Destaque

Parque da cidade é referência em arquitetura moderna

Projeto paisagístico, assinado por Burle Marx, é patrimônio cultural de São José dos Campos

Por: Raissa Fernandes

Lago Artificial se torna a casa de diversos animais (Foto: Raissa Fernandes)

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, localizado no bairro de Santana em São José dos Campos, é reconhecido como Parque da Cidade e integra o antigo complexo da Tecelagem Parahyba, fábrica de cobertores que teve destaque na fase industrial da região do Vale do Paraíba com funcionamento entre 1949 e 1995, e a Fazenda Sant’Ana do Rio Abaixo.

Construções de onde a Tecelagem do Parahyba funcionava (Foto: Raissa Fernandes)

O ambiente contempla um milhão de metros quadrados que incluem opções de espaços para atividades de lazer com a família e amigos, além de feiras e eventos. O local pertencia à família Gomes e em 1996 tornou-se um parque municipal aberto a todo ao público. A área foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural.

O projeto paisagístico é assinado por Roberto Burle Marx, artista plástico reconhecido nacionalmente por suas obras, por todo o território brasileiro. O planejamento inclui lagos artificiais, academias ao ar livre, espaços para trilhas, parquinhos para crianças, anfiteatros para eventos culturais, espaço para pets e o museu do folclore. A vegetação é reconhecida por sua diversidade e há animais de espécies nativas e exóticas.

Palmeiras foram plantadas para indicar o caminho para os antigos trabalhadores (Foto: Raissa Fernandes)

Para completar as obras arquitetônicas disponíveis no Parque da Cidade há a casa de Olivo Gomes, reconhecida internacionalmente por sua arquitetura moderna. Planejada por Rino Levi, tem a vista privilegiada para o lago que compõe toda a paisagem junto aos painéis de artes e azulejos em toda a casa, que relembram a tradicional semana da arte moderna.

O Parque Roberto Burle Marx é uma maneira de levar a natureza para perto dos moradores, como a maior área verde presente na região urbanizada de São José dos Campos. A visitação é gratuita e o local fica aberto todos os dias, das 6hs às 18hs.

Orientação: Profa. Rose Bars

Edição: Bianca Bernardes


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.