Destaque
Em reunião na última quinta-feira (02), organizadores discutiram os últimos detalhes do ato
Por Luiz Oliveira
Ocorre no próximo dia 07 de setembro o 27º Grito dos Excluídos e Excluídas, com realização no Largo do Pará. Na última quinta-feira (02), organizadores do evento se reuniram em plenária para discutir os últimos detalhes do ato, que contará com homenagens as vítimas do Covid. Entre as pautas apresentadas, estavam a alteração do local, do horário, e a garantia de segurança para a população.
A manifestação que acontece anualmente no Dia da Independência quer discutir este ano o tema ‘Vida em Primeiro Lugar’ e lema ‘Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!’ Unindo forças com a Campanha Fora Bolsonaro de Campinas, os organizadores do Grito decidiram por bem modificar o local da manifestação. Ao invés do Largo do Rosário, como inicialmente estava previsto, o ato agora será realizado no Largo do Pará. Tal mudança se deu para que fosse garantida a segurança aos manifestantes, frente ao ato pró-governo marcado para o mesmo dia.
Segundo Lourdes Simões, uma das organizadoras, o ato fixo que ocorrerá as 9h do próximo dia 07 contará com três partes. Inicialmente, serão apresentadas as pautas propostas para este ano, como o direito a saúde, comida e moradia, entre outras. Após isso, haverá um momento de homenagem às vítimas da pandemia de Covid-19, com cartazes trazendo nomes de pessoas vitimadas, de Campinas e região. Ao final, o ato lembrará os 20 anos do assassinato do ex-prefeito eleito de Campinas, Toninho, morto a tiros em setembro de 2001.
Além do ato, o Grito dos Excluídos realizará um gesto concreto no Cozinha Comunitária do Jardim São Marcos em Campinas. A doação será de R$1.950,00 em dinheiro e 11 cestas básicas, que foram arrecadadas pelos organizadores. As recentes alterações na programação do 27º Grito dos Excluídos têm por justificativa a preocupação com o distanciamento social entre participantes, além de aspectos históricos, tendo em vista que há 26 anos consecutivos o ato teve início no largo do Pará.
O Grito dos Excluídos
O Grito dos Excluídos e Excluídas é um conjunto de manifestações populares que ocorrem no Brasil desde 1955, que culminam com o Dia da Independência, em 07 de setembro. Os atos têm o objetivo de abrir caminhos aos excluídos da sociedade, denunciar os mecanismos de exclusão e propor caminhos para uma sociedade mais inclusiva.
Orientação: Profº Gilberto Roldão
Edição: Luiz Oliveira
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino