Destaque

Facebook seleciona candidatos a mobilizador digital

Verônica Vidotto, psicóloga recém-formada pela PUC-Campinas, atuou no ano passado           

Verônica: “É importante prestar atenção no tempo que passamos usando internet” (FOTO: Arquivo Pessoal)

Por: Bianca Velloso

Vai até a próxima quarta, dia 31, o prazo para inscrições no curso de formação do programa “Cidadão Digital”, promovido por parceria entre Facebook e a empresa de segurança digital SaferNet. “Vi no programa a oportunidade de aplicar tudo o que aprendi na minha formação”, disse a psicóloga Verônica Vidotto, recém-formada pela PUC-Campinas, que entrou como participante de destaque no programa, quando foi escolhida em meio a milhares de pessoas. Além disso, o programa oferece bolsa mensal de R$ 1.500,00 para 13 jovens embaixadores.

O programa do qual participa a gigante da internet visa formar mobilizadores digitais para atuarem em frentes de combate à insegurança digital. A carga horária dos participantes não excede as 20 horas semanais. Segundo disse Verônica, os beneficiados atuam em ações educativas remotas sobre segurança, cidadania digital e educação midiática, todas voltadas para alunos de escolas públicas.

O processo de formação – realizado de forma remota em razão da pandemia do coronavírus – consiste na participação de palestras, leitura de pesquisas e conversas com especialistas sobre segurança digital, educação midiática e cidadania digital. “É o equivalente a estudar sobre como fazer o bom uso da internet, entre outras preocupações”, disse a jovem. Durante o treinamento, os beneficiados aprendem estratégias para transmitir da maneira mais adequada as informações de segurança digital para o público-alvo.

Depois do processo de formação, os jovens mobilizadores se dedicam a criar conteúdos digitais, como jogos, vídeos, imagens e enquetes, dentro das temáticas abordadas na formação, que são bem-estar, privacidade, educação midiática e segurança digital. “O foco final do programa são os adolescentes, entre 13 e 17 anos, da rede pública de ensino, justamente por acessarem com mais intensidade a internet”, explicou.

“É importante prestar atenção no tempo que passamos usando internet e a qualidade do que consumimos no mundo virtual”, lembrou Verônica. Ela ressaltou a importância de ter acesso à informação de como proceder caso o usuário tenha algum problema. “O vazamento de foto íntimas e o cyberbullying são temas complicados. Muitas pessoas sofrem com essas questões e não têm o conhecimento de como realizar a denúncia”, ressaltou Veronica. Todas essas informações são transmitidas nas oficinas oferecidas às escolas e também estão disponíveis no site, de forma gratuita (https://www.safernet.org.br/cidadao-digital/).

“Principalmente na pandemia, período em que as pessoas estão utilizando com mais intensidade a internet para trabalhar e estudar, é fundamental ter conhecimento dessas informações que ajudam as pessoas a se protegerem e, consequentemente, a utilizar a internet de forma mais consciente”, ressaltou Verônica. Em sua graduação, a então estudante participou de dois projetos de iniciação científica na Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas. No período, aprendeu a dominar técnicas de pesquisa e análise de resultados, além de ter tido seus trabalhos publicados em canais de eventos e periódicos da área.

Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti

Edição: Letícia Franco


Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Intercom Sudeste termina em clima de festa na PUC-Campinas


O Intercom Sudeste, encontro de pesquisadores e estudantes de comunicação sediado pela PUC-Campinas em 2025, terminou neste sábado, 17/05.


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.