Destaque

Universitários relatam piora da ansiedade na pandemia

Documentário narra dramas como o do estudante Daniel Cavallini, que cultiva bonsais para superar desconforto

Daniel Cavallini, estudante: “A graduação em si, a faculdade, potencializou isso” (Imagem: YouTube)

Por Redação Digitais

Um ano e meio depois do início da pandemia e da rotina de aulas remotas, o isolamento social afetou a vida e o cotidiano dos estudantes, especialmente daqueles que já conviviam com a ansiedade e/ou depressão antes da chegada do novo coronavírus. Foi preciso mudar a organização e o modo de estudar, se adaptar às aulas online e adiar expectativas do trote, da formatura, das descobertas e vivências da vida universitária.

O documentário ‘Ansiedade de Viver’ retrata a rotina de quatro desses estudantes universitários. A migração do ensino presencial para o online e a redução do aproveitamento do conteúdo ministrado em aulas, além da distância dos amigos e o estresse causado pelo medo do incerto, influenciaram negativamente na saúde mental desses estudantes. “Eu fico ansiosa porque eu não estou conseguindo fazer as coisas, e por não conseguir fazer eu fico mais ansiosa ainda”, conta a estudante Fernanda Teixeira, de enfermagem, da Unifal.

A psicóloga Fernanda Moura: “Vai manifestar internamente, não comendo e dormindo mal” (Imagem: YouTube)

Além de ouvir Fernanda, o curta de 11 minutos conta com a participação dos universitários Beatriz Biasi (PUC-Campinas), Daniel Cavallini (Unicamp) e Larissa Carvalho (Unifenas), que compartilharam o esforço que estão fazendo para tentar reduzir a carga de ansiedade. Também participa da produção a psicóloga Fernanda Moura, que esclarece pontos importantes sobre a saúde mental durante o isolamento social.

“Ansiedade de Viver” é um trabalho interdisciplinar para as disciplinas de Jornalismo e Documentário e Produção Audiovisual em Jornalismo, realizado pelos alunos do quinto período matutino Enrico Bueloni, Felipe Eduardo Costa, Fernanda Santos e Vitor Paderes. A edição do trabalho foi de Carolina Mantovani, do Laboratório de Imagem e Som da PUC-Campinas.

Aqui, acesso ao documentário Ansiedade de Viver.

Orientação: Profª. Ivete Cardoso Roldão

Edição: Fernanda Almeida


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.