Destaque

Mulheres querem mais políticas de inserção

Rafaela Brites diz que criar filhos precisa ser visto como uma tarefa também masculina           

A influenciadora Rafaela Brites e a analista Isabelle Cristina, de Diversidade e Inclusão, da Oracle, em webinário sobre mulheres (Imagem: Youtube)

Por: Beatriz Mota Furtado

As mulheres brasileiras querem políticas públicas mais efetivas para conseguir melhor inserção no mercado de trabalho. Foi o que afirmaram lideranças femininas que participaram de um webinário promovido pelo jornal “Folha de S.Paulo” para subsidiar um caderno que circula na edição de hoje, 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Entre as medidas que defenderam, ao menos uma diz respeito diretamente aos homens, pois propõem o aumento da licença paternidade, para que possam dividir com eles todos os cuidados com os filhos. As participantes do evento criticaram também as desigualdades de gênero no meio social e empresarial.

A renúncia em assumir cargos mais elevados nos locais onde trabalham e a simples desistência de ingressar no mercado de trabalho são problemas que andam juntos, segundo uma das participantes do evento, a líder do setor de diversidade e inclusão da Microsoft Brasil, Alessandra Karine. “Além de contratar, é preciso manter, e saber os motivos pelos quais as mulheres abandonam os cargos e avaliar como o poder das políticas públicas poderia mudar isso”, apontou.

Entre as causas da baixa presença feminina no mercado de trabalho, de acordo com as participantes do debate, está a sobrecarga da rotina de cuidados com as tarefas domésticas e criação dos filhos, além do salário desproporcional entre homens e mulheres. De acordo com estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo lembraram as participantes do webinário, as mulheres ganham em média 20,5% a menos que os homens no Brasil.

Dados apresentados durante o webinário apontam que somente 17% das pessoas que concluíram o ensino superior estão nas áreas de tecnologia, entre as quais apenas 3% são mulheres. “Muitas desistem. Eu mesma já desisti de vagas de emprego por não me achar capaz”, apontou Rafaela Brites, influenciadora digital que aborda questões do empoderamento feminino em seu perfil no Instagram, outra das participantes do evento.

O aumento do período da licença paternidade foi uma das alternativas apresentadas pela professora de economia Cecília Machado, da Fundação Getúlio Vargas, colunista do jornal. “As políticas públicas atuais já relacionam o gênero com o cuidado aos filhos. Já se pressupõe então que esse é um dever exclusivo da mulher, e que ela vai doar mais tempo aos filhos do que o homem”, completou Rafaela Brites.

O webinário, que ocorreu na última quinta, 4, foi mediado pela jornalista Alexa Salomão, e contou também com a presença de Isabelle Christina, analista de negócios em Diversidade e Inclusão na Oracle, multinacional norte-americana de tecnologia e informática.

 

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Letícia Franco


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.