Destaque

Corrida do Hemocentro será controlada por GPS

Segundo Eliete Sampaio, objetivo é incentivar doações de sangue e não aglomerar participantes                                                                                                                      

A competidora Eliete: “As pessoas que participam de caminhadas e corridas são sensíveis a causas sociais” (Foto: Arquivo Pessoal)

Por: Anna Beatriz Viganó

Estão abertas até o próximo domingo, dia 25, as inscrições para a 1ª Corrida e Caminhada Virtual “Movimente-se: Sangue Salva”, promovida pelo Hemocentro da Unicamp. Os interessados vão poder participar isoladamente, no dia e hora que desejarem entre 1 e 30 de junho, com percurso e tempo registrados pelo sistema de GPS já presente nos aplicativos de corrida para celulares.

“A ideia é chamar a atenção para a importância da doação de sangue, com atividade saudável, sem promover aglomerações”, explicou a assistente social Kelly Cristina Borges, uma das organizadoras do evento. O percurso da competição é livre, mas limitado em duas distâncias diferentes: três ou cinco quilômetros. O atleta – homem ou mulher com idade acima de 18 anos – deve seguir uma das distâncias pré-definidas e respeitá-la para, assim, competir com os outros participantes da mesma modalidade.

Kelly: “Com a pandemia, uma corrida ou caminhada tradicional ficou descartada” (Foto: Arquivo Pessoal)

Kelly, que atua na captação de doadores de sangue do Hemocentro, conta que periodicamente a equipe faz reuniões para discutir estratégias e ações para fomentar a iniciativa. Numa dessas reuniões, surgiu a ideia de promover uma corrida de rua. “Com a pandemia, uma corrida ou caminhada tradicional pelas ruas de Campinas ficou descartada”, lembra a assistente social, o que desafiou os organizadores a pensarem em um evento virtual.

“O objetivo é incentivar os que já doam sangue a continuarem doando e, ao mesmo tempo motivar outras pessoas a se tornarem doadores regulares, para que encarem a questão da doação de sangue como um hábito”, destaca.

Aos 48 anos, Eliete Aparecida Bueno Sampaio, coordenadora de assistência social na região Sudoeste, é uma das competidoras inscritas na corrida. Ela conta que o esporte sempre fez parte de sua vida e que, em 2016, se apaixonou pela modalidade quando um conhecido abriu um estúdio funcional. Desde então, corre, faz aula para fortalecimento dos músculos e não perde eventos esportivos, já tendo participado de 25 competições oficiais, sem nenhuma corrida virtual em seu currículo.

O publicitário Michel: “…são formas de deixar os estoques do banco de sangue cheios” (Foto: Arquivo Pessoal)

“As pessoas que participam de caminhadas e corridas são sensíveis a causas sociais, em especial na doação de sangue. Com certeza, vão se mobilizar para divulgar e mobilizar as pessoas a se transformarem em doadores de sangue”, aposta Eliete.

O publicitário Michel Moraes, de 32 anos, é outro participante já inscrito na competição. Ele afirma que joga vôlei, corre regularmente e que esta será sua primeira participação em uma disputa virtual.

Segundo Michel, uma corrida virtual, num cenário de pandemia, tem potencial para proporcionar resultados emocionais e físicos. Ele destaca que a prática de esportes tem lhe ajudado a enfrentar os meses de distanciamento social. “Divulgar a iniciativa em redes sociais e o uso da camiseta do evento são formas de deixar os estoques do banco de sangue cheios”, disse.

Para se inscrever, a pessoa interessada precisa entrar no site do Hemocentro da Unicamp, clicar no link da inscrição e seguir as instruções. Os três primeiros colocados de cada categoria e modalidade serão homenageados. Também será concedida medalha de participação, que deverá ser retirada no Hemocentro, a partir do dia 1º de julho, a todos os atletas que fizerem o upload no site.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Oscar Nucci


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.