Noticiário Geral
Estudantes do Colégio de Aplicação Pio XII contam sobre a experiência na prática de pesquisa
Por: Bruno Costa

Quando se fala em Iniciação Científica, uma parcela da sociedade associa imediatamente ao trabalho de pesquisa nas universidades – o que, de certa forma, não está errado. No entanto, o que é pouco comentado é que estudantes do Ensino Médio também podem praticar a pesquisa.
O Colégio de Aplicação Pio XII, de Campinas, desenvolve a atividade de Iniciação Científica com os alunos do Ensino Médio com a finalidade de aproximar os jovens estudante das práticas universitárias, além de desenvolver atitudes e habilidades de educação científica e tecnológica.
O coordenador do Ensino Médio da escola, Antônio Baraçal Prado Júnior, ressalta a participação efetiva no processo de desenvolvimento da pesquisa. “Os alunos passam a ter encontros de iniciação, debates sobre a pesquisa que está sendo desenvolvida, tarefas, leituras e experimentos participam efetivamente do processo todo” explicou.

A aluna Catarina Vieira da Silva do terceiro ano do Ensino Médio conta como surgiu o interesse em participar da Iniciação Cientifica. “É a maior proximidade com a universidade. É a capacidade de ter mais certeza em escolher a faculdade a ser cursada e também a possibilidade de adquirir mais conhecimento de maneira próxima ao curso superior”, contou.
Neste ano, o Colégio de Aplicação Pio XII possui quatorze alunos que recebem bolsa para subsidiar a prática da Iniciação Científica. O estudante Gabriel Ardito Fornazieri, também do terceiro ano, relata sobre a alegria em ser um dos contemplados. “Felizmente fui privilegiado por ter tido essa bolsa que possibilitou ter um aprofundamento nos ensinos” relatou.

O Colégio desenvolve a atividade de Iniciação Científica desde 2010, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUC-Campinas, oferecendo aos alunos a oportunidade de participar do programa institucional de bolsas de iniciação cientifica (PIBIC-EM) – atividade chancelada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). As atividades são orientadas e supervisionadas por docentes pesquisadores da PUC-Campinas.
Anualmente, a Universidade realiza o Encontro de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, cujo evento envolve a apresentação de projetos iniciais e de trabalhos finalizados de Iniciação Cientifica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica no Ensino Médio desenvolvidos na PUC-Campinas.
Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Caroline Adrielli
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Como o clima extremo impacta o aprendizado nas escolas?
Pesquisa de Harvard aponta necessidade de climatização e especialistas citam flexibilização de métodos de ensino

Mudanças climáticas agravam problemas de saúde e evidenciam atenção aos cuidados
Variações de temperaturas intensificam casos de desidratação, câncer de pele e doenças respiratórias; confira os cuidados gerais

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas
Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Alunos da PUC apresentam projetos no Expocom-Campinas 2025
Projetos experimentais produzidos por estudantes de Comunicação integram a mostra regional promovida pelo Intercom

Impactos das mudanças climáticas no interior de São Paulo
Cidades precisam se adaptar às consequências do aquecimento global; veja detalhes no interior de São Paulo.