Destaque

Guarani e Ponte Preta seguem invictos no Paulista Sub-20 e miram futuro na competição

Alexandre Penna, técnico do Bugre, e Eduardo Abdo, comandante da Macaca, analisam desempenho das equipes e já pensam na sequência do estadual

Por: André Galassi

O futebol de Campinas vive um momento especial nas categorias de base. Com a Ponte Preta e o Guarani representando a cidade na edição de 2021 do Campeonato Paulista Sub-20, as duas equipes seguem invictas no certame estadual e já projetam as próximas fases da competição, que é tratada como um dos principais torneios disputados na base.

Terceira melhor campanha do torneio, passadas sete das dez rodadas da primeira fase, a Ponte Preta lidera o Grupo 4 da competição, com cinco vitórias e dois empates, sendo superada somente pela Ferroviária e Marília, líderes dos grupos 4 e 3, respectivamente. A Macaca também é a segunda melhor defesa de todo o torneio, com três gols sofridos.

Ao Digitais, o treinador da Ponte Preta, Eduardo Abdo, destacou o excelente momento da equipe, ressaltando o trabalho realizado pelo grupo que excede as quatro linhas, com atividades técnicas, táticas e também mentais:

– No sub-20 estamos vivendo um momento muito bom, que é fruto de muito trabalho de um grupo de jogadores que em breve vão estar no profissional.

Alan é um dos destaques do Guarani no Paulista Sub-20 (Foto: Diogo Silva/Especial para o Guarani FC)

Segundo ele, o resultado do desempenho do time vai além do trabalho de campo. “Há o trabalho técnico, tático emental, além da estrutura que a diretoria da Ponte oferece. São coisas que, quando unidas, ficam mais fáceis para fazer um bom trabalho”, afirma. “Hoje, somos a terceira melhor campanha do campeonato todo, acima de todos os grandes da capital e o Santos. O trabalho está sendo feito e com certeza a gente espera uma segunda fase bem difícil”, completa

Quem também vive excelente momento e segue com invencibilidade na competição é o Guarani, líder do Grupo 5, com 15 pontos conquistados em quatro vitórias e três empates, após a disputa de sete confrontos.

Para otreinador da equipe,Alexandre Penna, o time encarou quase nove meses sem partidas oficiais por conta da pandemia de covid-19. Sem sentir a falta do ritmo de jogo, a equipe fez um bom planejamento e vem respondendo dentro de campo.

– É um bom momento que vivemos nesse Paulista, depois de encarar uma pandemia. Foi muito tempo parado e a última vez que atuamos foi em novembro de 2020. Voltamos a jogar em agosto, com mais de meio ano parado. Acredito que fizemos um bom planejamento, a equipe respondeu bem aos treinamentos, temos um grupo forte e isso se traduz nos resultados.

Para Penna, o Guarani lidera um dos grupos mais “difíceis, com o Ituano, Desportivo Brasil, São Bernardo, Capivariano, que são equipes que têm tradição na competição. É um bom trabalho nesse início de campeonato”, avalia.

Futuro

Com as duas equipes praticamente garantidas na segunda fase, os treinadores projetam o futuro dos times na competição, mirando fases do Paulistão. Eles também ressaltam o que fazer nas últimas rodadas do primeiro estágio do torneio.

“A meta nesse final da primeira fase é somar o maior número possível de pontos, terminar em primeiro lugar, ir para a segunda fase com credibilidade e manter essa pagada. Somos um dos poucos times invictos, temos um baixo número de gols sofridos e estamos no caminho certo”, destacou Alexandre Penna, projetando o futuro do Guarani.

Diego Almeida da Ponte Preta (Foto:Ponte Press)

Já Eduardo Abdo tem uma noção de alguns possíveis cruzamentos que a Ponte Preta poderá ter, no futuro. “Na próxima fase vamos para um grupo com quatro e se classificam dois, o que vai aumentar a dificuldade dos confrontos. Já estamos visando a preparação para quando chegar os jogos grandes a gente ter esse desempenho que estamos tendo agora. Temos nossas metas internas e espero cumpri-las e ir até além”, declara o técnico, já mirando a segunda fase da Ponte Preta.

Macaca e Bugre voltam a campo nesta quinta-feira (23), ambos às 15h (horário de Brasília). Em Campinas, o Guarani enfrenta o Ituano, no Centro de Treinamento, enquanto a Ponte Preta viaja até Itapira para encarar a Itapirense, no Estádio Municipal Coronel Francisco Vieira.

Orientação: Profa. Cecília Toledo
Edição: Caroline Adrielli


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.