Destaque
Plataforma traz vídeos com as últimas argumentações dos candidatos Lula, Bolsonaro, Ciro e Simone Tebet
Por: Larissa Fortunato
Nesta quarta-feira, véspera do último debate entre os candidatos à Presidência da República, marcado para as 22h30 de hoje, 29, na Rede Globo de Televisão, os quatro candidatos que mais aparecem em pesquisas, Luís Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), publicaram vídeos em seus canais do YouTube elevando o tom da campanha eleitoral. Dispararam forte argumentação contra as propostas de governo dos adversários, reafirmando expectativas de que haverá um segundo turno.
“Basta de tanto ódio, destruição, mentiras, sofrimentos e morte. Vamos agora mesmo, no dia 2 de outubro, reconstruir o país que sonhamos”, propõe o ex-presidente Lula, pedindo apoio para liquidar a fatura já no primeiro turno, que ocorre no próximo domingo.
Em nome da união do povo brasileiro, Lula disse desejar livrar o Brasil do ódio e trazer ao país a volta da dignidade. Para tanto, o ex-presidente, que vem recebendo apoio maciço até de adversários de outros momentos, embarcou na campanha pelo chamado voto útil, o que vinha evitando fazer até então.
Em seu canal do Youtube, o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), disse duvidar das pesquisas eleitorais realizadas pelo Datafolha, que apontam Lula muito à frente de suas projeções. “Mudaremos muita coisa para melhor. Vamos garantir definitivamente a liberdade de expressão de vocês”, disse ao sugerir que seus eleitores devem comparecer às urnas “de verde e amarelo”.
“Aqueles que ousam resistir, como é o meu caso, são vítimas das mais violentas campanhas de intimidação, mentiras e de operações de destruição de imagem”, postou o candidato Ciro Gomes (PDT), se referindo às pressões que vem recebendo para desistir da disputa em nome do candidato Lula.
Segundo afirma em seu vídeo, mais de 33 milhões de brasileiros passam fome, 125 milhões não fazem as três refeições diárias, 50 milhões vivem com R$ 14,00 ou menos por dia, 10 milhões estão desempregados e 66,6 milhões estão com nome sujo no Serasa. “O nosso povo não merece tanto sofrimento”, disse Ciro Gomes ao apresentar suas propostas para a área econômica.
Na tarde de ontem, a pesquisa eleitoral mais recente, feita pelo IPEC entre os dias 25 e 26 de setembro, o candidato Luís Inácio Lula da Silva, liderava com 48% dos votos válidos no primeiro turno. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro aparecia com 31%, seguido por Ciro Gomes, com 6%, e Simone Tebet, com 5%.
A candidata Simone Tebet (MDB), em gravação curta para o Youtube, deixou a mensagem de que o futuro do Brasil está nas mãos do povo. “O Brasil não aguenta e não suportará mais quatro anos dessa discussão ideológica, briga e mentiras de corrupção”, argumentou Simone.
Abaixo, o é possível visualizar o número de seguidores de cada candidatura nos canais do Youtube:
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Melyssa Kell
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino