Cultura & Espetáculos
Sessões disponibilizam cuidados diferenciados para as mães e pais poderem assistir filmes com seus bebês
Por: Giovanna Sottero e Karen Carvalho
A pandemia afetou a todos e com o CineMaterna não foi diferente, depois de dois anos sem sessões de cinema para as mães e crianças, a organização voltou este ano em todo o Brasil, as sessões acontecem em várias cidade e estados.
Está tudo se estabilizando, como explica Mirian Rodrigues, vice-presidente da ONG: “O nosso público é composto por mães com bebês de até 18 meses, então é um público bastante específico, é muito nichado, vamos dizer assim e durante a pandemia acabamos perdendo esse público, pois os bebês cresceram”.
Os encontros que ocorriam uma vez por mês, em dias de semana às 14 horas, tiveram que ser suspensos por causa da quarentena, e assim as redes sociais do CineMaterna tiveram que começar a ser usadas para conseguir um contato maior com o público. “A gente continuou estabelecendo um relacionamento com o público através das redes sociais e da nossa base cadastral também. A gente mudou um pouco a forma de se relacionar com o nosso público, mas o objetivo não mudou, que era ser esse momento de respiro para as mães”, conta a vice-presidente em entrevista por vídeo.
O CineMaterna tem como foco e objetivo ser um ambiente acolhedor para as mães se enturmarem e trocarem experiências, havendo assim após cada sessão, um encontro onde mães e pais podem sair para tomar um café e compartilhar histórias sobre a maternidade. “Então o CineMaterna tem por objetivo, na verdade o nosso caminho inverso se você tem um bebê não é o bebê que te exclui ele te inclui, pois para participar de uma sessão basta que você seja mãe” comenta Mirian.
Mirian explica que a maternidade é muito mais difícil do que parece ou que é dito pela sociedade. “Se a criança chora, os pais recebem um monte de olhares atravessados para tomar alguma providência, alguma atitude, então essa família se sente desestimulada de frequentar esses espaços, porque o tempo inteiro ela está sendo julgada”. Ela conta sobre os objetivos do CineMaterna e como a pandemia impactou nos encontros presencias. Ouça.
.
.
As sessões do CineMaterna estão de volta nas salas de cinema, como ocorreu em Campinas, no Shopping Iguatemi Campinas, uma sessão do CineMaterna que reuniu por volta de 15 mães com bebês de até 18 meses, o filme assistido foi Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. “Conheci o CineMaterna através das redes sociais, essa já é a terceira que vamos e adoramos as propostas, todas as vezes fomos super bem tratados”, afirma Larissa Costa, mãe do Miguel de 10 meses.
Marcella Brandimarti disse que voltará para a sessão, mas que a expectativa não foi totalmente atingida: “O som estava um pouco alto, as luzes estavam todas apagadas e não há muita interação entre as mães”, mas por outro lado, ela afirma que foi bom saber que não precisava se preocupar se o bebê chorasse.
O CineMaterna é uma ONG, sem fins lucrativos que nasceu em 2008, a qual organiza em diferentes estados em parceria com os shoppings, sessões de cinema diferenciadas para bebês de até 18 meses, prometendo um volume mais baixo, trocadores de fraldas disponíveis dentro da sala de cinema, ar-condicionado mais suave e um ambiente levemente iluminado.
Serviço
As sessões de cinema variam de acordo com o dia de cada Shopping e os filmes que serão escolhidos são por enquete no site do CineMaterna, onde você consegue mais informações sobre os filmes e sessões.
O valor dos ingressos varia de acordo com a bilheteria, e ingressos de cortesia são distribuídos para as primeiras mães que chegaram na fila 30 minutos antes de começar a sessão, a quantidade de ingressos disponíveis depende do estabelecimento.
Orientação e edição: Prof. Adauto Molck
Veja mais matéria sobre Cultura & Espetáculos
Herói sem caráter reabre o MAC de Campinas
Macunaíma, de Mário de Andrade, inspira 34 artistas contemporâneos, com trabalhos que vão da pintura à videoarte
Mulher ciborgue é submissa no cinema, apura pesquisadora
Em oficina no Sesc-Campinas, a antropóloga Isabel Wittmann analisa filmes como Metrópolis, Blade Runner e Ex-Machina
Sesi Campinas é referência no ensino de jovens na cidade
Campinas conta com duas unidades da instituição no município
Desfile de escolas de samba volta a acontecer em Campinas
O evento foi paralisado há nove anos atrás
Conheça sobre a Torre do Castelo localizada em Campinas
No passado a instalação servia como uma caixa d’água para a cidade
Atleta campineiro é destaque na seleção brasileira de futsal down
O jogador foi eleito três vezes o melhor do mundo