Destaque
Produção feita por alunos de jornalismo é fruto de parceria com a emissora de Limeira
Por: Lucas Ardito e Luís Felipe Buzzetti

O Giro RMC agora é exibido na Rádio Magnificat, de Limeira. Produzido pelos alunos do curso de jornalismo da PUC-Campinas, o programa apresenta informações sobre a Região Metropolitana de Campinas e tem duração de 15 minutos, indo ao ar aos sábados, às 12:00.
Desenvolvido pelas disciplinas Laboratório A e Laboratório B, sendo um grupo de alunos responsável a cada edição, o Giro RMC é exibido na Rádio Brasil e, agora, ganha mais um veículo de divulgação. Ricardo Isaac, Diretor de Produção e Programação, diz que a Rádio Magnificat é uma “emissora sem fins lucrativos, que tem como proposta produzir e veicular programas com conteúdo de caráter educativo, cultural e religioso”, afirma.
A parceria entre PUC-Campinas e a rádio limeirense existe desde 2017, em um convênio que possibilita a cooperação das duas instituições no meio da comunicação social. A lei diz que uma rádio com concessão educativa necessita ter parceria com uma Instituição de Ensino Superior (IES), e os convênios são válidos por dez anos, com possibilidade de renovação. “Para nós da Fundação Nossa Senhora das Dores (mantenedora da Rádio Magnificat) é uma honra e um grande privilégio ter a PUC-Campinas como parceira, pois se trata de Universidade de excelência acadêmica e, sem dúvida, uma referência na RMC”, celebra o diretor.

Os alunos foram orientados a produzir pautas interligadas com políticas públicas, portanto, no primeiro programa a ir ao ar na Rádio Magnificat os temas abordaram a pobreza menstrual, incentivo ao voto de jovens e a situação dos motoristas de aplicativos na cidade de Campinas. De acordo com Alanis Mancini, aluna que participou do processo de produção do episódio, o desenvolvimento do programa foi desafiador “nosso grupo tinha um prazo e não podíamos atrasar, porque não era somente uma produção para a disciplina e sim para a Rádio”, explicou.
Além disso, Alanis ainda reforça a importância de produzir conteúdo para uma rádio fora da universidade, “é uma responsabilidade diferente e faz a gente enxergar o processo de produção. A gente aprende a como estruturar um programa que será veiculado em uma rádio, coisa que não temos noção apenas com aulas teóricas”, ressalta a estudante.
Para o diretor do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, Lindolfo Alexandre de Souza, a parceria entre as instituições qualifica a graduação dos alunos. “É importante para a Universidade esse tipo de convênio, com uma rádio FM, educativa e que tem um papel social importante naquela região. Isso destaca também a dimensão da PUC-Campinas, que não fica restrita à cidade”, diz o diretor. Além disso, Lindolfo afirma que a parceria é benéfica para ambas as partes. “Para nós é importante essa parceria, porque é ganha-ganha. É importante para a rádio ter a PUC como instituição parceira para cumprir a legislação, mas não queríamos que a parceria ficasse apenas no papel assinado e, efetivamente, fazer com que a PUC-Campinas participe da vida da rádio e que ela participe da vida da Universidade”, completa.
Orientação: Profa. Amanda Artioli
Edição: Luís Felipe Buzzetti
Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.