Destaque

Documentário traz imagens inéditas do atentado às Torres Gêmeas

“11/09 – A vida sob ataque” está disponível na GloboPlay. Tragédia completará 20 anos essa semana

Por Marcela Peixoto

A plataforma de filmes e programas GloboPlay disponibilizou nessa semana o documentário “11/09 – A vida sob ataque”. Apesar da chegada recente ao catálogo, o filme foi produzido em 2020 pelo diretor Nigel Levy na Inglaterra, e possui duração de, aproximadamente, uma hora e 25 minutos. A produção é feita exclusivamente com filmagens pessoais daqueles que estiveram presentes no atentado às Torres Gêmeas, no ano de 2001.

2973 pessoas morreram no atentado, entre elas trabalhadores do edifício e passageiros dos aviões. (Imagem: Reprodução/GloboPlay)

A data 11 de setembro é marcada pela lembrança de um dos maiores ataques terroristas da história. A partir das 8h45 da manhã, dois aviões comerciais e cheios de passageiros acertaram as Torres Gêmeas do edifício World Trade Center, em Nova Iorque. O atentado, que foi organizado pelo grupo terrorista Al-Qaeda e contou com quase três mil mortes, completará 20 anos esse mês.

No entanto, o documentário traz imagens e vídeos inéditos gravados por diferentes pessoas no dia do ataque. Muitos moradores e alguns visitantes da cidade começaram as gravações como uma forma de relatar o seu cotidiano, mas acabaram registrando com suas próprias máquinas uma das maiores tragédias daquela cidade.

Em diferentes pontos de vista, os moradores de Nova Iorque gravaram todas as etapas do ataque, desde a primeira colisão ao prédio, até o desabamento do edifício. Enquanto alguns gravavam as imagens de dentro de suas casas, outros presenciavam o ataque na rua, a menos de um quarteirão das torres.

O documentário tem por objetivo trazer uma nova perspectiva do ataque. Com pontos de vista pessoais do evento, revivemos o terror, o medo e a incerteza da população nova-iorquina nesse dia. Descobrimos também o futuro daqueles que filmaram o atentado, onde se encontram e qual rumo suas vidas tomaram.

Acesse aqui o documentário pela plataforma paga GloboPlay.

Orientação: Prof. Gilberto Roldão

Edição: Marcela Peixoto


Veja mais matéria sobre Destaque

Preço do tomate afeta custo da cesta básica em Campinas


Consumidores mudam hábitos alimentares para adequar situação orçamentária, dizem comerciantes


Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.