Destaque
Na Band, 9 dos 13 postulantes em Campinas aguardam chamada para o 1º debate

Estúdio da Band-Campinas, onde os candidatos a prefeito aguardavam ser chamados para ocupar o microfone no debate estilo pinga-fogo (Imagem: Youtube)
Por: Danielle Xavier
No primeiro debate para as eleições municipais de 2020 em Campinas, os 9 candidatos participantes focaram prioritariamente temas das áreas de saúde e emprego, além de se atrapalharem com o uso de máscaras anti-Covid nos estúdios da TV Band, na noite desta quinta, 1 de outubro. Em estilo pinga-fogo, no qual os candidatos fazem perguntas entre si, o encontro foi conduzido pelo jornalista Valter Sena, a partir das 22h30.

Valter Sena: “essencial para a democracia” (Imagem: YouTube)
Dos 13 postulantes registrados na Justiça Eleitoral, estavam presentes apenas os que concorrem por partidos com no mínimo cinco representantes no Congresso Nacional. O PCO, que havia anunciado candidatura, perdeu prazo para seu registro. Assim, estiveram presentes: Alessandra Ribeiro (PCdoB), André Von Zuben (Cidadania), Artur Orsi (PSD), Dário Saadi (Republicanos), Delegada Teresinha (PTB), Dr. Hélio (PDT), Pedro Tourinho (PT), Rafa Zimbaldi (PL) e Wilson Matos (Patriota).

André Von Zuben (Cidadania): consulta com hora marcada (Imagem: YouTube)
Focando a área da saúde, o candidato André Von Zuben (Cidadania) considerou necessário fazer mudanças do setor na cidade de Campinas. Propôs “consultas com horas marcadas, aumento das ambulâncias e prestação de serviços com o auxílio de hospitais privados”. Ele pregou a necessidade de mutirões em saúde: “Não é normal uma pessoa com câncer esperar seis meses para iniciar seu tratamento”, disse.

Artur Orsi (PSD): Creche para todas as mães (Imagem: YouTube)
Os debatedores trouxeram à discussão a necessidade de maiores investimentos em educação, mas também no acolhimento em creches. Segundo o candidato Artur Orsi (PSD), há falta de 8 mil vagas em creches na cidade. “Nós vamos levar creche para todas as mães, para todas as crianças, para que as mães possam trabalhar”, comentou.

Delegada Teresinha (PTB): “Eu sou mulher, mãe e vó” (Imagem: YouTube)
A candidata Delegada Teresinha apontou a necessidade da reativação do projeto das naves-mãe na cidade e a implementação de turnos à noite, além do programa “vovó crecheira” que pretende implantar. Ela afirmou que pretende implementar parcerias com escolas privadas, destinando valores justos. “Porque criança pobre vale o mesmo que criança rica. Eu sou mulher, mãe e vó, eu sei o que é uma criança sem creche”.

Rafa Zimbaldi (PL): “Gestão pública não se faz em gabinete” (Imagem: YouTube)
O candidato Rafa Zimbaldi (PL) propôs a revisão dos valores do IPTU, além da implementação de programas para a geração de novos empregos no município. “Gestão pública não se faz em gabinete com ar condicionado, gestão pública se faz ouvindo a população e vivenciando a dificuldade da população”, apontou.

Pedro Tourinho (PT): “Quando foi que sua vida melhorou?” (Imagem: YouTube)
O candidato Pedro Tourinho (PT) disse que dará prioridade à saúde e educação, tendo feito várias críticas à atual gestão do município. “Quando foi que sua vida de fato melhorou? Quando foi que a gente viveu com dignidade? Quando foi que nós vimos as pessoas serem respeitadas e terem a perspectiva real de verem seus filhos estudar?”, questionou.

Dário Saad (Republicanos): “Nós vamos repor médicos” (Imagem: YouTube)
Em sua participação, o candidato Dário Saadi também focou a área da saúde, propondo incorporar avanços da telemedicina, contratação de novos médicos e realização de parcerias com a iniciativa privada. “Nós vamos recolocar e repor os médicos e profissionais que estão faltando”, prometeu.

Alessandra Ribeiro (PC do B): “… o que temos de melhor” (Imagem: YouTube)
Para a candidata Alessandra Ribeiro (PC do B), é necessário estabelecer políticas públicas voltadas para a população negra, além de realizar novos investimentos em cultura, saúde, tecnologia e educação. “Vamos trazer o que temos de melhor em Campinas, com alta tecnologia e rede de câmeras de segurança”, propôs.

Wilson Matos: “… pra vir aqui para pegar uma bomba” (Imagem: YouTube)
Ao relatar sua vivência no exterior e sua não aproximação com o campo da política, o candidato Wilson Matos (Patriota) disse considerar necessária a participação de universitários na gestão pública e declarou que dará prioridade à cidade. “Larguei o conforto da minha casa nos Estados Unidos para vir aqui pegar uma bomba”, disse ao registrar sua trajetória de empresário.

Dr. Hélio (PDT): “pegaram dinheiro dos precatórios” (Imagem: YouTube)
Além das promessas que se renovam a cada pleito entre os que concorrem ao cargo, os candidatos Dr. Hélio e Artur Orsi esquentaram o clima ao trocarem farpas e acusações entre si. Orsi ganhou o único direito de resposta autorizado no evento. Eles citaram o envolvimento mútuo em corrupções. “Eu não posso deixar de registrar a história da maior corrupção de Campinas, que foram os precatórios, que pegaram dinheiro de precatórios para pagar empreiteiras”, disse Dr. Hélio. O candidato Artur Orsi argumentou, na réplica, que a candidatura de Hélio era “uma vergonha” àquela altura, por já ter sido ele cassado em decorrência de casos de
O programa foi conduzido pelo jornalista Valter Sena, que enfatizou a tradição da emissora em promover sempre os primeiros debates nas campanhas políticas. Segundo afirmou, a iniciativa da emissora é essencial para a garantia da democracia na sociedade brasileira.
Aqui, acesso à integra do debate promovido pela Band-Campinas.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holanda
Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades
Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.