Destaque
Verônica Vidotto, psicóloga recém-formada pela PUC-Campinas, atuou no ano passado
Por: Bianca Velloso
Vai até a próxima quarta, dia 31, o prazo para inscrições no curso de formação do programa “Cidadão Digital”, promovido por parceria entre Facebook e a empresa de segurança digital SaferNet. “Vi no programa a oportunidade de aplicar tudo o que aprendi na minha formação”, disse a psicóloga Verônica Vidotto, recém-formada pela PUC-Campinas, que entrou como participante de destaque no programa, quando foi escolhida em meio a milhares de pessoas. Além disso, o programa oferece bolsa mensal de R$ 1.500,00 para 13 jovens embaixadores.
O programa do qual participa a gigante da internet visa formar mobilizadores digitais para atuarem em frentes de combate à insegurança digital. A carga horária dos participantes não excede as 20 horas semanais. Segundo disse Verônica, os beneficiados atuam em ações educativas remotas sobre segurança, cidadania digital e educação midiática, todas voltadas para alunos de escolas públicas.
O processo de formação – realizado de forma remota em razão da pandemia do coronavírus – consiste na participação de palestras, leitura de pesquisas e conversas com especialistas sobre segurança digital, educação midiática e cidadania digital. “É o equivalente a estudar sobre como fazer o bom uso da internet, entre outras preocupações”, disse a jovem. Durante o treinamento, os beneficiados aprendem estratégias para transmitir da maneira mais adequada as informações de segurança digital para o público-alvo.
Depois do processo de formação, os jovens mobilizadores se dedicam a criar conteúdos digitais, como jogos, vídeos, imagens e enquetes, dentro das temáticas abordadas na formação, que são bem-estar, privacidade, educação midiática e segurança digital. “O foco final do programa são os adolescentes, entre 13 e 17 anos, da rede pública de ensino, justamente por acessarem com mais intensidade a internet”, explicou.
“É importante prestar atenção no tempo que passamos usando internet e a qualidade do que consumimos no mundo virtual”, lembrou Verônica. Ela ressaltou a importância de ter acesso à informação de como proceder caso o usuário tenha algum problema. “O vazamento de foto íntimas e o cyberbullying são temas complicados. Muitas pessoas sofrem com essas questões e não têm o conhecimento de como realizar a denúncia”, ressaltou Veronica. Todas essas informações são transmitidas nas oficinas oferecidas às escolas e também estão disponíveis no site, de forma gratuita (https://www.safernet.org.br/cidadao-digital/).
“Principalmente na pandemia, período em que as pessoas estão utilizando com mais intensidade a internet para trabalhar e estudar, é fundamental ter conhecimento dessas informações que ajudam as pessoas a se protegerem e, consequentemente, a utilizar a internet de forma mais consciente”, ressaltou Verônica. Em sua graduação, a então estudante participou de dois projetos de iniciação científica na Faculdade de Psicologia da PUC-Campinas. No período, aprendeu a dominar técnicas de pesquisa e análise de resultados, além de ter tido seus trabalhos publicados em canais de eventos e periódicos da área.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Letícia Franco
Veja mais matéria sobre Destaque
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino
Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba
Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna