Noticiário Geral
Estudantes do Colégio de Aplicação Pio XII contam sobre a experiência na prática de pesquisa
Por: Bruno Costa

Quando se fala em Iniciação Científica, uma parcela da sociedade associa imediatamente ao trabalho de pesquisa nas universidades – o que, de certa forma, não está errado. No entanto, o que é pouco comentado é que estudantes do Ensino Médio também podem praticar a pesquisa.
O Colégio de Aplicação Pio XII, de Campinas, desenvolve a atividade de Iniciação Científica com os alunos do Ensino Médio com a finalidade de aproximar os jovens estudante das práticas universitárias, além de desenvolver atitudes e habilidades de educação científica e tecnológica.
O coordenador do Ensino Médio da escola, Antônio Baraçal Prado Júnior, ressalta a participação efetiva no processo de desenvolvimento da pesquisa. “Os alunos passam a ter encontros de iniciação, debates sobre a pesquisa que está sendo desenvolvida, tarefas, leituras e experimentos participam efetivamente do processo todo” explicou.

A aluna Catarina Vieira da Silva do terceiro ano do Ensino Médio conta como surgiu o interesse em participar da Iniciação Cientifica. “É a maior proximidade com a universidade. É a capacidade de ter mais certeza em escolher a faculdade a ser cursada e também a possibilidade de adquirir mais conhecimento de maneira próxima ao curso superior”, contou.
Neste ano, o Colégio de Aplicação Pio XII possui quatorze alunos que recebem bolsa para subsidiar a prática da Iniciação Científica. O estudante Gabriel Ardito Fornazieri, também do terceiro ano, relata sobre a alegria em ser um dos contemplados. “Felizmente fui privilegiado por ter tido essa bolsa que possibilitou ter um aprofundamento nos ensinos” relatou.

O Colégio desenvolve a atividade de Iniciação Científica desde 2010, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da PUC-Campinas, oferecendo aos alunos a oportunidade de participar do programa institucional de bolsas de iniciação cientifica (PIBIC-EM) – atividade chancelada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). As atividades são orientadas e supervisionadas por docentes pesquisadores da PUC-Campinas.
Anualmente, a Universidade realiza o Encontro de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, cujo evento envolve a apresentação de projetos iniciais e de trabalhos finalizados de Iniciação Cientifica, Iniciação Tecnológica e Iniciação Científica no Ensino Médio desenvolvidos na PUC-Campinas.
Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Caroline Adrielli
Veja mais matéria sobre Noticiário Geral

Artesanato: trabalho além da fonte de renda
Da sustentabilidade à união familiar, artesãos da RMC falam sobre trabalho com arte e seu

Unicamp promove experiência criativa com a cineasta brasileira Laís Bodanzky
Através de diversos encontros, artista compartilhou suas experiências no mercado do cinema nacional Por Nicole

A revolução nas transmissões esportivas do rádio
Como as webrádios, incorporando o recurso do vídeo, deram uma cara para as vozes do

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.

Bistrô em Vinhedo une café e elegância das flores
Os sócios responsáveis, inclusive pela decoração e produção das plantas são uns predestinados: Gabriel e Lívia Flores