Destaque

Empresas diversificam rotina de trabalho na pandemia

Processos internos, como contratações e procedimentos, são inovados para atender a demanda do mercado

As contratações foram efetuadas por 584 mil empresas, segundo o IBGE (Foto: Davi Pinheiro)

 

Por: Pedro Valota

A pandemia do coronavírus atingiu a sociedadede forma geral, em todos – ou quase todos – os seus setores. No Brasil não foi diferente. Principalmente quando o assunto é o setor empregatício. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  a taxa de desocupação no Brasil atingiu 14,3% na quarta semana de agosto, totalizando 13,7 milhões de desempregados, o maior patamar da série histórica da pesquisa, desde o início desta, em maio. Apesar disso, ainda segundo o IBGE, de um total de 1,3 milhão de empresas, 584 mil continuam, mesmo em meio a pandemia, desenvolvendo processos com seus colaboradores, como é o caso da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Energia) e da base científica Acervo+.

O grupo CPFL Energia, por meio da sua assessoria de imprensa, ao explicar as formas que a empresa encontrou para o trabalho durante a pandemia disse que a adoção do teletrabalho ou home office tornou-se inevitável. “Acreditamos que esta nova forma de trabalho já era um caminho a ser trilhado, entretanto precisou ser acelerado neste cenário. É perceptível o quanto temos reaprendido a nos relacionar”.

A CPFL adotou processos virtuais para as seleções dos candidatos às vagas de estágio (Foto; Denny Cesare)

A empresa avalia que, ao invés de o trabalhador se deslocar até a empresa, é o trabalho que se desloca até o colaborador. “Ficamos altamente dependentes da tecnologia e a comunicação se tornou fator indispensável para a fluidez da rotina de trabalho entre as equipes e suas lideranças”, explica. Com a criação de novas ferramentas on-line para suportar as trocas, a CPFL estabeleceu uma rotina mais flexível, colaborativa e compreensiva, por entender que, nas suas casas, os trabalhadores têm interferências de pessoas ao redor, de ruídos.

Na avaliação empresarial, a responsabilidade passou a ser no empenho em garantir que os processos previstos aconteçam, ao invés de simplesmente cancelá-los ou adiá-los para um futuro incerto. Como exemplo, citam o Programa de Estágios que é reestruturado anualmente e, para 2021, a empresa foca em aumentar a diversidade entre os candidatos. “Adaptamos todo o processo seletivo para ser realizado de forma totalmente on-line, com entrevistas via teleconferência, provas à distância e outras maneiras necessárias para manter as recomendações dos órgãos públicos de saúde”, disse a assessoria de imprensa da empresa.

O editor-líder da Acervo+Andreazzi Duarte, na sede da base científica da empresa (Foto: Andreazzi Duarte)

Inovarem em seus processos de trabalho e produção para enfrentar o coronavírus, foi necessário, para assim, atender as necessidades dos clientes e colaboradores. É o que aconteceu com a base científica Acervo+. “Apesar de já buscarmos a inovação diariamente, mesmo antes da pandemia, agora isso passou a ser ainda mais reforçado. Não mudamos drasticamente, mas desenvolvemos novas oportunidades e novos processos, como os eventos on-line“, afirma o proprietário e editor-líder Andreazzi Duarte. A empresa testa a metodologia de administração ágil, com capacidade de administrar as pessoas independentemente de onde elas estejam, por meio de demandas e de seu acompanhamento.

 

Orientação Profa. Rose Bars

Edição: Bárbara Marques


Veja mais matéria sobre Destaque

Provão Paulista incentiva estudantes da rede pública


Desde 2023, a prova seriada se tornou porta de entrada para as melhores universidades do Estado de São Paulo


Sistema de Educação ainda requer ajustes para incluir alunos PcD na educação física


Apesar dos avanços na educação, alguns profissionais ainda se sentem despreparados para lidar com esse público nas aulas


Revolução na luta contra Alzheimer: Unicamp lidera avanços com IA na inovação farmacêutica


Pesquisas inovadoras unem tecnologia e biociência na busca de tratamentos eficazes para doença neurodegenerativa


Projeto social promove atividades pedagógicas em escolas de Campinas


São pelo menos 280 jovens mobilizados nos encontros e quatro escolas que abraçam as atividades propostas


Valinhos é eleita a cidade mais segura do Brasil em 2024


Uso de tecnologia e aumento de 30% no efetivo da Guarda Civil Municipal aumentam a segurança e a qualidade de vida na cidade


Novembro Azul destaca o papel da hereditariedade no avanço do câncer de próstata


Especialista explica como o fator genético pode acelerar o câncer masculino



Pesquise no digitais

Siga – nos

Leia nossas últimas notícias em qualquer uma dessas redes sociais!

Campinas e Região


Facebook

Expediente

Digitais é um produto laboratorial da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com publicações desenvolvidas pelos alunos nas disciplinas práticas e nos projetos experimentais para a conclusão do curso. Alunos monitores/editores de agosto a setembro de 2023: Bianca Campos Bernardes / Daniel Ribeiro dos Santos / Gabriela Fernandes Cardoso Lamas / Gabriela Moda Battaglini / Giovana Sottero / Isabela Ribeiro de Meletti / Marina de Andrade Favaro / Melyssa Kell Sousa Barbosa / Murilo Araujo Sacardi / Théo Miranda de Lima Professores responsáveis: Carlos Gilberto Roldão, Carlos A. Zanotti e Rosemary Bars.