana do Rio Abaixo.

Construções de onde a Tecelagem do Parahyba funcionava (Foto: Raissa Fernandes)

O ambiente contempla um milhão de metros quadrados que incluem opções de espaços para atividades de lazer com a família e amigos, além de feiras e eventos. O local pertencia à família Gomes e em 1996 tornou-se um parque municipal aberto a todo ao público. A área foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural.

O projeto paisagístico é assinado por Roberto Burle Marx, artista plástico reconhecido nacionalmente por suas obras, por todo o território brasileiro. O planejamento inclui lagos artificiais, academias ao ar livre, espaços para trilhas, parquinhos para crianças, anfiteatros para eventos culturais, espaço para pets e o museu do folclore. A vegetação é reconhecida por sua diversidade e há animais de espécies nativas e exóticas.

Palmeiras foram plantadas para indicar o caminho para os antigos trabalhadores (Foto: Raissa Fernandes)

Para completar as obras arquitetônicas disponíveis no Parque da Cidade há a casa de Olivo Gomes, reconhecida internacionalmente por sua arquitetura moderna. Planejada por Rino Levi, tem a vista privilegiada para o lago que compõe toda a paisagem junto aos painéis de artes e azulejos em toda a casa, que relembram a tradicional semana da arte moderna.

O Parque Roberto Burle Marx é uma maneira de levar a natureza para perto dos moradores, como a maior área verde presente na região urbanizada de São José dos Campos. A visitação é gratuita e o local fica aberto todos os dias, das 6hs às 18hs.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Bianca Bernardes


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.