Destaque
Projeto paisagístico, assinado por Burle Marx, é patrimônio cultural de São José dos Campos
Por: Raissa Fernandes

O Parque Municipal Roberto Burle Marx, localizado no bairro de Santana em São José dos Campos, é reconhecido como Parque da Cidade e integra o antigo complexo da Tecelagem Parahyba, fábrica de cobertores que teve destaque na fase industrial da região do Vale do Paraíba com funcionamento entre 1949 e 1995, e a Fazenda Sant’Ana do Rio Abaixo.

O ambiente contempla um milhão de metros quadrados que incluem opções de espaços para atividades de lazer com a família e amigos, além de feiras e eventos. O local pertencia à família Gomes e em 1996 tornou-se um parque municipal aberto a todo ao público. A área foi tombada como patrimônio histórico pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural.
O projeto paisagístico é assinado por Roberto Burle Marx, artista plástico reconhecido nacionalmente por suas obras, por todo o território brasileiro. O planejamento inclui lagos artificiais, academias ao ar livre, espaços para trilhas, parquinhos para crianças, anfiteatros para eventos culturais, espaço para pets e o museu do folclore. A vegetação é reconhecida por sua diversidade e há animais de espécies nativas e exóticas.

Para completar as obras arquitetônicas disponíveis no Parque da Cidade há a casa de Olivo Gomes, reconhecida internacionalmente por sua arquitetura moderna. Planejada por Rino Levi, tem a vista privilegiada para o lago que compõe toda a paisagem junto aos painéis de artes e azulejos em toda a casa, que relembram a tradicional semana da arte moderna.
O Parque Roberto Burle Marx é uma maneira de levar a natureza para perto dos moradores, como a maior área verde presente na região urbanizada de São José dos Campos. A visitação é gratuita e o local fica aberto todos os dias, das 6hs às 18hs.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Bianca Bernardes
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.