Noticiário Geral

Alunos do Ensino Médio participam de Iniciação Científica

Estudantes do Colégio de Aplicação Pio XII contam sobre a experiência na prática de pesquisa

Por: Bruno Costa

Catarina Vieira da Silva (Foto: Acervo Pessoal)

Quando se fala em Iniciação Científica, uma parcela da sociedade associa imediatamente ao trabalho de pesquisa nas universidades – o que, de certa forma, não está errado. No entanto, o que é pouco comentado é que estudantes do Ensino Médio também podem praticar a pesquisa.

O Colégio de Aplicação Pio XII, de Campinas, desenvolve a atividade de Iniciação Científica com os alunos do Ensino Médio com a finalidade de aproximar os jovens estudante das práticas universitárias, além de desenvolver atitudes e habilidades de educação científica e tecnológica.

O coordenador do Ensino Médio da escola, Antônio Baraçal Prado Júnior, ressalta a participação efetiva no processo de desenvolvimento da pesquisa. “Os alunos passam a ter encontros de iniciação, debates sobre a pesquisa que está sendo desenvolvida, tarefas, leituras e experimentos participam efetivamente do processo todo” explicou.

Antônio Baraçal Prado Junior (Foto: Acervo Pessoal)

A aluna Catarina Vieira da Silva do terceiro ano do Ensino Médio conta como surgiu o interesse em participar da Iniciação Cientifica. “É a maior proximidade com a universidade. É a capacidade de ter mais certeza em escolher a faculdade a ser cursada e também a possibilidade de adquirir mais conhecimento de maneira próxima ao curso superior”, contou.

Neste ano, o Colégio de Aplicação Pio XII possui quatorze alunos que recebem bolsa para subsidiar a prática da Iniciação Científica. O estudante Gabriel Ardito Fornazieri, também do terceiro ano, relata sobre a alegria em ser um dos contemplados. “Felizmente fui privilegiado por ter tido essa bolsa que possibilitou ter um aprofundamento nos ensinos” relatou.

Gabriel Ardito Fornazieri (Foto: Acervo Pessoal)

O Colégio desenvolve a atividade de Iniciação Científica desde 2010, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUC-Campinas, oferecendo aos alunos a oportunidade de participar do programa institucional de bolsas de iniciação cientifica (PIBIC-EM) – atividade chancelada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). As atividades são orientadas e supervisionadas por docentes pesquisadores da PUC-Campinas.

Anualmente, a Universidade realiza o Encontro de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, cujo evento envolve a apresentação de projetos iniciais e de trabalhos finalizados de Iniciação Cientifica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica no Ensino Médio desenvolvidos na PUC-Campinas.

Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Caroline Adrielli


Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.