Destaque
Documentário narra dramas como o do estudante Daniel Cavallini, que cultiva bonsais para superar desconforto

Por Redação Digitais
Um ano e meio depois do início da pandemia e da rotina de aulas remotas, o isolamento social afetou a vida e o cotidiano dos estudantes, especialmente daqueles que já conviviam com a ansiedade e/ou depressão antes da chegada do novo coronavírus. Foi preciso mudar a organização e o modo de estudar, se adaptar às aulas online e adiar expectativas do trote, da formatura, das descobertas e vivências da vida universitária.
O documentário ‘Ansiedade de Viver’ retrata a rotina de quatro desses estudantes universitários. A migração do ensino presencial para o online e a redução do aproveitamento do conteúdo ministrado em aulas, além da distância dos amigos e o estresse causado pelo medo do incerto, influenciaram negativamente na saúde mental desses estudantes. “Eu fico ansiosa porque eu não estou conseguindo fazer as coisas, e por não conseguir fazer eu fico mais ansiosa ainda”, conta a estudante Fernanda Teixeira, de enfermagem, da Unifal.

Além de ouvir Fernanda, o curta de 11 minutos conta com a participação dos universitários Beatriz Biasi (PUC-Campinas), Daniel Cavallini (Unicamp) e Larissa Carvalho (Unifenas), que compartilharam o esforço que estão fazendo para tentar reduzir a carga de ansiedade. Também participa da produção a psicóloga Fernanda Moura, que esclarece pontos importantes sobre a saúde mental durante o isolamento social.
“Ansiedade de Viver” é um trabalho interdisciplinar para as disciplinas de Jornalismo e Documentário e Produção Audiovisual em Jornalismo, realizado pelos alunos do quinto período matutino Enrico Bueloni, Felipe Eduardo Costa, Fernanda Santos e Vitor Paderes. A edição do trabalho foi de Carolina Mantovani, do Laboratório de Imagem e Som da PUC-Campinas.
Aqui, acesso ao documentário Ansiedade de Viver.
Orientação: Profª. Ivete Cardoso Roldão
Edição: Fernanda Almeida
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas
O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.