Destaque
Em reunião na última quinta-feira (02), organizadores discutiram os últimos detalhes do ato
Por Luiz Oliveira
Ocorre no próximo dia 07 de setembro o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas, com realização no Largo do Pará. Na última quinta-feira (02), organizadores do evento se reuniram em plenária para discutir os últimos detalhes do ato, que contará com homenagens as vítimas do Covid. Entre as pautas apresentadas, estavam a alteração do local, do horário, e a garantia de segurança para a população.

A manifestação que acontece anualmente no Dia da Independência quer discutir este ano o tema ‘Vida em Primeiro Lugar’ e lema ‘Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!’ Unindo forças com a Campanha Fora Bolsonaro de Campinas, os organizadores do Grito decidiram por bem modificar o local da manifestação. Ao invés do Largo do Rosário, como inicialmente estava previsto, o ato agora será realizado no Largo do Pará. Tal mudança se deu para que fosse garantida a segurança aos manifestantes, frente ao ato pró-governo marcado para o mesmo dia.
Segundo Lourdes Simões, uma das organizadoras, o ato fixo que ocorrerá as 9h do próximo dia 07 contará com três partes. Inicialmente, serão apresentadas as pautas propostas para este ano, como o direito a saúde, comida e moradia, entre outras. Após isso, haverá um momento de homenagem às vítimas da pandemia de Covid-19, com cartazes trazendo nomes de pessoas vitimadas, de Campinas e região. Ao final, o ato lembrará os 20 anos do assassinato do ex-prefeito eleito de Campinas, Toninho, morto a tiros em setembro de 2001.

Além do ato, o Grito dos Excluídos realizará um gesto concreto no Cozinha Comunitária do Jardim São Marcos em Campinas. A doação será de R$1.950,00 em dinheiro e 11 cestas básicas, que foram arrecadadas pelos organizadores. As recentes alterações na programação do 27º Grito dos Excluídos têm por justificativa a preocupação com o distanciamento social entre participantes, além de aspectos históricos, tendo em vista que há 26 anos consecutivos o ato teve início no largo do Pará.
O Grito dos Excluídos
O Grito dos Excluídos e Excluídas é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil desde 1955, que culminam com o Dia da Independência, em 07 de setembro. Os atos têm o objetivo de abrir caminhos aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos de exclusão e propor caminhos para uma sociedade mais inclusiva.
Orientação: Profº Gilberto Roldão
Edição: Luiz Oliveira
Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade
Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.