Destaque

Ponte e Guarani se mobilizam para retorno

Clubes e torcedores manifestaram apoio à decisão

Por: Kaio Lima

Após um ano e meio, Ponte Preta e Guarani poderão contar com seus respectivos torcedores nas arquibancadas. A decisão foi anunciada na noite da última quinta-feira (23) pelo Governo do Estado de São Paulo. Com isso, as duas equipes de Campinas, que atualmente disputam a Série B do Campeonato Brasileiro, se movimentam nos bastidores, para possibilitar o retorno efetivo de seu público.

Ponte Preta e Guarani se mostram favoráveis ao retorno do público. Em conversa com o coordenador de assessoria de imprensa da Ponte, Djota Carvalho, ele afirmou “Tanto Ponte, como Guarani querem a volta o quanto antes” e acrescentou que ambos os clubes já protocolaram um pedido formal ao gabinete do prefeito Dário Saadi (Republicanos), para a liberação imediata dos portões para o retorno da torcida. A Macaca, por sua vez, ainda não confirmou uma data oficial para a volta efetiva de seus adeptos. Porém, Carlos Rodrigues, assessor de imprensa do Guarani afirmou que a torcida bugrina poderá frequentar o Brinco de Ouro da Princesa a partir do dia 09/10, em compromisso diante do Londrina-PR.

A decisão do Governo permite que os torcedores acompanhem seu time de perto já a partir da próxima segunda-feira (4). No entanto, a flexibilização será realizada gradualmente – a princípio está liberado apenas 30% da capacidade dos estádios, após o dia 15, aumentará para 50% e para completar a crescente, a partir do dia primeiro de novembro, será permitido 100% da lotação total.

Entretanto, há alguns requisitos para assistir os jogos direto das arquibancadas, são eles: estar com a vacinação contra a covid-19 em dia, ou seja, é preciso ter tomado as duas doses. Ou caso só tenha tomado uma, será preciso apresentar o cartão de vacinação e um teste de covid-19 negativado, com validade de 48 horas, para os do tipo PCR, e 24 horas para o teste antígeno. Além do uso, imprescindível, da máscara.

A quase 65 km de Campinas, na cidade de Bragança Paulista, o retorno do público ocorreu na última quarta-feira (22), em um evento teste que foi realizado no Estádio Nabi Abi Chedid, pela semifinal da Copa Sul-Americana, em jogo entre RB Bragantino x Libertad-PAR. O duelo contou com 2.500 torcedores, e foi o primeiro evento de futebol profissional a ter público no estado, depois do início da pandemia.

Já os torcedores no geral, mostraram-se animados com o retorno. Nas redes sociais, o assunto esteve entre os mais falados no Twitter na madrugada de sexta-feira (24). Higor Scaramal, torcedor do São Paulo, que é habituado a ir ao estádio afirma “Acho correto, pois praticamente tudo voltou – shows, barzinhos etc. – além da vacinação que está avançada no estado.” Bruno Xavier, torcedor da Ponte Preta compartilha da mesma opinião, e acha que por outras atividades já terem retornado, o futebol também está apto “o futebol não é uma bolha e faz parte da sociedade como um todo”. Já Lucas Almeida, que é neutro quanto ao esporte, reitera “muito bom o público voltar, mas eles (os clubes) têm que ter esse controle de quem está vacinado”.

Orientação: Profª Amanda Artiolli

Edição: Bruno Leoni


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.