Destaque

Afeto com obras literárias impulsiona leitura

Para Selma Santos, empatia com narrativas e personagens motiva uma relação prazerosa com o livro

Por: Giovanna Langella

Selma Rodrigues dos Santos: “a partir do momento em que começa a desenvolver uma afetividade com a obra, ele passa a querer saber mais, a querer ler mais” (Imagem: Videoconferência)

A relação de afeto entre um adolescente e um livro é fator essencial para criar dedicados leitores adultos. A constatação é da professora Selma Rodrigues dos Santos, autora da dissertação “Escritas de si, leituras do outro: uma narrativa da experiência na formação de leitores na adolescência”. O estudo foi desenvolvido no programa de mestrado em Linguagens, Mídia e Arte (Limiar), da PUC-Campinas, sob orientação da professora Paula Almozara.

Para chegar ao resultado de seus estudos, a professora Selma desenvolveu, na escola em que trabalhava, um projeto de incentivo à leitura e se baseou na técnica de observação para embasar seus apontamentos. A ideia de desenvolver o estudo surgiu após a percepção de que, conforme o aluno avançava nas séries escolares e com a chegada da adolescência, os estudantes liam cada vez menos.

Em formato de diário de campo, a professora incentivou seus alunos a registrarem suas percepções, sentimentos e opiniões surgidas durante a leitura de determinadas obras literárias. Ao final dessa experiência e observando que a leitura passou a fazer parte da vida dos alunos, Selma Rodrigues constatou que a identificação do público adolescente com os livros oferecidos foi essencial para estimular a leitura no cotidiano e que a criação de relações de afeto entre leitor e personagem é outro fator importante para motivar o hábito.

“Mesmo aquele aluno que tinha alguma relutância em relação à leitura, a partir do momento em que ele começa a desenvolver uma afetividade com a obra ou o personagem da narrativa, ele passa a querer saber mais, a querer ler mais. Quando tem esse afeto, a leitura acaba se transformando em algo prazeroso”, afirma a pesquisadora, em entrevista ao Digitais

A professora também constatou que a leitura impulsiona cada vez mais o bom desempenho escolar do adolescente, e que rotular alunos como “não leitores” apenas afasta os jovens da vontade de ler. “É um discurso pejorativo, pregado na sociedade há décadas. Desfazer esse discurso é um trabalho de formiguinha”, diz.

A entrevista com a professora Selma Rodrigues, na íntegra, está disponível abaixo:

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Natália C. Antonini


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.