Destaque
Evento tem objetivo de estimular novas ideias e acontece de 20 a 22 deste mês
Por: Gabriely Ártico
Pelo quarto ano consecutivo, Campinas participa do Dia Mundial da Criatividade, comemorado na próxima quinta-feira (21). As palestras, workshops e apresentações serão realizadas de 20 a 22 deste mês de forma presencial e virtual. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Campinas e o espaço Mescla, da PUC-Campinas, são alguns dos apoiadores do evento.
A data, reconhecida em 2017 pela Organização das Nações Unidas (ONU), terá este ano 113 cidades brasileiras participando do evento, que contará com atividades presenciais e virtuais. O evento tem como proposta estimular a geração de novas ideias nos participantes.
Para a líder do movimento em Campinas, a pós-graduada em Economia Criativa e ativista de inovação, Ana Paula Cunha, o evento é uma oportunidade para celebrar a criatividade, que é um recurso inesgotável, principalmente nas regiões periféricas da cidade, onde há um volume expressivo de projetos criativos. “As pessoas às vezes não têm recursos e precisam dar um jeito de fazer as coisas. É praticamente um ‘se vira nos 30’ para muitos”, afirma. Na sua opinião, a criatividade é uma fonte que nunca passa por escassez e um braço fundamental para resolução de problemas.
Entre os mais de 20 inspiradores do evento na cidade está a facilitadora de Points of You Thais Domingues, que também é cofundadora da Academia de Criatividade de Campinas (ACDC). Ela falará sobre a promoção da criatividade no cotidiano com o Points Of You na Escola Saga, de Campinas.
Inspiradoras
A metodologia Points of You utiliza várias ferramentas que têm como objetivo ajudar os praticantes no seu desenvolvimento pessoal e profissional. “É uma espécie de jogo de cartas. Com uma ideia inicial, os facilitadores apresentam as cartas imagéticas para gerar insights”, explica. Thais se envolveu com o evento em 2020, mas somente este ano participará oficialmente como uma inspiradora.
Apaixonada pelas oportunidades que o evento traz, ela está animada com os resultados. “Quero ser uma agente de transformação, porque criatividade está em todo lugar”, conta. Para ela, ser inspiradora no Dia Mundial da Criatividade é a realização de um sonho. “Espero que, para o ano que vem, as pessoas fiquem muito animadas para participar ao ver que em 2022 foi muito legal”.
A designer de Branding Nathalia Fassina, de Campinas, participará pela primeira vez do Dia Mundial da Criatividade. Sua presença será marcada por meio de uma live, que tem como objetivo discutir a criatividade como identidade, e não como um dom. “Criatividade é muito sobre autenticidade. Todo mundo pode ser criativo e qualquer um pode inovar”, afirma.
Apesar de considerar Campinas uma cidade criativa, ela acha que é preciso romper alguns padrões. “Criatividade se constrói com diversidade e vejo que possa faltar um pouco disso [nas pessoas]”, avalia. “Já conversei com pessoas que falaram que veem muitos sendo criativos hoje em dia com coisas que a mãe ou a avó faziam há 20, 30 anos e então percebem como antigamente as pessoas precisam ser criativas com coisas do dia a dia. A criatividade é muito presente na vida das periferias e ela é chave para que as pessoas possam enfrentar os problemas e encontrarem soluções que não demandam muito dinheiro ou recursos” explica Nathalia.
Para participar das atividades nos dias 20, 21 e 22 deste mês é preciso inscrever-se no site da World Creativity Day
Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Oscar Nucci
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino