Destaque
Moradores se reúnem para discutir vulnerabilidades
Por: Giovanna Sottero Ferreira
Moradores de Vinhedo criam NúcleosComunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) para tratar das vulnerabilidades das regiões da cidade.Existem atualmente 3 deles, na região da Caixa D’Água, Morada da Lua e São Joaquim, todos foram criados pelos residentes da cidade. Atualmente, o quarto Núcleo está sendo criado no Distrito Industrial. Houve reuniões nos Núcleos nos dias 7, 14 e 31 de agosto e, nesses encontros ocorreram treinamentos de prevenção e combate inicial ao fogo, ministrados pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, começaram a ser criados em maio deste ano. Mauricio Barone, Diretor da Defesa Civildiz que o Núcleofoi totalmente criado pelos moradores e o objetivo é conseguir lidar com as vulnerabilidades e incêndios da região com a ajuda dos moradores, já que em alguns casos o chamado dos bombeiros demora mais que o esperado e, com os voluntários do Nupdec, eles podem intervir na situação, pois tiveram o treinamento adequado.
A criação desses Núcleosocorreu principalmente por causa do incêndio que teve em Vinhedo,em setembro de 2020, e os moradores queriam criar uma brigada de incêndiopara ajudar os Bombeiros e ter treinamento para lidar com as situações, contouValdirLuis Salustiano, analista de sistema que atua no NUPDEC Morada da Lua. Assim a ideia dos NúcleosComunitáriosnasceu para que a comunidade pudesse ajudar e enfrentar os problemas que aparecem.
A comunidade de Vinhedo começou essa inciativa tanto para as regiões onde ocorrem os incêndios, quanto para a cidade como um todo. Marcos Feijó, morador próximo ao Condomínio Santa fé, que faz parte do NUPDEC Caixa D’ Água, afirma que a criação desses Núcleos causou uma grande diferença para a comunidade, pois agora eles são ouvidos e estão em busca de um treinamento especializado para combater incêndios, para que assim eles possam fazer a diferença.
Outras reuniões foram feitas esse mês, no Núcleo da Caixa D’ Água, ocorreu um treinamento de brigada de incêndio no dia 18, e no dia 21, uma nova reunião do NUPDECDistrito Industrial para conversar com as empresas sobre a Rede Integrada de Emergência (RINEM).
Orientação: Profª Amanda Artiolli
Edição: Caroline Adrielli

Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.