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Depois de dois anos de pausa, Expoflora retorna em sua 39ª edição

Retorno da maior exposição de flores em Holambra espera receber mais de 250 mil visitantes

Por Gustavo Tintori e Livia Nonata

Chuva de pétalas é destaque do evento (Foto: Livia Nonata)

Como forma de comemorar a chegada da primavera, setembro é o mês escolhido para a realização da Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina. Neste ano, o evento que acontece em Holambra e reuniu mais de 300 mil turistas em 2019, retorna para a sua 39ª edição depois de dois anos de paralisação, por conta da pandemia do covid-19. A Exposição surgiu em 1981 na intenção de compartilhar a cultura do cultivo de flores e plantas trazidas pelos holandeses e logo na primeira edição atraiu cerca de 12 mil pessoas.

Hoje em dia, ela ultrapassa as fronteiras de Holambra e até mesmo do Brasil, tendo uma grande influência nas cidades da região e movimentando mais de 40 segmentos. Seguindo as estimativas do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau (CRC&VB) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Campinas (Abrasel) Regional Campinas, o evento movimenta a economia em um raio de 180 quilômetros e deve injetar cerca de R$ 180 milhões nos setores de hotelaria, bares e restaurantes. Marcelo Adhemar Perez Lopes, professor de Turismo na PUC Campinas que trabalhou na organização da Expoflora durante 26 anos, reforça que as hospedagens da região, como Serra Negra, Pedreira, Jacutinga e Campinas já estão com as vagas esgotadas ou com grande parte dos leitos ocupados durante o mês de setembro. “São 250 mil visitantes que estão sendo esperados. A rede hoteleira de Holambra, uma cidade de 15 mil habitantes, não comporta esse número, e por isso os turistas recorrem aos hotéis da rede vizinha”.

Corredor de flores marca a entrada da mostra de paisagismo (Foto: Gustavo Tintori)

Além disso, a Expoflora, é o evento mais importante para os comerciantes de plantas do país, que tem a festividade como uma vitrine para mostrar as novidades e lançamentos da área, assim como incentivar o consumo e a cultura das flores. “Está todo mundo precisando desse momento. A Expoflora faz escoar a produção, dá uma desovada nas estufas e aumenta o número de vendas, o negócio alavanca. Inclusive, estamos com duas novidades que seguramos para lançar aqui na Expoflora, a Erva Aromática e a Kalanchoe Jardineira Mini”, afirma Luciano e Claúdio Rios, que trabalham com flores há 20 anos. Por isso, a falta da exposição, aliado ao momento da pandemia, impactou diretamente a vida daqueles que vivem desse setor. Os comerciantes ficaram dois anos sem poder divulgar seus produtos e, por isso, foram impactados diretamente na pandemia, num primeiro momento jogando tudo fora e triturando essas flores para serem transformadas em adubo.

Todo esse histórico traz uma expectativa ainda maior para essa edição da Expoflora que preparou novidades para receber o público de volta. O tema escolhido para a decoração deste ano é “Origem”, segundo Vera Longuini, assessora de Imprensa da Expoflora, que conta sobre a ideia de instigar os visitantes e trazer à tona aquilo que se quer resgatar de suas origens, depois de um período de isolamento social tão grande. A mostra de paisagismo e decoração conta com 18 ambientes, como o Jardim do Éden, Jardim Italiano, Jardim Japonês e o Jardim Rústico, todos pensados para transmitir o sentimento de retorno às raízes familiares, culturais ou até mesmo do contato com a natureza.

O evento também terá mensagens de divulgação da sustentabilidade, elementos remetendo à paz, principalmente com a guerra da Ucrânia, e o respeito à diversidade e às diferenças. Entre as atrações está a mostra de paisagismo, o museu histórico, as danças típicas e a parada das flores, com três carros alegóricos decorados que levam até a chuva de pétalas. “Um momento mágico, de pura energia, aquelas milhares de pessoas com as mãos erguidas, esperando para pegar uma pétala. A energia emanada naquele momento é muito bacana, é muito contagiante. Eu trabalho lá desde 2003, vou todos os anos, e todos os anos eu me emociono e choro com a chuva de pétalas”, conta Vera.

Outro ponto alto da exposição é o Shopping das Flores que apresenta os lançamentos atuais do mercado. “Neste ano são mais de 30, entre eles a rosa com mais de 200 pétalas, uma rosa verde, plantas em formatos de caracóis, begônias que mudam de cor, enfim, muitas folhagens bonitas e novidades”, disse Vera. Durante o dia, a programação ainda conta com apresentações de danças típicas, um momento de grande significado para a cultura Holandesa, em que os holambrenses utilizam vestimentas tradicionais como o tamanco de madeira (Klompen). “Retoma nossas origens, a vinda do nosso povo em 1948, conta nossa história e reforça nossa cultura que se adaptou a esse clima do Brasil”, diz a holandesa Marian Schouten, professora de dança responsável pelo treino dos grupos.

Roda de dança holandesa é apresentada durante o evento (Foto: Gustavo Tintori)

Sobre o retorno, na última semana, os visitantes comentam a evolução do evento e a expectativa com as novidades deste ano. “A expectativa era muito grande, um evento família, feliz, cheio de cores. Eu vim umas 5 vezes com minha família, anos atrás, e também antes da pandemia, e posso dizer que a Feira em si está muito mais bonita, elaborada e atrativa”, comenta a turista Vera Regina Schinor.

Serviços

A feira de flores Expoflora 2022 em Holambra começou no último dia 2 e vai até 25 de setembro, todas as sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h. Por causa do feriado, vai abrir também nos dias 7 e 8 de setembro (quarta e quinta-feira) no mesmo horário.

O ingresso custa R$80 e também é possível comprar um ticket de refeição para os restaurantes principais por R$59,90. Mais informações sobre os ingressos e as atrações da Expoflora podem ser vistos na página oficial da feira de flores de Holambra.

Orientação: Profa Amanda Artioli

Edição: Lucas Ardito


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