Destaque

Empresas diversificam rotina de trabalho na pandemia

Processos internos, como contratações e procedimentos, são inovados para atender a demanda do mercado

As contratações foram efetuadas por 584 mil empresas, segundo o IBGE (Foto: Davi Pinheiro)

 

Por: Pedro Valota

A pandemia do coronavírus atingiu a sociedadede forma geral, em todos – ou quase todos – os seus setores. No Brasil não foi diferente. Principalmente quando o assunto é o setor empregatício. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  a taxa de desocupação no Brasil atingiu 14,3% na quarta semana de agosto, totalizando 13,7 milhões de desempregados, o maior patamar da série histórica da pesquisa, desde o início desta, em maio. Apesar disso, ainda segundo o IBGE, de um total de 1,3 milhão de empresas, 584 mil continuam, mesmo em meio a pandemia, desenvolvendo processos com seus colaboradores, como é o caso da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia) e da base científica Acervo+.

O grupo CPFL Energia, por meio da sua assessoria de imprensa, ao explicar as formas que a empresa encontrou para o trabalho durante a pandemia disse que a adoção do teletrabalho ou home office tornou-se inevitável. “Acreditamos que esta nova forma de trabalho já era um caminho a ser trilhado, entretanto precisou ser acelerado neste cenário. É perceptível o quanto temos reaprendido a nos relacionar”.

A CPFL adotou processos virtuais para as seleções dos candidatos às vagas de estágio (Foto; Denny Cesare)

A empresa avalia que, ao invés de o trabalhador se deslocar até a empresa, é o trabalho que se desloca até o colaborador. “Ficamos altamente dependentes da tecnologia e a comunicação se tornou fator indispensável para a fluidez da rotina de trabalho entre as equipes e suas lideranças”, explica. Com a criação de novas ferramentas on-line para suportar as trocas, a CPFL estabeleceu uma rotina mais flexível, colaborativa e compreensiva, por entender que, nas suas casas, os trabalhadores têm interferências de pessoas ao redor, de ruídos.

Na avaliação empresarial, a responsabilidade passou a ser no empenho em garantir que os processos previstos aconteçam, ao invés de simplesmente cancelá-los ou adiá-los para um futuro incerto. Como exemplo, citam o Programa de Estágios que é reestruturado anualmente e, para 2021, a empresa foca em aumentar a diversidade entre os candidatos. “Adaptamos todo o processo seletivo para ser realizado de forma totalmente on-line, com entrevistas via teleconferência, provas à distância e outras maneiras necessárias para manter as recomendações dos órgãos públicos de saúde”, disse a assessoria de imprensa da empresa.

O editor-líder da Acervo+Andreazzi Duarte, na sede da base científica da empresa (Foto: Andreazzi Duarte)

Inovarem em seus processos de trabalho e produção para enfrentar o coronavírus, foi necessário, para assim, atender as necessidades dos clientes e colaboradores. É o que aconteceu com a base científica Acervo+. “Apesar de já buscarmos a inovação diariamente, mesmo antes da pandemia, agora isso passou a ser ainda mais reforçado. Não mudamos drasticamente, mas desenvolvemos novas oportunidades e novos processos, como os eventos on-line“, afirma o proprietário e editor-líder Andreazzi Duarte. A empresa testa a metodologia de administração ágil, com capacidade de administrar as pessoas independentemente de onde elas estejam, por meio de demandas e de seu acompanhamento.

 

Orientação Profa. Rose Bars

Edição: Bárbara Marques


Veja mais matéria sobre Destaque

Idosos redefinem o processo de envelhecimento com saúde e atividade 


Com o aumento da expectativa de vida, a população idosa busca formas de se manter


Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho


Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.


Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida


Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.


Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento


Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.


Risco de praticar de atividade física em dias quentes


Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.


Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos


Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.