Destaque
Na Band, 9 dos 13 postulantes em Campinas aguardam chamada para o 1º debate
Por: Danielle Xavier
No primeiro debate para as eleições municipais de 2020 em Campinas, os 9 candidatos participantes focaram prioritariamente temas das áreas de saúde e emprego, além de se atrapalharem com o uso de máscaras anti-Covid nos estúdios da TV Band, na noite desta quinta, 1 de outubro. Em estilo pinga-fogo, no qual os candidatos fazem perguntas entre si, o encontro foi conduzido pelo jornalista Valter Sena, a partir das 22h30.
Dos 13 postulantes registrados na Justiça Eleitoral, estavam presentes apenas os que concorrem por partidos com no mínimo cinco representantes no Congresso Nacional. O PCO, que havia anunciado candidatura, perdeu prazo para seu registro. Assim, estiveram presentes: Alessandra Ribeiro (PCdoB), André Von Zuben (Cidadania), Artur Orsi (PSD), Dário Saadi (Republicanos), Delegada Teresinha (PTB), Dr. Hélio (PDT), Pedro Tourinho (PT), Rafa Zimbaldi (PL) e Wilson Matos (Patriota).
Focando a área da saúde, o candidato André Von Zuben (Cidadania) considerou necessário fazer mudanças do setor na cidade de Campinas. Propôs “consultas com horas marcadas, aumento das ambulâncias e prestação de serviços com o auxílio de hospitais privados”. Ele pregou a necessidade de mutirões em saúde: “Não é normal uma pessoa com câncer esperar seis meses para iniciar seu tratamento”, disse.
Os debatedores trouxeram à discussão a necessidade de maiores investimentos em educação, mas também no acolhimento em creches. Segundo o candidato Artur Orsi (PSD), há falta de 8 mil vagas em creches na cidade. “Nós vamos levar creche para todas as mães, para todas as crianças, para que as mães possam trabalhar”, comentou.
A candidata Delegada Teresinha apontou a necessidade da reativação do projeto das naves-mãe na cidade e a implementação de turnos à noite, além do programa “vovó crecheira” que pretende implantar. Ela afirmou que pretende implementar parcerias com escolas privadas, destinando valores justos. “Porque criança pobre vale o mesmo que criança rica. Eu sou mulher, mãe e vó, eu sei o que é uma criança sem creche”.
O candidato Rafa Zimbaldi (PL) propôs a revisão dos valores do IPTU, além da implementação de programas para a geração de novos empregos no município. “Gestão pública não se faz em gabinete com ar condicionado, gestão pública se faz ouvindo a população e vivenciando a dificuldade da população”, apontou.
O candidato Pedro Tourinho (PT) disse que dará prioridade à saúde e educação, tendo feito várias críticas à atual gestão do município. “Quando foi que sua vida de fato melhorou? Quando foi que a gente viveu com dignidade? Quando foi que nós vimos as pessoas serem respeitadas e terem a perspectiva real de verem seus filhos estudar?”, questionou.
Em sua participação, o candidato Dário Saadi também focou a área da saúde, propondo incorporar avanços da telemedicina, contratação de novos médicos e realização de parcerias com a iniciativa privada. “Nós vamos recolocar e repor os médicos e profissionais que estão faltando”, prometeu.
Para a candidata Alessandra Ribeiro (PC do B), é necessário estabelecer políticas públicas voltadas para a população negra, além de realizar novos investimentos em cultura, saúde, tecnologia e educação. “Vamos trazer o que temos de melhor em Campinas, com alta tecnologia e rede de câmeras de segurança”, propôs.
Ao relatar sua vivência no exterior e sua não aproximação com o campo da política, o candidato Wilson Matos (Patriota) disse considerar necessária a participação de universitários na gestão pública e declarou que dará prioridade à cidade. “Larguei o conforto da minha casa nos Estados Unidos para vir aqui pegar uma bomba”, disse ao registrar sua trajetória de empresário.
Além das promessas que se renovam a cada pleito entre os que concorrem ao cargo, os candidatos Dr. Hélio e Artur Orsi esquentaram o clima ao trocarem farpas e acusações entre si. Orsi ganhou o único direito de resposta autorizado no evento. Eles citaram o envolvimento mútuo em corrupções. “Eu não posso deixar de registrar a história da maior corrupção de Campinas, que foram os precatórios, que pegaram dinheiro de precatórios para pagar empreiteiras”, disse Dr. Hélio. O candidato Artur Orsi argumentou, na réplica, que a candidatura de Hélio era “uma vergonha” àquela altura, por já ter sido ele cassado em decorrência de casos de
O programa foi conduzido pelo jornalista Valter Sena, que enfatizou a tradição da emissora em promover sempre os primeiros debates nas campanhas políticas. Segundo afirmou, a iniciativa da emissora é essencial para a garantia da democracia na sociedade brasileira.
Aqui, acesso à integra do debate promovido pela Band-Campinas.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holanda
Veja mais matéria sobre Destaque
Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública
Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo
Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física
Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas
Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica
Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa
Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas
São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas
Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024
Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade
Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata
Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino