Destaque

Para pesquisador, poesia é “exercício espiritual”

O professor Márcio Capelli, em palestra na pós-graduação, diz que a literatura reinventa a religião

Por: Melyssa Kell

O prof. Márcio Capelli, em palestra a estudantes da pós-graduação: “A literatura reinventa a religião”. (Imagem: Facebook)

Pesquisador e doutor em teologia, o professor Márcio Capelli disse que a poesia pode ser comparada a “exercícios espirituais”, pois produzem o ordenamento dos afetos que colocam o ser humano “no trilho para a experiência do místico”. Professor do programa de pós-graduação em Ciências da Religião da PUC-Campinas, ele debateu o tema em evento remoto, na quinta-feira, 18, para estudantes do curso, buscando abordar as conexões existentes entre literatura e religião.

“O objetivo [da religião] é o progresso da vida contemplativa, com vista à experiência de participação no ser divino por meio do exame e do justo ordenamento da consciência, dos afetos, das motivações, das vontades”, disse Capelli ao recorrer à obra do pensador e escritor Inácio de Loyola, do século XV, posteriormente santificado pela igreja católica.

O docente disse compreender que a relação entre a literatura e a religião é ancestral. “A relação entre o que chamamos de literatura, como poema, romance, crônica, e o que chamamos de religião, que é um sistema de crenças que organiza a vida das pessoas, são duas instâncias que desde muito cedo estão relacionadas”, afirmou.

Capelli lembrou, em sua palestra, que as primeiras expressões rituais ocorreram na sociedade arcaica, relacionadas e associadas à produção de imagens, gestos e repetições verbais estruturadas. Na Grécia Antiga, segundo apontou, observa-se, a partir dos textos de Homero, “que existe uma conexão profunda com a religiosidade de sua época”. No caso do cristianismo, atribuem-se à arte funções linguísticas, musicais e pedagógicas, todas associadas à literatura.

O pesquisador em ciências religiosas recorreu ao filósofo Pierre Hadot, historiador e filólogo francês, para concluir que os recursos intelectuais motivam para a reflexão e a possibilidade de mudança por meio da consciência. “Graças a eles, o indivíduo se esforça por transformar sua maneira de ver o mundo, a fim de transformar a si mesmo”, disse.

Capelli também ponderou que, ainda que exista um componente espiritual nos textos literários, esses textos precisam ser considerados como textos literários e não teológicos, embora possam existir convergências, uma vez que “a literatura reinventa a religião”.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Bruno Brighenti Perez


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.