Destaque

Giro RMC passa a ser veiculado na Rádio Magnificat

Produção feita por alunos de jornalismo é fruto de parceria com a emissora de Limeira

Por: Lucas Ardito e Luís Felipe Buzzetti

Produção de alunos de jornalismo passa a ser exibida na Magnificat FM (Foto: Luís Felipe Buzzetti)

O Giro RMC agora é exibido na Rádio Magnificat, de Limeira. Produzido pelos alunos do curso de jornalismo da PUC-Campinas, o programa apresenta informações sobre a Região Metropolitana de Campinas e tem duração de 15 minutos, indo ao ar aos sábados, às 12:00.

Desenvolvido pelas disciplinas Laboratório A e Laboratório B, sendo um grupo de alunos responsável a cada edição, o Giro RMC é exibido na Rádio Brasil e, agora, ganha mais um veículo de divulgação. Ricardo Isaac, Diretor de Produção e Programação, diz que a Rádio Magnificat é uma “emissora sem fins lucrativos, que tem como proposta produzir e veicular programas com conteúdo de caráter educativo, cultural e religioso”, afirma.

A parceria entre PUC-Campinas e a rádio limeirense existe desde 2017, em um convênio que possibilita a cooperação das duas instituições no meio da comunicação social. A lei diz que uma rádio com concessão educativa necessita ter parceria com uma Instituição de Ensino Superior (IES), e os convênios são válidos por dez anos, com possibilidade de renovação. “Para nós da Fundação Nossa Senhora das Dores (mantenedora da Rádio Magnificat) é uma honra e um grande privilégio ter a PUC-Campinas como parceira, pois se trata de Universidade de excelência acadêmica e, sem dúvida, uma referência na RMC”, celebra o diretor.

Alanis relata os desafios da produção do Giro RMC (Foto: Luís Felipe Buzzetti)

Os alunos foram orientados a produzir pautas interligadas com políticas públicas, portanto, no primeiro programa a ir ao ar na Rádio Magnificat os temas abordaram a pobreza menstrual, incentivo ao voto de jovens e a situação dos motoristas de aplicativos na cidade de Campinas. De acordo com Alanis Mancini, aluna que participou do processo de produção do episódio, o desenvolvimento do programa foi desafiador “nosso grupo tinha um prazo e não podíamos atrasar, porque não era somente uma produção para a disciplina e sim para a Rádio”, explicou.

Além disso, Alanis ainda reforça a importância de produzir conteúdo para uma rádio fora da universidade, “é uma responsabilidade diferente e faz a gente enxergar o processo de produção. A gente aprende a como estruturar um programa que será veiculado em uma rádio, coisa que não temos noção apenas com aulas teóricas”, ressalta a estudante.

Para o diretor do Centro de Linguagem e Comunicação (CLC) da PUC-Campinas, Lindolfo Alexandre de Souza, a parceria entre as instituições qualifica a graduação dos alunos. “É importante para a Universidade esse tipo de convênio, com uma rádio FM, educativa e que tem um papel social importante naquela região. Isso destaca também a dimensão da PUC-Campinas, que não fica restrita à cidade”, diz o diretor. Além disso, Lindolfo afirma que a parceria é benéfica para ambas as partes. “Para nós é importante essa parceria, porque é ganha-ganha. É importante para a rádio ter a PUC como instituição parceira para cumprir a legislação, mas não queríamos que a parceria ficasse apenas no papel assinado e, efetivamente, fazer com que a PUC-Campinas participe da vida da rádio e que ela participe da vida da Universidade”, completa.

Orientação: Profa. Amanda Artioli

Edição: Luís Felipe Buzzetti


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.