Cultura & Espetáculos
Ato percorreu a região central da cidade na manhã deste domingo (20)
Por: Rafael Smaira
A cidade de Campinas (SP) recebeu a 21ª Marcha Zumbi dos Palmares neste domingo (20), em comemoração ao dia 20 de novembro, que marca a Consciência Negra. O ato percorreu as principais vias do Centro, tendo como ponto de partida a Estação Cultura, passou pelo Calçadão da 13 de Maio, pelas avenidas Francisco Glicério e Anchieta e findou na praça do Largo do Rosário.
O roteiro não preza apenas pela ocupação de importantes ruas e avenidas, mas remete também à lugares históricos de Campinas: a importante estação que servia como escoamento ferroviário da produção de café e cana-de-açúcar na região, a avenida que carrega a data da abolição da escravidão e a praça cujo nome remete à padroeira de pessoas negras.
A caminhada foi direcionada por toques de tambor, berimbau e maracatu durante todo o percurso e contou com a participação de membros da gestão municipal, além de representantes de associações da sociedade civil. Dentre as principais figuras, estiveram presentes a pesquisadora e ativista da Fazenda Roseira Alessandra Ribeiro, o diretor de Cultura da prefeitura Gabriel Rapassi e vereadores como Paulo Bufalo e Paolla Miguel.
Durante a caminhada, lideranças do movimento negro da cidade elencaram pautas como as cotas raciais e políticas públicas de auxílio às periferias e fizeram reivindicações pelo fim da discriminação e da violência policial. No final do percurso, os manifestantes formaram uma roda no Largo do Rosário para discursos sobre a necessidade de rememorar a figura de Zumbi dos Palmares. (Fotos: Rafael Smaira)





Orientação: Gilberto Roldão
Edição: Giovanna Sottero
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos

Festa das Nações chega ao Distrito de Joaquim Egídio
A festa vai oferecer barracas de artesanato, gastronomia e shows musicais que remetem às tradições das determinadas nações.

Dia da Dança tem mais de 20 coreografias em Nova Odessa
Meire Prado, diretora da escola, disse que esse momento é essencial para reforçar a importância da cultura para as pessoas.

Gostos da Argentina, Coreia e Minas juntos num só lugar
O festival trouxe mais de 50 pratos típicos de países como Coreia do Sul, Japão, México, Uruguai, Espanha, Argentina.

Paixão de Cristo envolve mais de 300 pessoas
O tradicional espetáculo em Piracicaba ocorre nos dias 16 a 20 de abril, com seis sessões.

Unicamp promove experiência com cineasta brasileira
Através de diversos encontros, Laís Bodanzky compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.