Destaque

Diretor da Defesa Civil de Campinas explica gestão de crises em palestra

Diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explicou como é abordagem municipal do tema

Sidnei Furtado dissertou ainda como Campinas conquistou, em 2019, o Prêmio Sasakawa das Nações Unidas

O diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, explicou na tarde de sábado, dia 21/5, na PUC-Campinas, a forma pela qual o município e a Região Administrativa de Campinas trabalham para enfrentar situações de risco sistêmico. A palestra foi ministrada na classe do professor Artur Araujo no curso de Prática de Formação em Gerenciamento de Crises da universidade, formada por alunos de diversas faculdades.

Furtado, que também exerce a função de Coordenador da Defesa Civil da Região de Campinas, contextualizou as origens da Defesa Civil no mundo, assim como abordou temas contemporâneos como o enfrentamento das arboviroses e da Covid-19. “A realidade atual sinaliza muitos desafios que exigem planejamento e preparação, então o gerenciamento de crises é um tema rico e multidisciplinar que exige a formação de mais profissionais especializados”, destacou.

Na exposição, o diretor da Defesa Civil explicou também conceitos técnicos como Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública, assim como citou casos famosos ocorridos em Campinas e região, como a microexplosão de 2016, que atingiu a região da Rodovia Dom Pedro, a enxurrada de 2003, que causou seis vítimas fatais no município, entre outros eventos relevantes.

Sidnei Furtado dissertou ainda como Campinas conquistou, em 2019, o Prêmio Sasakawa das Nações Unidas para a Redução de Desastres.Na ocasião, o município concorreu com 61 candidaturas de 31 países e o Departamento da Defesa Civil de Campinas foi o escolhido por sua abordagem única de comunidade sustentável e pelo compromisso pela inclusão de todos os grupos vulneráveis no mapeamento para mitigação de riscos. 

Segundo o professor Artur Araujo a apresentação foi extremamente produtiva para a classe, pois evidenciou a amplitude, a contemporaneidade e a complexidade do tema da gestão de crises. “A abordagem multidisciplinar do assunto é a chave para a eficiência e destaca uma frase que é quase um clichê no enfrentamento de crises: ‘quando uma ameaça pode ser antecipada, ela pode ser evitada’”, comentou.


Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.