Destaque
Moradores se reúnem para discutir vulnerabilidades
Por: Giovanna Sottero Ferreira
Moradores de Vinhedo criam NúcleosComunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) para tratar das vulnerabilidades das regiões da cidade.Existem atualmente 3 deles, na região da Caixa D’Água, Morada da Lua e São Joaquim, todos foram criados pelos residentes da cidade. Atualmente, o quarto Núcleo está sendo criado no Distrito Industrial. Houve reuniões nos Núcleos nos dias 7, 14 e 31 de agosto e, nesses encontros ocorreram treinamentos de prevenção e combate inicial ao fogo, ministrados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, começaram a ser criados em maio deste ano. Mauricio Barone, Diretor da Defesa Civildiz que o Núcleofoi totalmente criado pelos moradores e o objetivo é conseguir lidar com as vulnerabilidades e incêndios da região com a ajuda dos moradores, já que em alguns casos o chamado dos bombeiros demora mais que o esperado e, com os voluntários do Nupdec, eles podem intervir na situação, pois tiveram o treinamento adequado.
A criação desses Núcleosocorreu principalmente por causa do incêndio que teve em Vinhedo,em setembro de 2020, e os moradores queriam criar uma brigada de incêndiopara ajudar os Bombeiros e ter treinamento para lidar com as situações, contouValdirLuis Salustiano, analista de sistema que atua no NUPDEC Morada da Lua. Assim a ideia dos NúcleosComunitáriosnasceu para que a comunidade pudesse ajudar e enfrentar os problemas que aparecem.
A comunidade de Vinhedo começou essa inciativa tanto para as regiões onde ocorrem os incêndios, quanto para a cidade como um todo. Marcos Feijó, morador próximo ao Condomínio Santa fé, que faz parte do NUPDEC Caixa D’ Água, afirma que a criação desses Núcleos causou uma grande diferença para a comunidade, pois agora eles são ouvidos e estão em busca de um treinamento especializado para combater incêndios, para que assim eles possam fazer a diferença.
Outras reuniões foram feitas esse mês, no Núcleo da Caixa D’ Água, ocorreu um treinamento de brigada de incêndio no dia 18, e no dia 21, uma nova reunião do NUPDECDistrito Industrial para conversar com as empresas sobre a Rede Integrada de Emergência (RINEM).
Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Caroline Adrielli
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino