Destaque
Mobilização ocorre até 30 de julho e conta com mais de 100 postos de arrecadação
Por: Carolina Barela
A Prefeitura de Campinas lançou no último dia 15 a Campanha de Agasalho de 2022, em parceria com as cidades da região, com o intuito de arrecadar roupas, agasalhos e cobertores para pessoas em estado de vulnerabilidade. A campanha deste ano conta com o lema “Inverno mais quente com a ajuda da gente”, e irá até o dia 30 de julho.
Até o momento, a campanha já conta com mais de 100 pontos de arrecadação espalhados pela Região Metropolitana de Campinas, e, de acordo com Vandecleya Moro, Secretária Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, na primeira semana da campanha foi arrecadada mais de meia tonelada de doações.
No próximo dia 28, sábado, das 8h às 17h, acontece no Paço Municipal de Campinas (Av. Anchieta 200, Cambuí) o Dia D da Campanha, que contará com mobilizações das prefeituras participantes e equipes de apoio ao decorrer do dia com ações simultâneas para a coleta dos itens para o inverno. As expectativas para o dia, segundo Vandecleya Moro, são de uma tonelada de doação. “Sei que o povo de Campinas é solidário e generoso, e consideramos viável a meta traçada”, disse a Secretária Municipal.
Para esse ano, a principal preocupação está em relação à arrecadação de roupas masculinas, que são doadas em menor quantidade e é a maior demanda para a população em situação de rua. A Secretária Municipal também destaca a importância de sempre doar roupas e outros itens que estão em bom estado de conservação.
Segundo Ana Maria Candido, gestora da organização SOS RUA, que é responsável pelo acolhimento e distribuição de agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua e em estado de vulnerabilidade, é muito importante a mobilização da população em relação à doação de itens para o frio. “Nas últimas semanas, que tivemos uma onda de frio mais forte, o que ajudou muito foi a doação de meias, cachecóis e gorros que nós recebemos e que normalmente não temos aqui para distribuir”, relata a gestora.
Em relação ao inverno, o meteorologista Bruno Kabke Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura da Unicamp, explica que nos meses de outono e inverno, as frentes frias se tornam mais frequentes e com maior potencial de impactar a região com a entrada de ar frio, porém, é impossível prever com precisão e antecedência se essas passagens de frente frias serão mais ou menos impactantes em comparação a que atingiu a região de Campinas durante o mês.
O meteorologista alerta também para um período com chuvas abaixo da média. “Apesar desses indicativos, não significa que não possamos ter dias excepcionalmente frios ou mesmo eventos pontuais de chuva intensa ou volumosa”, explica.
COMO DOAR PARA A CAMPANHA DE AGASALHO
As doações de roupas masculinas, femininas e infantis, de cobertores e roupas de cama, meias e gorros, sapatos e toalhas podem ser feitas através dos pontos de doação espalhados pelos municípios participantes.
CONFIRA AQUI OS PONTOS DE ARRECADAÇÃO
Já para o Dia D, as coletas ocorrem no Paço Municipal, localizado na Avenida Anchieta, número 200, no bairro Cambuí.
Para conferir os pontos de coleta do Dia D na sua cidade, clique aqui.
Os interessados em abrir um ponto de coleta de roupas podem entrar em contato com a Prefeitura pelos telefones (19) 2116-0165 ou 2116-0281.
COMO AJUDAR O SOS RUA
O SOS Rua é responsável pelo acolhimento de pessoas em situação de rua, oferecendo ajuda e soluções para as suas necessidades, como a doação de colchões, roupas, itens de higiene e encaminhando a albergues para passarem a noite. A organização atua pelas ruas de Campinas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13 às 17h e das 18h às 22h, e o contato para quem deseja ajudar é (19) 3253-4512.
Orientação: Prof. Gilberto Roldão
Edição: Sophia de Castro
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino