Destaque
Localizado na cidade de Jundiaí, no interior paulista, o espaço é um convite de imersão ao universo ferroviário
Por: Marina Fávaro

Inaugurado em 1979 na cidade de Jundiaí, o Museu Ferroviário é um ótimo passeio para quem quer conhecer as contribuições das ferrovias – com destaque para a Companhia Paulista de Estradas de Ferro – no desenvolvimento social, econômico e político do município e do interior paulista.

Localizado no Complexo Fepasa, na Avenida União dos Ferroviários, o Museu possui entrada gratuita e está localizado a aproximadamente 50 minutos do Centro de Campinas.
Após revitalização, o Museu foi reaberto em setembro deste ano e traz a exposição “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que objetiva homenagear a ferrovia e os ferroviários. Com trilha sonora característica, a exposição oferece aos visitantes um significativo acervo de documentos e de objetos, como réplicas de locomotivas, malas e baús, além de telefones e máquinas de escrever e fotográficas.
A exposição também trata da exploração do trabalho de pessoas escravizadas, da perseguição aos povos originários e do papel das comunicações.
Outro aspecto interessante é que a exposição mostra o papel das ferrovias em transportarem a cultura, uma vez que, através delas, na cidade de Jundiaí, sugiram os Gabinetes de Leitura e os clubes esportivos, como o Clube Jundiaiense, o Grêmio C.P. e o Paulista Futebol Clube.

SERVIÇO
Museu Ferroviário
Avenida União dos Ferroviários, no Complexo Fepasa, 1760, Jundiaí–SP, CEP 13201-160
Telefone: (11) 4589-6800
Email: museuciapaulista@jundiai.sp.gov.br
Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h
A entrada é gratuita.
Orientação: Profa. Rose Bars
Edição: Marina Fávaro
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.