Destaque

Afeto com obras literárias impulsiona leitura

Para Selma Santos, empatia com narrativas e personagens motiva uma relação prazerosa com o livro

Por: Giovanna Langella

Selma Rodrigues dos Santos: “a partir do momento em que começa a desenvolver uma afetividade com a obra, ele passa a querer saber mais, a querer ler mais” (Imagem: Videoconferência)

A relação de afeto entre um adolescente e um livro é fator essencial para criar dedicados leitores adultos. A constatação é da professora Selma Rodrigues dos Santos, autora da dissertação “Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência”. O estudo foi desenvolvido no programa de mestrado em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), da PUC-Campinas, sob orientação da professora Paula Almozara.

Para chegar ao resultado de seus estudos, a professora Selma desenvolveu, na escola em que trabalhava, um projeto de incentivo à leitura e se baseou na técnica de observação para embasar seus apontamentos. A ideia de desenvolver o estudo surgiu após a percepção de que, conforme o aluno avançava nas séries escolares e com a chegada da adolescência, os estudantes liam cada vez menos.

Em formato de diário de campo, a professora incentivou seus alunos a registrarem suas percepções, sentimentos e opiniões surgidas durante a leitura de determinadas obras literárias. Ao final dessa experiência e observando que a leitura passou a fazer parte da vida dos alunos, Selma Rodrigues constatou que a identificação do público adolescente com os livros oferecidos foi essencial para estimular a leitura no cotidiano e que a criação de relações de afeto entre leitor e personagem é outro fator importante para motivar o hábito.

“Mesmo aquele aluno que tinha alguma relutância em relação à leitura, a partir do momento em que ele começa a desenvolver uma afetividade com a obra ou o personagem da narrativa, ele passa a querer saber mais, a querer ler mais. Quando tem esse afeto, a leitura acaba se transformando em algo prazeroso”, afirma a pesquisadora, em entrevista ao Digitais

A professora também constatou que a leitura impulsiona cada vez mais o bom desempenho escolar do adolescente, e que rotular alunos como “não leitores” apenas afasta os jovens da vontade de ler. “É um discurso pejorativo, pregado na sociedade há décadas. Desfazer esse discurso é um trabalho de formiguinha”, diz.

A entrevista com a professora Selma Rodrigues, na íntegra, está disponível abaixo:

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Natália C. Antonini


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.